40.Analisando a cultura e as línguas africanas, a partir da Costa da Mina até a formação da identidade brasileira

Analyzing African culture and languages, from Costa da Mina to the formation of Brazilian identity

Autores

  • Silvana da Silva Santana de Almeida Universidade Federal do Recôncavo Baiano - Brasil
  • Alexandre António Timbane Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Brasil

Palavras-chave:

Educação, Cultura, Língua, Pedagogia, Costa da Mina

Resumo

Refletir sobre uma educação de qualidade no Brasil não basta ter bons manuais e escolas apetrechadas sem que haja conteúdos que “libertem” a mente do eurocentrismo. A Lei Federal nº 10.639/2003 trouxe uma boa contribuição, mas é necessário reconhecer historicamente, a Bahia que recebeu influências fortes das tradições africanas vindas de Costa Mina. A pesquisa visa analisar a situação das línguas e das culturas e sua relação com a educação brasileira. Explicam-se os contextos da formação do povo brasileiro e depois estabelece as relações entre língua, a cultura e a educação visando  combater o preconceito e oferecer caminhos para uma educação formal que não se distancie da história e das línguas africanas porque elas carregam a cultura. Metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica que busca discutir fenômenos e teorias por meio de uma análise qualitativa. Da pesquisa se conclui que a formação do Brasil se deve em grande parte da contribuição dos povos da Costa de Mina. É importante buscar as línguas e as culturas desses povos para compreender como é a nossa cultura. Há que valorizar a Lei nº 10639/2003 e a introdução de uma pedagogia culturalmente sensível que não valoriza apenas a cultura hegemônica do aluno, mas também a história e as tradições dos povos africanos.

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Reflecting on quality education in Brazil is not enough to have good manuals and schools equipped without content that “frees” the mind from Eurocentrism. The federal Law nº 10.639/2003 made a good contribution, but it is necessary to recognize historically, Bahia that received strong influences from African traditions coming from Costa Mina. The research aims to analyze the situation of languages ​​and cultures and their relationship with Brazilian education. The contexts of the formation of the Brazilian people are explained and then it establishes the relations between language, culture and education in order to combat prejudice and offer ways for a formal education that is not distant from African history and languages ​​because they carry culture. Methodologically, we have a bibliography that seeks to discuss phenomena and theories through a qualitative analysis. The research concludes that the formation of Brazil is due to the contribution of the peoples of the Costa de Mina. It is important to seek out the languages ​​and cultures of these peoples in order to understand what our culture is like. Law 10639/2003 must be valued and the introduction of a culturally sensitive pedagogy values ​​not only the student's culture, but also the history and traditions of the African peoples.

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Biografia do Autor

Silvana da Silva Santana de Almeida, Universidade Federal do Recôncavo Baiano - Brasil

Assistente Social formada pela Faculdade Dom Pedro II, Salvador Bahia - 2017, como aluna bolsista Prouni 100%. Graduada em Pedagogia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB). Mestranda em Historia da África, Diáspora e dos Povos indígenas pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Atuei como aluna bolsista do projeto Letra de Mulher: literatura de autoria feminina brasileira e africana PROPPG/UNILAB 2017. Bolsista do projeto Projeto pesquisa quilombo - guia temático da produção Acadêmica sobre quilombos nos acervos digitais das universidades públicas da Bahia e Ceará PROPPG/UNILAB 2018. Atuei como bolsista PROPPG 02/2019 PIBIC/FAPESB, projeto de pesquisa Avaliação dos Impactos das Políticas de Cotas Raciais no Ensino Superior entre os moradores do Recôncavo Baiano: Salvador, Candeias e Santo Amaro. Mestranda bolsista do Programa PPQ-Pós da Universidade Federal do Recôncavo Baiano

Alexandre António Timbane, Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Brasil

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa (2013) pela UNESP-Brasil, Mestre em Linguística e Literatura moçambicana (2009) pela Universidade Eduardo Mondlane-Moçambique. É professor Permanente da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Humanidades e Letras, Campus dos Malês, Bahia. Tem experiência no ensino e na pesquisa na área de Sociolinguística e Dialetologia com enfoque na variação e mudança lexical do Português (Estudos do Léxico), Contato linguístico e Línguas Bantu. Membro do Grupo de Pesquisa África-Brasil: produção de conhecimento, sociedade civil, desenvolvimento e Cidadania Global.

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Publicado

03-10-2022

Como Citar

Almeida, S. da S. S. de, & Timbane, A. A. . (2022). 40.Analisando a cultura e as línguas africanas, a partir da Costa da Mina até a formação da identidade brasileira: Analyzing African culture and languages, from Costa da Mina to the formation of Brazilian identity. JINGA SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras (ISSN: 2764-1244), 2(Especial I), 700–726. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1045

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