A Literariedade vs. a (a)Ngolanidade : perspectivas decoloniais para refundar (a)ngola
Palabras clave:
Ngolanidade, perspectivas descoloniais, NgolaResumen
O novo pensamento social afrikano tem estado voltado para a assunção de uma consciência histórica e promoção do contributo epistemológico dos filhos de Áfrika sobre si mesmos. Neste cenário, as perspectivas descoloniais para refundar (a)Ngola enquadram-senum conjunto ordenado de bases epistemológicas que propõem cenários descoloniais através dos quais são analizadas as estruturas e representações sócio-políticas da Angola criada no contexto da colonialidade até aos dias de hoje. Para tal, trouxemos um quadro geral da (des)orientação social de que temos sido reféns e protagonistas (paradoxalmente): (i) começaremos por reflectir a Angola desde a sua fundação, o seu contexto intelectual, o porquê dos fracassos historicamente cíclicos; (ii) reflectiremos sobre o cancro (de) Angola, propondo as bases para o sararmos e, por fim, (iii) proporemos uma refundação assente em pressupostos descoloniais sem os quais o sonho de liberdade e soberania nacional serão mera distopia da retórica convencional. O grande objectivo deste estudo é analizar criticamente o contexto sócio-político a que chegamos com a idolatrada fundação (afirmação do contrato social), em 1975, do Estado que hoje chamamos de Angola, propondo uma refundação (RCS: renovação do contrato social) pautada numa atitude sócio-política afrikano-centrada que assuma as necessidades e prioridades que representam, em primeiríssimo e privilegiado lugar, os interesses ngolanos e dos povos da Áfrika em geral. O presente estudo é delimitado pelo período da colonialidade na extensão do novo território angolano, mais precisamente a partir dos meiados do século XX. Em termos metodológicos, para a concessão do presente artigo, servimo-nos de uma vasta pesquisa de campo realizada através do “Projecto Tradição Viva”, por um lado; por outro lado, servimo-nos do método dedutivo, e, do ponto de vista dos procedimentos técnicos, utilizámos a pesquisa bibilográfica (selecção reflexíva e analítica). Twende!
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Ku bhatulula (Kimbundu): O ibhanzelu mu kisangi kya afidika yiza muku kukudisa ni kudixikinisa o kwila kya bhingi o kubhanaku jindunge kwa yo a kituka o twana twa afidika mudyawu. Mu ukexinu yu, o ibhanzelu ya yo akexine ni kaphutu phala ku yukisaku dingi o Ngola, ya dite ku munononono phala o kuzanza o ukexinu wa ibhangelu ya mundu, ni kudilonga o ifwa ni idifwa o ukexinu wa kisangi ni wanji wa Ngola, tunde mu kithangana kya kikolonya ndu mu izuwa ya lelu.Mukiki, twezaku ni mundonda wa tenena u tulondekesa o ukexinu wa lungu ni kukamba o kwijiya o njila ya kidi, wila ki twene mu kubhanga mba kutubhanga kwala athu engi: (i) tumakateka ni kubhanza o ixi ya Ngola tunde ku ufukunukinu wayi, o unjimu wayi, o kikuma kya kulweza kwa vula yoso; (ii) tubhanza o kijimbu kya ixi ya Ngola, ni kulondekesaku o ji njila jya fwama phala o kukitumba, ni tusukina, (iii) tubhanaku we phangu ya ku kufukununa lwa kamukwau dingi o ixi ya Ngola hakaxi kya ji njila jina jya yuka phala o kwila o nzoji ya musenza ni kukibhama kwa ixi ki kukale mu kingoho. O disukinu dya kudilonga kuku, o kuzanza mwene kya mbote kina kya lungu ni ukexinu wa mwenyu mukisangi ni wanji u twakala nawu tunde ki twa tambula o dipanda, tunde ku muvu wa kazunda, hama avwa, makwinyi a sambwadi ni kitanu, mu ixi yi twixana Ngola (o kufufulula o ukexinu wa mwenyu mukisangi), yiza mu kukala ni kinemenu kya kubhana luxilu wa lungu ni ukexinu wa mwenyu mukisangi ni wanji udita kaname ni ibhanzelu ya akwa afidika, yene ni kilunji kya kubhanza phala o mbote ya bhindamena o mundu wa akwa ngola ni mundu mu ngongo ya afidika mu muzunda ngandu. Kya lungu ni jiphangu jya ulongeleu, phala kwendesa kya mbote o ulongelu yu, twa zanze o yina ya soneka kya kwala akwetu hakaxi kya “Mundonda wa Ifwa ni Idifwa ya Mwenyu”, ku mbandu ya thexi, ya kayelaku, hakaxi kya ku kusokesa, hakaxi kinawu kikala o maka, etu dingi twa zanze o mabuku okulu (o usangwilu wa ubhanzelu ni kuzanza). Twende.
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Citas
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