10.O contributo da supervisão pedagógica para a prática docente no Ensino Superior: Estudo de caso da Universidade Púnguè e Instituto Superior Politécnico de Manica em Moçambique

Rubetso rekutarisirwa kemaitiro yekudzidzisa mudzidzo wepamusoro: nyaya yekudzidza ye Universidade Púnguè ne Instituto Superior Politécnico ye Manica kuMoçambique, 2021 -2022

Autores

  • José Luís Dias Instituto Superior Politécnico de Manica - Moçambique
  • Adérito Barbosa Universidade Católica de Moçambique

Palavras-chave:

Supervisão Pedagógica, Prática Docente, Ensino Superior

Resumo

O presente estudo visa a analisar o contributo da supervisão pedagógica para a prática docente no ensino superior na Universidade Púnguè e no Instituto Superior Politécnico de Manica, em Moçambique. Trata-se de estudo de caso com a abordagem qualitativa, realizado no período de 2021 a 2022. A recolha de dados foi alicerçada pelo inquérito por entrevista e por questionário e análise documental. A interpretação dos dados recolhidos baseou-se no método de análise de conteúdo. À luz da análise feita, atestou-se que a supervisão pedagógica nas duas instituições apresenta lacunas na materialização, dada a sua periodicidade que varia de uma a duas vezes por ano, que decorre por meio da assistência de aulas aos pares, avaliação de desempenho e análise de documentos. Notou-se que, nas duas instituições em estudo, não existe um modelo institucionalizado para a supervisão, sendo que cada departamento ou direcção de um determinado curso, possui um modelo que se difere dos outros. Assim, só há sucesso no processo de supervisão se existir colaboração entre o supervisor e o professor, onde a auto-reflexão é o elemento que permite ao professor e supervisor aprender um com o outro ao longo do processo.

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Cigwagwa (cimanyika): Cidzidzo ici cine cinangwa cekuongorora rubetso rekutarisirwha kemaitiro yekudzidzisa mudzidzo wepamusoro: nyaya yekudzidza ye Universidade Púnguè ne Instituto Superior Politécnico ye Manica kuMoçambique. Ici cidzidzo cenyaya cine maitiro emhando, akaitwa kubva muna 2021 kusvika 2022. Kuunganidzwa kwemasoko kwakaizwa paongororo nekubvundzisa uye mibvundzo ne kuongororwa kwemagwaro. Kududzirwa kwe masoko akaunganidzwa kwakayizwa ne mutoo wekuongorora masoko akanyorwa. Maererano ne kuongororwa kwakaizwa, zvakapupurirwa kuti kutariswa kwedzidziso mumasangano mayiri aya kunopasa kukanganisa mukugadzirwa kwemabasa yekufundisa, ngenyaya ye nguwa yayo inosiyana kubva kamwe kusvika kayiri pagore iyo inoitika kuburikidza cherechedza ye fundiso, kuongororwa kwekuita uye kuongororwa kwemagwaro. Zvakacherechedzwa kuti, mumasangano mayiri ari kudzidzwa, hapana mushobo wakagadzwa wekutarisirwha kemaitiro yekudzidzisa, kuyita kuti cikwata cimwe na cimwe ciwoneke ne mushobo inosiyanisana. Nokudaro, pane kubudirira cete muurongwa wekutarisira kukaoneka kubatana pakati pemutariri nemufundisi, uko kuzvitarisira ndico ciro cinotendera kuti mufundisi nemutariri afunde kubva kune umwe neumwe mukati mekuita.

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Biografia do Autor

José Luís Dias, Instituto Superior Politécnico de Manica - Moçambique

Doutorando em Inovação Educativa na Universidade Católica de Moçambique – Faculdade de Educação e Comunicação, Nampula; Docente do Instituto Superior Politécnico de Manica (ISPM) – Divisão de Economia, Gestão e Turismo, Distrito de Vanduzi – Posto Administrativo de Chiremera – Moçambique

Adérito Barbosa, Universidade Católica de Moçambique

Docente do Curso Inovação Educativa na Universidade Católica de Moçambique, Faculdade
de Educação e Comunicação, Nampula.

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Publicado

03-10-2022

Como Citar

Dias, J. L., & Barbosa, A. (2022). 10.O contributo da supervisão pedagógica para a prática docente no Ensino Superior: Estudo de caso da Universidade Púnguè e Instituto Superior Politécnico de Manica em Moçambique : Rubetso rekutarisirwa kemaitiro yekudzidzisa mudzidzo wepamusoro: nyaya yekudzidza ye Universidade Púnguè ne Instituto Superior Politécnico ye Manica kuMoçambique, 2021 -2022. JINGA SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras (ISSN: 2764-1244), 2(Especial I), 190–206. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1003

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