Acompanhamento a crianças com transtornos de disgrafia: um estudo realizado na Escola Primária n º 29, Dr. António Agostinho Neto, no Bairro da Carreira de Tiro, Malanje, Angola
Kolandela bana oyo bazali na maladi ya dysgraphie: boyekoli oyo esalemaki na Eteyelo ya Ebandeli No. 29 Dr. António Agostinho Neto, na kartye ya Carreira de Tiro, na Malanje, na Angola
Palabras clave:
Acompanhamento, Criança, Transtorno, DisgrafiaResumen
O presente estudo tem como objetivo compreender a maneira como tem sido o acompanhamento a crianças com disgrafia na Escola Primária n. º 29, Dr. Agostinho Neto, no bairro da Carreira de Tiro na província de Malanje. O estudo em apreço tem como teoria de suporte a Psicogenética de Jean Piaget, ao passo que, do ponto de vista metodológico, recorre-se ao tipo de pesquisa interpretativa; no decurso de uma abordagem qualitativa dada a necessidade de agregar aspectos qualitativos por conta da técnica de entrevistas aplicadas a uma amostra de cinco (5) elementos, extraídas de uma população constituída por oito (8) elementos, todos professores. A análise de dados permitiu verificar que os membros envolvidos na pesquisa atribuem fundamental importância no acompanhamento a crianças com disgrafia, o que nos leva a concluir que a disgrafia em alunos no ensino primário tem como bases: problemas de saúde coadunados ao aluno, ausência de psicólogos na instituição em destaque, falta de aproximação dos pais/encarregados de educação no processo de formação de seus educandos bem como professores sem qualificação requerida para a atividade docente. Dada a importância e abrangência do tema, buscou-se centralizar o estudo apenas nalguns aspectos, os quais se afiguram essenciais, deixando em aberto outros tópicos que poderão servir de estímulos para as investigações futuras.
***
Boyekoli ya lelo ezali na mokano ya kososola lolenge nini bana oyo bazali na dysgraphie balandami na Escola Primária no 29 Dr. Agostinho Neto, na quartier Carreira de Tiro na etuka ya Malanje. Boyekoli oyo ezali na likambo ezali na Psychogénétique ya Jean Piaget lokola théorie ya soutien na yango, alors que, na point de vue méthodologique, lolenge ya recherche interprétative esalelami, na cours ya approche qualitative soki totali besoin ya kobakisa ba aspects qualitative en raison ya technique ya interview oyo esalemi na échantillon ya ba éléments mitano (5), oyo ezuami na population oyo ezali na ba éléments mwambe (8), bango nionso balakisi. Analyse ya ba données epesaki biso nzela ya ko vérifier que ba membres oyo bazali na recherche ba attaquer importance fondamentale na suivi ya bana oyo bazali na dysgraphie, oyo ememi biso na conclure que dysgraphie na ba élèves ya école primaire esalemi na : ba problèmes ya santé oyo etali élève, absence ya ba psychologues na ba souligné institution, kozanga kosangana na baboti/ba gardiens na processus ya formation ya bayekoli na bango, lokola pe balakisi oyo bazangi ba qualifications oyo esengeli pona misala ya mateya. Na kotalaka ntina mpe bonene ya motó ya likambo, tolukaki kotya likebi mingi na boyekoli kaka na mwa makambo, oyo emonani lokola ezali na ntina, kotika polele mitó ya makambo mosusu oyo ekoki kozala lokola makambo oyo ezali kolamusa mpo na bolukiluki oyo ekosalema na mikolo ezali koya.
Descargas
Citas
Camargo, M. J. G. (2008). Disgrafia motriz. Alfabetizando, Rio Claro, 28 mar. Disponível em: http://reginapironatto.blogspot.com/2009/03/disgrafia.
Coelho, D. T. (2012). Dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia. Areal Editores.
Coelho, D. T. (2019). Dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia. Areal Editores.
Costa, D. A. F. (1993), Fracasso Escolar. Diferença ou Deficiência, Kuarup.
Dicionário electrónico Houaiss da língua portuguesa, (2007), v. 1.0, na rúbrica Psicologia, Linguística e Neurologia.
Lakatos, E. M. Marconi, M. A. (2010). Técnicas de pesquisa: Planeamento e execução de pesquisa, amostras e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados.7.ª .ed. Atlas.
Mendes CAA, Pedro JD. Sintomas depressivos em angolanos com HIV em período pré-pandêmico. Journal Health NPEPS.2022; 7(2):e10698.
Rohde, G.; Tramontina, S. & Polanczyk, G. Transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade. Rev. Bras. Psiquiatr. 2000, v. 22, suppl. 2, p.07-11.
Simões, A. (2016). Metodologia de investigação científica: a investigação qualitativa. Mayamba;
Topczemwki, Abram. (2000) Aprendizado e- suas desabilidades - Como Lidar? Casa do Psicólogo Editora.
Torres, R.M & Fernandez. P.F. (2001). Dislexia, disortografia e disgrafia. Amadora: McGraw Hill.
Zassala, C. (2012). A orientação escolar e profissional é uma ferramenta fundamental de uma política.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, siendo el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia de Atribución Creative Commons, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
Se autoriza a los autores a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (p. Ej., Publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y cita del trabajo publicado (Ver El efecto del acceso abierto).