Ensino primário e qualidade de serviços comunitários: a teoria de educação de Julius Nyerere vista a partir da realidade de Moçambique

Jondzo ya masungulu ni kuyampwsa ka mintirho amintlaweni: Kuwoneka ka miyanakanyu ya Julius Nyerere kusukela ka mahanyela ya Musambiki

Autores/as

Palabras clave:

Ensino Primário, Garantia De Qualidade, Teoria De Educação

Resumen

O investimento na educação é uma estratégia incontornável de lograr a produção de conhecimentos, que é o garante indubitável do desenvolvimento humano. À vista disso, a história universal preserva algumas teorias da educação que são passiveis de análise e quiçá de aplicabilidade nos dias que correm. O presente estudo tem como objetivo analisar até que ponto releva para Moçambique a teoria de educação de Julius Nyerere, que concebe o ensino primário como um fator de garantia da qualidade de serviços comunitários. Em termos metodológicos o presente estudo é de caráter qualitativo, e a sua técnica de recolha de dados é a entrevista. O estudo conclui que a teoria de educação de Julius Nyerere é deveras relevante para Moçambique, porquanto estimula significativamente a potenciação do ensino primário como uma base de construção de conhecimentos em prol do desenvolvimento local.    

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando Rafael Chongo, Universidade Púnguè

Doutor em Inovação Educativa (Ciências de Educação) pela Universidade Católica de Moçambique; Professor Auxiliar no Departamento de Pedagogia e Psicologia, Faculdade de Educação, Universidade  Púnguè, na Região Centro de Moçambique

Citas

BERTRAND, Yves. Teorias contemporâneas da educação. 3ª Ed. Lisboa: Edições Piaget, 2019.

CHONGO, Fernando & ALVES, José Matias. A comunicação no contexto da aprendizagem baseada em pesquisa: desafios ao estudante da escola superior de jornalismo em Manica. Revista de Investigação, Comunicação e Desenvolvimento. Nampula, nº 3, 2018.

CHONGO, Fernando. Currículo local e desenvolvimento comunitário: um olhar à província de Manica, Moçambique. Njinga & Sepé: Revista Internacional culturas, de línguas africanas e brasileiras. São francisco de Conde (BA), v. 1, nº 2, p. 307-321, 2021.

CABRAL, António.; SILVA, Cláudia & SILVA, Famara. Teoria do Capital Humano, Educação, Desenvolvimento Económico e suas implicações na formação de professores. Revista Principia: Divulgação Cientifica e Tecnológica do IFPB, Nº 32, p. 35-41, 2016.

CASTIANO, José. Educação e pobreza. In NGOENHA, Severino & CASTIANO, José. Pensamento engajado. Maputo: Educar, 2010.

COHEN, Louis., MANION, Lawrence. & MORRISON, Keith. Research Methods in Education. 8ª ed. New York: Routledge. 2018.

COUTINHO, Clara. Métodos de Investigação em Educação. Braga: Universidade do Minho. 2007.

GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 8ª ed. São Paulo: África, 2014.

IBANGA, Francis. Nyerere’s Phylosophy of Education: Implication for Nigeria’s Educational System Reform. Africology: The journal of Pan African Studies, v. 9, nº 3, 2016.

FLICK, Uwe. Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Lisboa: Monitor, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LAMBERT, Mike. Pratical research Methods in Education: An early researcher’s critical guide. London: Routledge. 2019.

LANGA, Patrício. Higher Education in Portuguese Speaking African Countries: A Five Country Baseline Study. Cape Town, South Africa: African Minds, 2013.

LEMER, Eleanor. Educação contemporânea: questões e tendências globais. Maputo: Textos editores, 2006.

MAJOR, Thenjiwe & MULVIHILL, Thalia. Julius Nyerere (1922-1999), an African Philosopher, Re-envisions Teacher Education to scape Colonialism. New Proposals: Journal of Marxism and Interdisciplinary Inquiry, v. 3, nº 1, p. 15-22, 2009.

MESQUIDA, Peri,; PEROZA, Juliano & AKKARI, Abdeljalil. A contribuição de Paulo Freire à Educação na Árica. Educ. Soc. Campinas, v. 35, n. 126, p. 95-110, (2014).

MONTEIRO, A. Reis. História da Educação: uma perspectiva. Porto: Porto Editora, 2005.

NASANGO, Joseph. & MUSUNGU, Lydiah. The implications of Nyerere’s Teory of Education to Contemporary Education in Kenya. Edcatio Research and Review, v. 4 (4), p. 111-116, 2009.

OFUASIA, Emmanuel. A comparative exploration of John Dewey’s and Julius Nyerere’s concept of education and African development. Philosophy of Education, Nº 2 (25), 2019.

PACHECO, José Augusto. Currículo: Teoria e Práxis. 3. ed. Porto: Porto Editora. 2001.

PACHECO, José Augusto. Políticas Curriculares. Porto: Porto Editora. 2002.

ROLDÃO, Maria do Ceu. Gestão do Currículo e avaliação de competências: as questões dos professores. Lisboa: Editorial Presença, 2003.

TOZONI-REIS, Maria Freitas de Campos. Metodologia de Pesquisa. 2. ed. Kuritiba: IESDE, 2009.

VARELA, Bartolomeu Lopes. O Currículo e o Desenvolvimento Curricular: Concepções, Praxis, Tendências. Praia: Edições Unicv, 2013.

VEIGA, Cynyhia. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007.

Publicado

30-12-2022

Cómo citar

Chongo, F. R. (2022). Ensino primário e qualidade de serviços comunitários: a teoria de educação de Julius Nyerere vista a partir da realidade de Moçambique: Jondzo ya masungulu ni kuyampwsa ka mintirho amintlaweni: Kuwoneka ka miyanakanyu ya Julius Nyerere kusukela ka mahanyela ya Musambiki. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 2(Especial II), 307–328. ecuperado a partir de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1180

Artículos más leídos del mismo autor/a