Ensino primário e qualidade de serviços comunitários: a teoria de educação de Julius Nyerere vista a partir da realidade de Moçambique
Jondzo ya masungulu ni kuyampwsa ka mintirho amintlaweni: Kuwoneka ka miyanakanyu ya Julius Nyerere kusukela ka mahanyela ya Musambiki
Keywords:
Ensino Primário, Garantia De Qualidade, Teoria De EducaçãoAbstract
O investimento na educação é uma estratégia incontornável de lograr a produção de conhecimentos, que é o garante indubitável do desenvolvimento humano. À vista disso, a história universal preserva algumas teorias da educação que são passiveis de análise e quiçá de aplicabilidade nos dias que correm. O presente estudo tem como objetivo analisar até que ponto releva para Moçambique a teoria de educação de Julius Nyerere, que concebe o ensino primário como um fator de garantia da qualidade de serviços comunitários. Em termos metodológicos o presente estudo é de caráter qualitativo, e a sua técnica de recolha de dados é a entrevista. O estudo conclui que a teoria de educação de Julius Nyerere é deveras relevante para Moçambique, porquanto estimula significativamente a potenciação do ensino primário como uma base de construção de conhecimentos em prol do desenvolvimento local.
Downloads
References
BERTRAND, Yves. Teorias contemporâneas da educação. 3ª Ed. Lisboa: Edições Piaget, 2019.
CHONGO, Fernando & ALVES, José Matias. A comunicação no contexto da aprendizagem baseada em pesquisa: desafios ao estudante da escola superior de jornalismo em Manica. Revista de Investigação, Comunicação e Desenvolvimento. Nampula, nº 3, 2018.
CHONGO, Fernando. Currículo local e desenvolvimento comunitário: um olhar à província de Manica, Moçambique. Njinga & Sepé: Revista Internacional culturas, de línguas africanas e brasileiras. São francisco de Conde (BA), v. 1, nº 2, p. 307-321, 2021.
CABRAL, António.; SILVA, Cláudia & SILVA, Famara. Teoria do Capital Humano, Educação, Desenvolvimento Económico e suas implicações na formação de professores. Revista Principia: Divulgação Cientifica e Tecnológica do IFPB, Nº 32, p. 35-41, 2016.
CASTIANO, José. Educação e pobreza. In NGOENHA, Severino & CASTIANO, José. Pensamento engajado. Maputo: Educar, 2010.
COHEN, Louis., MANION, Lawrence. & MORRISON, Keith. Research Methods in Education. 8ª ed. New York: Routledge. 2018.
COUTINHO, Clara. Métodos de Investigação em Educação. Braga: Universidade do Minho. 2007.
GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 8ª ed. São Paulo: África, 2014.
IBANGA, Francis. Nyerere’s Phylosophy of Education: Implication for Nigeria’s Educational System Reform. Africology: The journal of Pan African Studies, v. 9, nº 3, 2016.
FLICK, Uwe. Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Lisboa: Monitor, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
LAMBERT, Mike. Pratical research Methods in Education: An early researcher’s critical guide. London: Routledge. 2019.
LANGA, Patrício. Higher Education in Portuguese Speaking African Countries: A Five Country Baseline Study. Cape Town, South Africa: African Minds, 2013.
LEMER, Eleanor. Educação contemporânea: questões e tendências globais. Maputo: Textos editores, 2006.
MAJOR, Thenjiwe & MULVIHILL, Thalia. Julius Nyerere (1922-1999), an African Philosopher, Re-envisions Teacher Education to scape Colonialism. New Proposals: Journal of Marxism and Interdisciplinary Inquiry, v. 3, nº 1, p. 15-22, 2009.
MESQUIDA, Peri,; PEROZA, Juliano & AKKARI, Abdeljalil. A contribuição de Paulo Freire à Educação na Árica. Educ. Soc. Campinas, v. 35, n. 126, p. 95-110, (2014).
MONTEIRO, A. Reis. História da Educação: uma perspectiva. Porto: Porto Editora, 2005.
NASANGO, Joseph. & MUSUNGU, Lydiah. The implications of Nyerere’s Teory of Education to Contemporary Education in Kenya. Edcatio Research and Review, v. 4 (4), p. 111-116, 2009.
OFUASIA, Emmanuel. A comparative exploration of John Dewey’s and Julius Nyerere’s concept of education and African development. Philosophy of Education, Nº 2 (25), 2019.
PACHECO, José Augusto. Currículo: Teoria e Práxis. 3. ed. Porto: Porto Editora. 2001.
PACHECO, José Augusto. Políticas Curriculares. Porto: Porto Editora. 2002.
ROLDÃO, Maria do Ceu. Gestão do Currículo e avaliação de competências: as questões dos professores. Lisboa: Editorial Presença, 2003.
TOZONI-REIS, Maria Freitas de Campos. Metodologia de Pesquisa. 2. ed. Kuritiba: IESDE, 2009.
VARELA, Bartolomeu Lopes. O Currículo e o Desenvolvimento Curricular: Concepções, Praxis, Tendências. Praia: Edições Unicv, 2013.
VEIGA, Cynyhia. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors maintain copyright and grant the journal the right to first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this magazine.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).