A Supervisão Pedagógica como ferramenta de desenvolvimento profissional: estudo de caso da Escola Primária do 1º e 2º Grau de Bengo - Chimoio
Rubetso rekutarisirwa kemaitiro yekudzidzisa kuitira budiriro yehunyanzvi: chidzidzo cheshikora yemabhukhi ekutanga ne echipiri yeBengo muChimoio
Palabras clave:
Supervisão Pedagógica, Desenvolvimento Profissional, Processo de EnsinoResumen
o presente artigo objectiva analisar o impacto da supervisão pedagógica para o desenvolvimento profissional, um estudo de caso que envolveu a Escola Primária do 1º e 2º Grau de Bengo, em Chimoio, realizado no ano de 2020. É uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, que teve como técnica de recolha de dados o inquérito por questionário que foi dirigido a 10 professores da escola, sendo 4 mulheres e 6 homens e, igualmente, 2 gestores, o Diretor da Escola e a Diretora Adjunta da Escola. Com este estudo, pretendemos identificar a importância da supervisão para o desenvolvimento profissional; descrever o modo como a supervisão ocorre na escola em estudo e identificar as actividades realizadas pelos supervisores eternos e internos. Da análise feita dos questionários, ficou claro que a supervisão externa decorre pelo menos uma vez por ano e provém dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia, Direcção Provincial ou do Ministério da Educação e interna ocorre diariamente, realizada pelos gestores da escola. Os professores que passaram por supervisão outrora os participantes do estudo, informaram que a supervisão melhora a sua forma de atuar, tanto na planificação das lições, na lecionação e no uso de metodologias e materiais didáticos que visam facilitar a aprendizagem do aluno e o desenvolvimento da sua profissão. Os dados da pesquisa revelaram que os supervisores também se preocupam com questões organizacionais, como a limpeza da sala de aulas, do recinto e a disposição física da escola em geral.
***
chinyorwa ichi chine chinangwa chekuongorora Rubetso rekutarisirwa kemaitiro yekudzidzisa kuitira budiriro yehunyanzvi: chidzidzo cheshikora yemabhukhi ekutanga ne echipiri yeBengo muChimoio, yakaitwa mugore ra2020. Itsvagurudzo ine maitiro emhando, iyo nzira yekuunganidza nasoko yaive ongororo yemibvunzo yakanyorerwa vadzidzisi vechikoro gumi, vakadzi 4 nevarume 6 uye. Nechidzidzo ichi, tine chinangwa chekuona kukosha kwekutariswa kwebudiriro yehunyanzvi; tsanangura nzira iyo kutariswa kunoitwa nayo muchikoro chiri kudzidza uye kuona mabasa anoitwa nekusingaperi uye mukati mevatariri. Kubva pakuongororwa kwemibvunzo, zvakabuda pachena kuti kutariswa kwekunze kunoitika kamwechete pagore uye kunobva kuRuwa re masevhisi edzidzo, Majaha ne teknolojia, Ruwa remudunhu kana Ushumiri wedzidzo uye kutariswa kwemukati kunoitika zuva nezuva, kunoitwa ne mamaneja echikoro. Vadzidzisi vakatariswa, vaimbove vatori vechikamu muchidzidzo, vakashuma kuti kutarisisa kunovandudza nzira yavo yekuita, zvese mukuronga zvidzidzo, mukudzidzisa uye mukushandiswa kwemitoo uye zvekudzidzisa izvo zvinovavarira kufambisa kudzidza kwevadzidzi nekusimudzira basa ravo. Ongororo yakaitwa yakaratidza kuti vatariri vane chekuitawo nenyaya dzekurongeka, sekuchena kwekamuri yekudzidzira, nzvimbo uye chimiro chechikoro zvachose.
Descargas
Citas
ALARCÃO, I. & TAVARES, J. Supervisão da Prática Pedagógica. Uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. Coimbra: Almedina, 1987.
ALARCÃO, I. Escola reflexiva e desenvolvimento institucional. Que novas funções supervisivas? In Oliveira-Formosinho (org.) A Supervisão na Formação de Professores. Da sala à escola. Porto: Porto Editora. Colecção Infância, 2002, p. 217 – 238.
ALARCÃO, I., & CANHA, B. Supervisão e colaboração. Uma relação para o desenvolvimento. Porto: Porto Editora, 2013.
ALARCÃO, I., & ROLDÃO, M. Supervisão. Um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. Aveiro: Pedago, 2010.
ALARCÃO, I.; TAVARES, J. Supervisão da Prática Pedagógica: Uma Persecptiva de Desenvolvimento e Aprendizagem. 2ª ed.. Coimbra: Edições Almeida, SA., 2003.
ASSIQUE, Amado. O contributo da supervisão pedagógica para a melhoria Da qualidade do processo de ensino - aprendizagem “caso Da escola primária completa de mitava na cidade de Lichinga.” 82 folhas, Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique - Extensão de Lichinga, Universidade Católica de Moçambique, Lichinga, 2015.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
HARGREAVES, A. O ensino na sociedade do conhecimento: a educação na era da insegurança. Porto: Porto Editora, 2003.
PRZYBYLSKI, E. O Supervisor Escolar em Ação. Porto: Porto Alegre, 1976.
SIMBINE, R. J. Guia Prático do Supervisor Pedagógico. Maputo: Alcance Editores, 2009.
STONES, E. Supervision in Teacher Education. A counselling and pedagogical aproach. London: Methuen, 1984.
VIEIRA, F. Supervisão - Uma Prática Reflexiva de Formação. Rio Tinto: Asa, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, siendo el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia de Atribución Creative Commons, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
Se autoriza a los autores a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (p. Ej., Publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y cita del trabajo publicado (Ver El efecto del acceso abierto).