Acompanhamento a crianças com transtornos de disgrafia: um estudo realizado na Escola Primária n º 29, Dr. António Agostinho Neto, no Bairro da Carreira de Tiro, Malanje, Angola

Kolandela bana oyo bazali na maladi ya dysgraphie: boyekoli oyo esalemaki na Eteyelo ya Ebandeli No. 29 Dr. António Agostinho Neto, na kartye ya Carreira de Tiro, na Malanje, na Angola

Auteurs

  • Celestino Domingos Katala Instituto Superior Politécnico Dom Cardeal de Nascimento, Malanje-Angola
  • João Domingos Pedro Instituto Superior Politécnico da Catepa -Angola

Mots-clés :

Acompanhamento, Criança, Transtorno, Disgrafia

Résumé

O presente estudo tem como objetivo compreender a maneira como tem sido o acompanhamento a crianças com disgrafia na Escola Primária n. º 29, Dr. Agostinho Neto, no bairro da Carreira de Tiro na província de Malanje. O estudo em apreço tem como teoria de suporte a Psicogenética de Jean Piaget, ao passo que, do ponto de vista metodológico, recorre-se ao tipo de pesquisa interpretativa; no decurso de uma abordagem qualitativa dada a necessidade de agregar aspectos qualitativos por conta da técnica de entrevistas aplicadas a uma amostra de cinco (5) elementos, extraídas de uma população constituída por oito (8) elementos, todos professores. A análise de dados permitiu verificar que os membros envolvidos na pesquisa atribuem fundamental importância no acompanhamento a crianças com disgrafia, o que nos leva a concluir que a disgrafia em alunos no ensino primário tem como bases: problemas de saúde coadunados ao aluno, ausência de psicólogos na instituição em destaque, falta de aproximação dos pais/encarregados de educação no processo de formação de seus educandos bem como professores sem qualificação requerida para a atividade docente. Dada a importância e abrangência do tema, buscou-se centralizar o estudo apenas nalguns aspectos, os quais se afiguram essenciais, deixando em aberto outros tópicos que poderão servir de estímulos para as investigações futuras.

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Boyekoli ya lelo ezali na mokano ya kososola lolenge nini bana oyo bazali na dysgraphie balandami na Escola Primária no 29 Dr. Agostinho Neto, na quartier Carreira de Tiro na etuka ya Malanje. Boyekoli oyo ezali na likambo ezali na Psychogénétique ya Jean Piaget lokola théorie ya soutien na yango, alors que, na point de vue méthodologique, lolenge ya recherche interprétative esalelami, na cours ya approche qualitative soki totali besoin ya kobakisa ba aspects qualitative en raison ya technique ya interview oyo esalemi na échantillon ya ba éléments mitano (5), oyo ezuami na population oyo ezali na ba éléments mwambe (8), bango nionso balakisi. Analyse ya ba données epesaki biso nzela ya ko vérifier que ba membres oyo bazali na recherche ba attaquer importance fondamentale na suivi ya bana oyo bazali na dysgraphie, oyo ememi biso na conclure que dysgraphie na ba élèves ya école primaire esalemi na : ba problèmes ya santé oyo etali élève, absence ya ba psychologues na ba souligné institution, kozanga kosangana na baboti/ba gardiens na processus ya formation ya bayekoli na bango, lokola pe balakisi oyo bazangi ba qualifications oyo esengeli pona misala ya mateya. Na kotalaka ntina mpe bonene ya motó ya likambo, tolukaki kotya likebi mingi na boyekoli kaka na mwa makambo, oyo emonani lokola ezali na ntina, kotika polele mitó ya makambo mosusu oyo ekoki kozala lokola makambo oyo ezali kolamusa mpo na bolukiluki oyo ekosalema na mikolo ezali koya.

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Bibliographies de l'auteur

Celestino Domingos Katala, Instituto Superior Politécnico Dom Cardeal de Nascimento, Malanje-Angola

Diplomado em Língua e Literaturas em Língua Portuguesa, pela Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto; É mestrando em Letras (Língua Portuguesa) pela Faculdade de Humanidades da UAN; Escritor e Docente Universitário no Instituto Superior Politécnico Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, Malanje-Angola. É vencedor do prêmio “Imprensa Nacional de Literatura - Edição 2021”.

João Domingos Pedro, Instituto Superior Politécnico da Catepa -Angola

Mestre em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Agostinho Neto; Diplomado em Português e Inglês pela Universidade Agostinho Neto; Diplomado em Linguística Portuguesa pela ESPCN; É Estudante Finalista do Curso de Direito no ISPCAN; É Docente do Instituto Superior Politécnico Cardeal Dom Alexandre do Nascimento (ISPCAN) e do Instituto Superior Politécnico Privado da Catepa (ISCAT) - Malanje, Angola. É Revisor Técnico da Revista Science Publishing Group, Nova Iorque, Estados Unidos da América; É Revisor e Parecerista da Revista Njinga & Sapê: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras.

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Publiée

08-09-2024

Comment citer

Katala, C. D., & Pedro, J. D. (2024). Acompanhamento a crianças com transtornos de disgrafia: um estudo realizado na Escola Primária n º 29, Dr. António Agostinho Neto, no Bairro da Carreira de Tiro, Malanje, Angola: Kolandela bana oyo bazali na maladi ya dysgraphie: boyekoli oyo esalemaki na Eteyelo ya Ebandeli No. 29 Dr. António Agostinho Neto, na kartye ya Carreira de Tiro, na Malanje, na Angola. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 4(2), 179–192. onsulté à l’adresse https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1742

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Seção I - Artigos inéditos e traduções/interpretações

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