Currículo local e desenvolvimento comunitário: Um olhar à província de Manica, Moçambique

Jondzo ya ta tiko ni nhluvuko wa vayakitiko: matshamela ya tiko la Manika

Autores/as

Palabras clave:

Desenvolvimento curricular, Curriculo local, Desenvolvimento comunitário

Resumen

Este artigo analisa em que medida o currículo local estimula o desenvolvimento comunitário na província de Manica, em Moçambique. A política curricular deste país prescreve que no ensino básico, 20% do tempo de cada disciplina são para a leccionação de conteúdos locais. Tem, pois, em consideração a necessidade de articulação dos saberes formais, herdados e reconhecidos globalmente, com os saberes locais, em prol do desenvolvimento sustentável de cada aluno, de sua família e da comunidade em que estiver  integrado. Com efeito, em termos teóricos partimos do pressuposto de que o currículo local constitui uma oportunidade de uma emancipação evolutiva das zonas rurais. Este artigo resulta de uma pesquisa qualitativa, baseada na análise na inquirição por entrevista, ocorrida entre Abril e Setembro de 2021, nos distritos de Chimoio, Vanduzi e Gondola. Da análise feita chegámos à conclusão de que o desenvolvimento do currículo local em Manica é passível de reconstituições, de modo a que se possa estimular significativamente um desenvolvimento comunitário que seja cada vez mais sustentável.

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Xipfuno lexi xini nkongometo waku xiya-xiya ndlela leyi hayona ajonndzo ya ta tiko yipfunetelaka nhluvuku wa vayakitiko atikweni la Manika. Anawu wa jondzo atikweni leli utsema lesvaku eka xigava lexichiwaka xakusungula xa jondzo, 20 % wa nkama eka disciplina linwani ni linwani wulondzovotiwa ekujondzisa sva tiko lolelo. Leyi yivoniwa yili ndlela yaku patsa vutivi la misava hinkwayu ni la muganga akuva svijondzisiwa svita pfurhetela nhluvuku eka vatsongwani, minjangu yavona ni muganga hinkwawu. Hindlela leyi, masungulo ya xipfuno lexi hilawa ya lesvaku jondzo ya ta tiko indleya yaku hluvukisa tidhawu tale handle ka madoropa. Xipfuno lexi xichiwa pesquisa qualitativa. Xiyendliwe svanga mihandzu yaku kola hindlela ya entrevista, eka tiwheti ta Abril kuya fika Setembro wa lembe la 2021, ka vafambisi va jondzo eka matikontsongo ya Manika, manga madistrito ya Chimoio, Vanduzi ni Gondola. Ndzeni kaku xiya-xiya kahina hikume lesvaku jondzo ya ta tiko le Manika yilava kulungisiwa, akuva yita kota kupfurhisa svinene nhluvuku wa vahanyitiko.

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The article analyzes the extent to which the local curriculum stimulates community development in Manica province, Mozambique. The curriculum policy of this country prescribes that for basic education, 20% of the teaching time in each subject are for the integration of local contents. It thus takes into consideration the need to articulate formal knowledge, inherited and globally recognized, with local knowledge, for the benefit of the sustainable development of each student, his family, and the community in which he is integrated. In fact, in theoretical terms we start from the assumption that the local curriculum is an opportunity for an evolving emancipation of rural areas. This paper is the result of a qualitative research, based on interviewing, which took place between April and September 2021, in the districts of Chimoio, Vanduzi, and Gondola. From the analysis we concluded that the development of the local curriculum in Manica is subject to reconstitutions, in order to significantly stimulate a community development that is increasingly sustainable.

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Biografía del autor/a

Fernando Rafael Chongo, Universidade de Púnguè

Doutor em Inovação Educativa (Ciências de Educação) pela Universidade Católica de Moçambique; Professor Auxiliar no Departamento de Pedagogia e Psicologia, Faculdade de Educação, Universidade  Púnguè, na Região Centro de Moçambique

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Publicado

01-10-2021

Cómo citar

Chongo, F. R. (2021). Currículo local e desenvolvimento comunitário: Um olhar à província de Manica, Moçambique: Jondzo ya ta tiko ni nhluvuko wa vayakitiko: matshamela ya tiko la Manika. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 1(2), 307–323. ecuperado a partir de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/795

Número

Sección

Seção I - Artigos inéditos e traduções/interpretações

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