A Supervisão Pedagógica como ferramenta de desenvolvimento profissional: estudo de caso da Escola Primária do 1º e 2º Grau de Bengo - Chimoio
Rubetso rekutarisirwa kemaitiro yekudzidzisa kuitira budiriro yehunyanzvi: chidzidzo cheshikora yemabhukhi ekutanga ne echipiri yeBengo muChimoio
Mots-clés :
Supervisão Pedagógica, Desenvolvimento Profissional, Processo de EnsinoRésumé
o presente artigo objectiva analisar o impacto da supervisão pedagógica para o desenvolvimento profissional, um estudo de caso que envolveu a Escola Primária do 1º e 2º Grau de Bengo, em Chimoio, realizado no ano de 2020. É uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, que teve como técnica de recolha de dados o inquérito por questionário que foi dirigido a 10 professores da escola, sendo 4 mulheres e 6 homens e, igualmente, 2 gestores, o Diretor da Escola e a Diretora Adjunta da Escola. Com este estudo, pretendemos identificar a importância da supervisão para o desenvolvimento profissional; descrever o modo como a supervisão ocorre na escola em estudo e identificar as actividades realizadas pelos supervisores eternos e internos. Da análise feita dos questionários, ficou claro que a supervisão externa decorre pelo menos uma vez por ano e provém dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia, Direcção Provincial ou do Ministério da Educação e interna ocorre diariamente, realizada pelos gestores da escola. Os professores que passaram por supervisão outrora os participantes do estudo, informaram que a supervisão melhora a sua forma de atuar, tanto na planificação das lições, na lecionação e no uso de metodologias e materiais didáticos que visam facilitar a aprendizagem do aluno e o desenvolvimento da sua profissão. Os dados da pesquisa revelaram que os supervisores também se preocupam com questões organizacionais, como a limpeza da sala de aulas, do recinto e a disposição física da escola em geral.
***
chinyorwa ichi chine chinangwa chekuongorora Rubetso rekutarisirwa kemaitiro yekudzidzisa kuitira budiriro yehunyanzvi: chidzidzo cheshikora yemabhukhi ekutanga ne echipiri yeBengo muChimoio, yakaitwa mugore ra2020. Itsvagurudzo ine maitiro emhando, iyo nzira yekuunganidza nasoko yaive ongororo yemibvunzo yakanyorerwa vadzidzisi vechikoro gumi, vakadzi 4 nevarume 6 uye. Nechidzidzo ichi, tine chinangwa chekuona kukosha kwekutariswa kwebudiriro yehunyanzvi; tsanangura nzira iyo kutariswa kunoitwa nayo muchikoro chiri kudzidza uye kuona mabasa anoitwa nekusingaperi uye mukati mevatariri. Kubva pakuongororwa kwemibvunzo, zvakabuda pachena kuti kutariswa kwekunze kunoitika kamwechete pagore uye kunobva kuRuwa re masevhisi edzidzo, Majaha ne teknolojia, Ruwa remudunhu kana Ushumiri wedzidzo uye kutariswa kwemukati kunoitika zuva nezuva, kunoitwa ne mamaneja echikoro. Vadzidzisi vakatariswa, vaimbove vatori vechikamu muchidzidzo, vakashuma kuti kutarisisa kunovandudza nzira yavo yekuita, zvese mukuronga zvidzidzo, mukudzidzisa uye mukushandiswa kwemitoo uye zvekudzidzisa izvo zvinovavarira kufambisa kudzidza kwevadzidzi nekusimudzira basa ravo. Ongororo yakaitwa yakaratidza kuti vatariri vane chekuitawo nenyaya dzekurongeka, sekuchena kwekamuri yekudzidzira, nzvimbo uye chimiro chechikoro zvachose.
Téléchargements
Références
ALARCÃO, I. & TAVARES, J. Supervisão da Prática Pedagógica. Uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. Coimbra: Almedina, 1987.
ALARCÃO, I. Escola reflexiva e desenvolvimento institucional. Que novas funções supervisivas? In Oliveira-Formosinho (org.) A Supervisão na Formação de Professores. Da sala à escola. Porto: Porto Editora. Colecção Infância, 2002, p. 217 – 238.
ALARCÃO, I., & CANHA, B. Supervisão e colaboração. Uma relação para o desenvolvimento. Porto: Porto Editora, 2013.
ALARCÃO, I., & ROLDÃO, M. Supervisão. Um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. Aveiro: Pedago, 2010.
ALARCÃO, I.; TAVARES, J. Supervisão da Prática Pedagógica: Uma Persecptiva de Desenvolvimento e Aprendizagem. 2ª ed.. Coimbra: Edições Almeida, SA., 2003.
ASSIQUE, Amado. O contributo da supervisão pedagógica para a melhoria Da qualidade do processo de ensino - aprendizagem “caso Da escola primária completa de mitava na cidade de Lichinga.” 82 folhas, Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique - Extensão de Lichinga, Universidade Católica de Moçambique, Lichinga, 2015.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
HARGREAVES, A. O ensino na sociedade do conhecimento: a educação na era da insegurança. Porto: Porto Editora, 2003.
PRZYBYLSKI, E. O Supervisor Escolar em Ação. Porto: Porto Alegre, 1976.
SIMBINE, R. J. Guia Prático do Supervisor Pedagógico. Maputo: Alcance Editores, 2009.
STONES, E. Supervision in Teacher Education. A counselling and pedagogical aproach. London: Methuen, 1984.
VIEIRA, F. Supervisão - Uma Prática Reflexiva de Formação. Rio Tinto: Asa, 1993.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes:
Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, l'œuvre étant simultanément concédée sous licence Creative Commons Attribution License, qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité de l'œuvre et publication initiale dans ce magazine.
Les auteurs sont autorisés à assumer séparément des contrats supplémentaires, pour la distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publié dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et publication initiale dans cette revue.
Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leurs travaux en ligne (par exemple dans des référentiels institutionnels ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des changements productifs, ainsi que citation des travaux publiés (voir l'effet du libre accès).