20.Nativos e Imigrantes Digitais, um olhar às Tecnologias de Informação e Comunicação: estudo de caso do Instituto Superior Politécnico de Manica, em Moçambique
Vazvarwi no vabvakure vedhijitari, kutarisira kwe michini dzeRuzivo uye nokuziisa: chiitiko chekuongorora cheInstituto Superior Politécnico de Manica, muMozambique
Palabras clave:
Nativos digitais, Imigrantes digitais, Tecnologias de Informação, ComunicaçãoResumen
O presente artigo visa abordar a respeito dos nativos e imigrantes digitais, um olhar às Tecnologias de Informação e comunicação, um estudo de caso que envolve os estudantes do Instituto Superior Politécnico de Manica, em Moçambique. É uma pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa sustentada pela pesquisa bibliográfica, que se baseou no inquérito por questionário para a recolha de dados que depois foram quantificados e interpretados a partir do método de análise de conteúdos. Fizeram parte do estudo 20 estudantes de diferentes cursos, sendo 10 nativos e 10 imigrantes digitais, distribuídos em 5 homens e 5 mulheres, para cada grupo. São considerados de nativos, sujeitos com idade inferior a 42 anos e imigrantes os que partem de 42 anos para cima. Através da análise dos questionários, ficou evidente que, embora haja dificuldades no uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem, os nativos encontram-se avançados e atualizados a respeito do uso de recursos tecnológicos (computadores e celulares android) como meios que auxiliam a aprendizagem. Ficou claro que os nativos dominam e navegam pela internet em busca de saberes, ao passo que imigrantes digitais ficam apegados aos métodos tradicionais de aprendizagem, ficando desconfortáveis em ambientes digitais.
***
Chigwagwa (cimanyica): Ichi chinyorwa chine chinangwa chekutaura nezve vazvarwi no vabvakure vedhijitari, kutarisira kwe michini dzeRuzivo uye nokuziisa chidzidzo chinosanganisira vadzidzi veInstituto Superior Politécnico de Manica, kuMozambique. Itsvagiridzo yekuongorora zvekutsanangura masoko anotsigirwa netsvakiridzo yemabhuku iyo yaive yakavakirwa pabvunzo yemibvunzo yekuunganidza masoko idzo dzakazoverengwa nekududzirwa pachishandiswa nzira yekuongorora zvinyorwa. Vadzidzi makumi maviri kubva kumakosi akasiyana vakatora chikamu muchidzidzo ichi, vari zvizvarwa gumi uye gumi vanobva kune dzimwe nyika, vakakamurwa kuita varume vashanu nevakadzi vashanu, kuboka rega-rega. Vanhu vari pasi pemakore makumi mana nemaviri ekuberekwa uye vanobva kune dzimwe nyika vanoonekwa sevakaberekerwa, avo vane makore 42 zvichikwira. Kuburikidza nekuongorora kwemibvunzo, zvakaonekwa kuti, kunyange zvazvo paine matambudziko mukushandiswa kweTIC mukudzidzisa nekudzidza. vagari venzvimbo iyi vane ruzivo rwepamusoro uye rwechizvino-zvino maererano nekushandiswa kwezviwanikwa zvehunyanzvi (makomputa nemafoni eandroid) senzira dzinobatsira kudzidza. Zvakava pachena kuti zvizvarwa zvemo zvinotonga uye kuongorora internet mukutsvaga ruzivo, nepo vabvakure vedhijitari vakanamira kunzira dzechinyakare dzekudzidza, vachitadza kugadzikana munzvimbo dzedhijitari.
Descargas
Citas
BÁRCIA, Luís; TEODORO, Vítor. A utilização da plataforma Joomla! Na Escola. In: LAGARTO, José; ANDRADE, António.(Org.). A escola XXI, aprender com TIC. Sínteses de Dissertações do Mestrado de Informática Educacional. Lisboa: Universidade Católica Editora, 2010, p. 131-162.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 4.ed. Trad. L. A. Reto; A. Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.
BARROS, Aidil Jesus. Fundamentos de Metodologia Científica. 3.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
BATISTA, Fernando; FREITAS, João Correia de. Aprendendo com os portáteis - o computador na sala de aulas. In: LAGARTO, José; ANDRADE, António.(Org.). A escola XXI, aprender com TIC. Sínteses de Dissertações do Mestrado de Informática Educacional. Lisboa: Universidade Católica Editora, 2010, p. 81-104.
CARVALHO, Fábio Câmara Araújo de; IVANOFF, Gregório Bittar. Tecnologias que Educam: Ensinar e Aprender com as Tecnologias de Informação e Comunicação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
DUGGLEBY, Julia. Como ser um tutor online. Coleção do Formador Prático. Lisboa, 2002.
LAGARTO, José; ANDRADE, António. A Escola XXI, Aprender com TIC. Sínteses de Dissertações do Mestrado de Informática Educacional. Lisboa: Universidade Católica Editora, 2010.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2019.
MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, siendo el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia de Atribución Creative Commons, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
Se autoriza a los autores a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (p. Ej., Publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y cita del trabajo publicado (Ver El efecto del acceso abierto).