Ensino primário e qualidade de serviços comunitários: a teoria de educação de Julius Nyerere vista a partir da realidade de Moçambique
Jondzo ya masungulu ni kuyampwsa ka mintirho amintlaweni: Kuwoneka ka miyanakanyu ya Julius Nyerere kusukela ka mahanyela ya Musambiki
Mots-clés :
Ensino Primário, Garantia De Qualidade, Teoria De EducaçãoRésumé
O investimento na educação é uma estratégia incontornável de lograr a produção de conhecimentos, que é o garante indubitável do desenvolvimento humano. À vista disso, a história universal preserva algumas teorias da educação que são passiveis de análise e quiçá de aplicabilidade nos dias que correm. O presente estudo tem como objetivo analisar até que ponto releva para Moçambique a teoria de educação de Julius Nyerere, que concebe o ensino primário como um fator de garantia da qualidade de serviços comunitários. Em termos metodológicos o presente estudo é de caráter qualitativo, e a sua técnica de recolha de dados é a entrevista. O estudo conclui que a teoria de educação de Julius Nyerere é deveras relevante para Moçambique, porquanto estimula significativamente a potenciação do ensino primário como uma base de construção de conhecimentos em prol do desenvolvimento local.
Téléchargements
Références
BERTRAND, Yves. Teorias contemporâneas da educação. 3ª Ed. Lisboa: Edições Piaget, 2019.
CHONGO, Fernando & ALVES, José Matias. A comunicação no contexto da aprendizagem baseada em pesquisa: desafios ao estudante da escola superior de jornalismo em Manica. Revista de Investigação, Comunicação e Desenvolvimento. Nampula, nº 3, 2018.
CHONGO, Fernando. Currículo local e desenvolvimento comunitário: um olhar à província de Manica, Moçambique. Njinga & Sepé: Revista Internacional culturas, de línguas africanas e brasileiras. São francisco de Conde (BA), v. 1, nº 2, p. 307-321, 2021.
CABRAL, António.; SILVA, Cláudia & SILVA, Famara. Teoria do Capital Humano, Educação, Desenvolvimento Económico e suas implicações na formação de professores. Revista Principia: Divulgação Cientifica e Tecnológica do IFPB, Nº 32, p. 35-41, 2016.
CASTIANO, José. Educação e pobreza. In NGOENHA, Severino & CASTIANO, José. Pensamento engajado. Maputo: Educar, 2010.
COHEN, Louis., MANION, Lawrence. & MORRISON, Keith. Research Methods in Education. 8ª ed. New York: Routledge. 2018.
COUTINHO, Clara. Métodos de Investigação em Educação. Braga: Universidade do Minho. 2007.
GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 8ª ed. São Paulo: África, 2014.
IBANGA, Francis. Nyerere’s Phylosophy of Education: Implication for Nigeria’s Educational System Reform. Africology: The journal of Pan African Studies, v. 9, nº 3, 2016.
FLICK, Uwe. Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Lisboa: Monitor, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
LAMBERT, Mike. Pratical research Methods in Education: An early researcher’s critical guide. London: Routledge. 2019.
LANGA, Patrício. Higher Education in Portuguese Speaking African Countries: A Five Country Baseline Study. Cape Town, South Africa: African Minds, 2013.
LEMER, Eleanor. Educação contemporânea: questões e tendências globais. Maputo: Textos editores, 2006.
MAJOR, Thenjiwe & MULVIHILL, Thalia. Julius Nyerere (1922-1999), an African Philosopher, Re-envisions Teacher Education to scape Colonialism. New Proposals: Journal of Marxism and Interdisciplinary Inquiry, v. 3, nº 1, p. 15-22, 2009.
MESQUIDA, Peri,; PEROZA, Juliano & AKKARI, Abdeljalil. A contribuição de Paulo Freire à Educação na Árica. Educ. Soc. Campinas, v. 35, n. 126, p. 95-110, (2014).
MONTEIRO, A. Reis. História da Educação: uma perspectiva. Porto: Porto Editora, 2005.
NASANGO, Joseph. & MUSUNGU, Lydiah. The implications of Nyerere’s Teory of Education to Contemporary Education in Kenya. Edcatio Research and Review, v. 4 (4), p. 111-116, 2009.
OFUASIA, Emmanuel. A comparative exploration of John Dewey’s and Julius Nyerere’s concept of education and African development. Philosophy of Education, Nº 2 (25), 2019.
PACHECO, José Augusto. Currículo: Teoria e Práxis. 3. ed. Porto: Porto Editora. 2001.
PACHECO, José Augusto. Políticas Curriculares. Porto: Porto Editora. 2002.
ROLDÃO, Maria do Ceu. Gestão do Currículo e avaliação de competências: as questões dos professores. Lisboa: Editorial Presença, 2003.
TOZONI-REIS, Maria Freitas de Campos. Metodologia de Pesquisa. 2. ed. Kuritiba: IESDE, 2009.
VARELA, Bartolomeu Lopes. O Currículo e o Desenvolvimento Curricular: Concepções, Praxis, Tendências. Praia: Edições Unicv, 2013.
VEIGA, Cynyhia. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes:
Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, l'œuvre étant simultanément concédée sous licence Creative Commons Attribution License, qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité de l'œuvre et publication initiale dans ce magazine.
Les auteurs sont autorisés à assumer séparément des contrats supplémentaires, pour la distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publié dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et publication initiale dans cette revue.
Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leurs travaux en ligne (par exemple dans des référentiels institutionnels ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des changements productifs, ainsi que citation des travaux publiés (voir l'effet du libre accès).