Edições anteriores

  • A Linguística e a Educação em debate nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e no Brasil
    v. 3 n. Especial II (2023)

    Esta publicação referente ao Vol.3, nºEspecial II, 2023 reúne trabalhos que debatem aspectos teóricos e práticos sobre os estudos linguisticos, e educacionais, especificamente as  metodologias e métodos de ensino nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e no Brasil. Trata-se de uma publicação organizada pela Profa. Dra. Maria Goreti Varela Freire Silva, docente da Universidade de Cabo Verde, em Cabo Verde em coordenação com Prof. Dr. Alexandre António Timbane (UNILAB/USP). A Revista Njinga & Sepé é acolhedora, é incentivadora à pesquisa e à publicação e abriu exceção para artigos de outras áreas do saber na Seção VII "Varia". Nesta Seção VII foram acolhidas pesquisas sobre Economia, Administração, Saúde pública, Antropologia, Sociologia, literatura  e outras ´´areas afins. O objetivo é de oferecer oportunidades para que pesquisas possam ser compartilhadas, discutidas e incentivadas, especialmente para países sem recursos tecnológicos e financeiros para a publicação. A interação científica entre o Brasil e os países africanos é urgente e de salutar porque a UNILAB é uma instituição de integração internacional que presa pela cooperação e trocas científicas com Sul-Sul para que todos os países da integração possam crescer juntos . Os materiais publicados foram sujeitos à avaliação aos pares e às cegas por forma a garantir a cientificidade dos mesmos. Agora convidamos para que leiam e compartilhem com colegas, docentes, estudantes à todos sem exceção!

    Profª. Drª. Maria Goreti Varela Freire Silva (Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde)

    Prof. Dr. Alexandre António Timbane (Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Brasil)

  • Debates sobre a educação no Brasil e na África lusófona: caminhos, avanços e perspectivas
    v. 3 n. Especial I (2023)

    Os estudos que ensejaram a publicação desta edição são resultados de abordagens variadas de pesquisas de naturezas qualitativas, quantitativas e mistas, com métodos que envolvem pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e análises de dados. São muitos os ganhos desta Edição Especial I. Muitos desses estudos são enriquecidos de dados históricos robustos acerca das modalidades da educação (básica, secundária, técnica e superior) – desde os tempos da colônia até os dias atuais. Além dos dados históricos acerca da educação, muito se dá a conhecer também acerca da linguagem e da cultura tantos dos países africanos quanto do Brasil. É assim que esta edição se converte em uma leitura avaliativa e crítica da evolução da educação, da cultura, das tradições, das línguas e da política. É assim que a publicação dos textos que compõem esta edição especial se converte, enfim, em um turno de fala, no diálogo do conhecimento científico com a sociedade africana e brasileira.

    Organizadores:

    Prof. Dr. Antônio Félix de Souza Neto (Universidade Federal de Sergipe)

    Prof. Dr. Alexandre António Timbane (Universidade Federal de Sergipe/Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)

  • Cultura & Sociedade – Que Literacia(s) para uma Justiça Económica e Social?
    v. 3 n. 2 (2023)

    O  Vol. 3, nº2/2023 (Jul./dez.) resulta de parcerias de vários docentes e investigadores  que participaram da 2ª Conferência Internacional sobre Cultura & Sociedade – Que Literacia(s) para uma Justiça Económica e Social?, realizada na Universidade Zambeze, Moçambique, em formato online/remoto, nos dias 27 e 28 de maio de 2021. O dossier é composto por  quinze (15) artigos avaliados aos pares e selecionados por um comitê Científico. Para além dos artigos do dossier (Seção I), foi publicado uma entrevista (Seção II), materiais literários/poesias (Seção III), artigos sobre as línguas de sinais (seção VI) e vários outros artigos científicos de diversas áreas afins (Seção VII). Participaram da organização desta publicação os seguintes docentes e investigadores: Hilarino da Luz (Portugal/Cabo Verde), Esperança Ferraz (Angola), Noemi Alfieri (Alemanha/Portugal), Mbiavanga Fernando (Angola), Elizabeth Olegário(Portugal), Martins JC-Mapera (Moçambique) e Moisés de Lemos Martins (Portugal). Agradecemos as parcerias e desejamos a todos uma boa leitura. Podem (com)partilhar o link da Revista com outros interessados. 

    Prof. Dr. Alexandre António Timbane (Universidade Federal de Sergipe/Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)

  • Cenas das vidas culturais indígena, afro-brasileira, africana e timorense em tempos contemporâneos
    v. 3 n. 1 (2023)

    Nos tempos contemporâneos, a vida tem se tornado cada vez mais complexa. As cenas culturais dos povos que vivem nas Américas, na África e na Ásia têm refletido lidas sociopolíticas bastante conflituosas e reconfigurações nas relações entre esses povos. Por meio dessas lidas, os povos estão recompondo suas autonomias etnoculturais, suas percepções de gênero, orientação sexual, e o valor da liberdade religiosa. Eles também estão redefinindo seus comportamentos em relação ao meio ambiente, segurança alimentar, mudanças climáticas, democracia, cidadania, expondo questões urgentes como preconceitos, discriminações e intolerâncias frente às diferenças socioculturais; além de promover repensares sobre a relação entre diversidade e desigualdade que persistem em existir entre os povos. Neste sentido, é relevante aprofundar o debate sobre processos históricos globais atuais tecendo (re)composições das cenas da vida cultural contemporânea. Esses aspectos, carregados de significações e sensibilidades, ensejam olhares interdisciplinares e possibilitam a pesquisadores e estudiosos de diferentes áreas do conhecimento, de origens etnoculturais e sociais diversas a dialogar sobre cenas da vida cultural indígena, africana e timorense em tempos contemporâneos. O presente “Dossiê Especial 2022” almeja fornecer um quadro das abordagens, tendências e articulações metodológicas, históricas, epistemológicas, estéticas, hermenêuticas e áreas afins, que permita a composição de um cenário transdisciplinar e ajude o leitor a apreender o universo contemporâneo dos povos das Américas, da África e da Ásia.

    Organização do dossiê: Itamar Rodrigues Paulino (Universidade Federal do Oeste do Pará),  Salome Nyambura (Kenyatta University),  Augusto da Silva Júnior (Universidade de Brasília).

  • A Bioética em Moçambique: estudos e pesquisas
    v. 2 n. Especial II (2022)

    A bioética é um discurso sobre a tolerância. O reconhecimento da pluralidade moral da humanidade, e da ideia de que diferentes crenças e  valores regem temas como o aborto, a eutanásia e a clonagem, tornou imperativa a estruturação  de uma disciplina acadêmica que reflita sobre esses conflitos, frequentes no campo da saúde (Débora Diniz e Dirce Guilhem, 2012). De acordo com Garrafa (2006) é preciso refletir sobre a  Bioética das situações emergentes que estão vinculados à temas recentes como por exemplo, o projeto genoma humano e todas as situações pertinentes à engenharia genética, incluindo a medicina preditiva e a terapia gênica; as doações e transplantes de órgãos e tecidos humanos, com todas as suas inferências que se refletem na vida e na morte das pessoas na sociedade. Foi com base nessa reflexão que se reuniu pesquisas e estudos que analisam e discutem diversos problemas de saúde pública em Moçambique intimamente ligados à Bioética. É  importante  discutir estas questão para que possamos ter uma sociedade mais justa e saudável. 

    Organizadores: Florência Paulo Nhavenge (Universidade Federal da Bahia), Alexandre António Timbane (Universidade Federal de Sergipe/Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)

  • A educação na África lusófona e no Brasil: práticas, metodologias, métodos e gestão da educação
    v. 2 n. Especial I (2022)

    A educação na África lusófona e no Brasil sempre foi um grande desafio. O grande desafio se prende nas metodologias de ensino, nas políticas educacionais falhas e na falta de compromisso por parte de governos com as novas gerações. Os esforços no desenvolvimento  e na qualidade da educação são esporáticas e não atendem a grande maioria das crianças, adolescentes e jovens. O problema da língua usada no ensino é ainda um desafio e que em muitos momentos impede a aprendizagem dos alunos. É nesse olhar que se organizou este Nº Especial , do Vol. 2 (2022) justamente para refletir sobre a gestão escolar, as metodologias e métodos de ensino por forma a encontrar caminhos que possam melhorar a qualidade de ensino na África lusófona e no Brasil. Atenção ao ler os textos porque os autores usam o português africano  e brasileiro e essas variedades devem ser respeitadas sem preconceito. Alguns autores nos brindam com a tradução do resumo  uma das suas línguas maternas. 

    Organização: Alexandre António Timbane (Universidade Federal de Sergipe/Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)

  • Descrição e análise de línguas africanas e estudos socioculturais no Brasil
    v. 2 n. 2 (2022)

    O Vol.2, nº2, 2022 foi organizado e editado pela Profa. Dra. Ezra Alberto Chambal Nhampoca (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique/Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal) e pelo Prof. Dr. David Alberto Seth Langa (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique/Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil).  A publicação agrupa pesquisas científicas que têm o intuito de analisar e descrever as línguas nos aspectos Fonético-Fonologicos, Lexicográficos,  da Lexicologia, da Pragmática, da Semântica, da Sintaxe, da Terminologia e da Literatura. Os trabalhos apresentados revelam a necessidade de se continuar com estudos por forma a que as línguas não oficiais e ágrafas tenham o seu espaço no espaço científico e na sociedade. 

    Organizadores: Ezra Alberto Chambal Nhampoca (Universidade Eduardo Mondlane/Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro), David Alberto Seth Langa (Universidade Eduardo Mondlane/Universidade Federal de Minas Gerais)

  • "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo"- Nelson Mandela (1918-2013)
    v. 2 n. 1 (2022)

    (Português): O Vol. 2, nº1 (2022) tem como temática "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", frase da autoria de Nelson Mandela (1918-2013) grande líder africano. Esta publicação é dedicada à temáticas da educação com maior enfase para pesquisas, investigações e estudos que se dedicam ao ensino-aprendizagem. A educação é fundamental para todas sociedades, daí que é necessário o estabelecimento de políticas públicas e linguísticas, para além de investimentos em infraestruturas e na formação de profissionais qualificados para que possam atender as demandas de cada realidade. Esta publicação chama atenção para a sociedade que  deve tomar a educação como prioritária em todos os países se entendermos a educação como a base do desenvolvimento de qualquer nação e a principal arma para dominar o mundo. A citação de Nelson Mandela serve de inspiração para que possamos avançar para o sucesso da educação no Brasil, na África e no mundo. 

    Organizador: Alexandre António Timbane (Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)

  • A Literatura de Agostinho Neto e outras pesquisas culturais e linguísticas
    v. 1 n. Especial (2021)

    Este vol.1, Nº Especial de 2021 celebra a vida e obra do vovó Agostinho Neto e abre as celebrações do centésimo ano que se celebra em 2022. Agostinho Neto, mwangolê, médico, político e escritor  é imortalizado nesta revista por meio de artigos e poesias que reforçam a gradeza daquele que dirigiu a luta de libertação contra o colonialismo. Esta publicação foi organizada pelos Professores Eduardo David Ndombele e  Quibongue Mudiambo ambos mwagolês e docentes do Instituto Superior de Ciências de Educação do Uige (Angola) e coordenado por alexandre António Timbane, editor-chefe da Revista. VIVA O CENTENÁRIO AGOSTINHO NETO! VIVA O POVO ANGOLANO!

    Organizadores: Alexandre António Timbane (Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), Quibongue Mudiambu (Instituto Superior de Ciências de Educação do ISCED/UÍGE),  Eduardo David Ndombele (Instituto Superior de Ciências de Educação do ISCED/UÍGE)

  • Diversidade da cultura, de línguas e das práticas socioculturais
    v. 1 n. 2 (2021)

    O volume 1, número 2, 2021 da Revista Njinga & Sepé publicou pesquisas e análises sobre a diversidade cultural, analisando a problemática do ensino de línguas, metodologias de ensino-aprendizagem, poesias, canções, resenhas e materiais da Língua de Sinais. Apresenta algumas práticas socioculturais de grupos étnicos africanos e brasileiras. Alguns textos são acompanhados de videos.A Revista Njinga & Sepé continua incentivando e valorizando as línguas minorizadas. 

    Organização: Manuel da Silva Domingos (Universidade Agostinho Neto), Alexandre António Timbane (Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)

  • A cultura e as línguas africanas e brasileiras em evidência
    v. 1 n. 1 (2021)

    O primeiro volume inaugura o desafio da valorização das culturas e das línguas dos povos africanos e do Brasil agregando pesquisas e trabalhos dos diversos pesquisadores, artistas, escritores, intérpretes, tradutores e outros interessados nas temáticas das seções da Revista Njinga & Sepé. Todos os esforços são realizados para que as línguas não oficiais e minorizadas tenham a oportunidade e que de alguma forma sejam línguas da ciência num futuro próximo, preservando assim a riqueza linguistica e cultural.

    Organização: Alexandre António Timbane (Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)