Ensino primário e qualidade de serviços comunitários: a teoria de educação de Julius Nyerere vista a partir da realidade de Moçambique

Jondzo ya masungulu ni kuyampwsa ka mintirho amintlaweni: Kuwoneka ka miyanakanyu ya Julius Nyerere kusukela ka mahanyela ya Musambiki

Autores

Palavras-chave:

Ensino Primário, Garantia De Qualidade, Teoria De Educação

Resumo

O investimento na educação é uma estratégia incontornável de lograr a produção de conhecimentos, que é o garante indubitável do desenvolvimento humano. À vista disso, a história universal preserva algumas teorias da educação que são passiveis de análise e quiçá de aplicabilidade nos dias que correm. O presente estudo tem como objetivo analisar até que ponto releva para Moçambique a teoria de educação de Julius Nyerere, que concebe o ensino primário como um fator de garantia da qualidade de serviços comunitários. Em termos metodológicos o presente estudo é de caráter qualitativo, e a sua técnica de recolha de dados é a entrevista. O estudo conclui que a teoria de educação de Julius Nyerere é deveras relevante para Moçambique, porquanto estimula significativamente a potenciação do ensino primário como uma base de construção de conhecimentos em prol do desenvolvimento local.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Rafael Chongo, Universidade Púnguè

Doutor em Inovação Educativa (Ciências de Educação) pela Universidade Católica de Moçambique; Professor Auxiliar no Departamento de Pedagogia e Psicologia, Faculdade de Educação, Universidade  Púnguè, na Região Centro de Moçambique

Referências

BERTRAND, Yves. Teorias contemporâneas da educação. 3ª Ed. Lisboa: Edições Piaget, 2019.

CHONGO, Fernando & ALVES, José Matias. A comunicação no contexto da aprendizagem baseada em pesquisa: desafios ao estudante da escola superior de jornalismo em Manica. Revista de Investigação, Comunicação e Desenvolvimento. Nampula, nº 3, 2018.

CHONGO, Fernando. Currículo local e desenvolvimento comunitário: um olhar à província de Manica, Moçambique. Njinga & Sepé: Revista Internacional culturas, de línguas africanas e brasileiras. São francisco de Conde (BA), v. 1, nº 2, p. 307-321, 2021.

CABRAL, António.; SILVA, Cláudia & SILVA, Famara. Teoria do Capital Humano, Educação, Desenvolvimento Económico e suas implicações na formação de professores. Revista Principia: Divulgação Cientifica e Tecnológica do IFPB, Nº 32, p. 35-41, 2016.

CASTIANO, José. Educação e pobreza. In NGOENHA, Severino & CASTIANO, José. Pensamento engajado. Maputo: Educar, 2010.

COHEN, Louis., MANION, Lawrence. & MORRISON, Keith. Research Methods in Education. 8ª ed. New York: Routledge. 2018.

COUTINHO, Clara. Métodos de Investigação em Educação. Braga: Universidade do Minho. 2007.

GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 8ª ed. São Paulo: África, 2014.

IBANGA, Francis. Nyerere’s Phylosophy of Education: Implication for Nigeria’s Educational System Reform. Africology: The journal of Pan African Studies, v. 9, nº 3, 2016.

FLICK, Uwe. Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Lisboa: Monitor, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LAMBERT, Mike. Pratical research Methods in Education: An early researcher’s critical guide. London: Routledge. 2019.

LANGA, Patrício. Higher Education in Portuguese Speaking African Countries: A Five Country Baseline Study. Cape Town, South Africa: African Minds, 2013.

LEMER, Eleanor. Educação contemporânea: questões e tendências globais. Maputo: Textos editores, 2006.

MAJOR, Thenjiwe & MULVIHILL, Thalia. Julius Nyerere (1922-1999), an African Philosopher, Re-envisions Teacher Education to scape Colonialism. New Proposals: Journal of Marxism and Interdisciplinary Inquiry, v. 3, nº 1, p. 15-22, 2009.

MESQUIDA, Peri,; PEROZA, Juliano & AKKARI, Abdeljalil. A contribuição de Paulo Freire à Educação na Árica. Educ. Soc. Campinas, v. 35, n. 126, p. 95-110, (2014).

MONTEIRO, A. Reis. História da Educação: uma perspectiva. Porto: Porto Editora, 2005.

NASANGO, Joseph. & MUSUNGU, Lydiah. The implications of Nyerere’s Teory of Education to Contemporary Education in Kenya. Edcatio Research and Review, v. 4 (4), p. 111-116, 2009.

OFUASIA, Emmanuel. A comparative exploration of John Dewey’s and Julius Nyerere’s concept of education and African development. Philosophy of Education, Nº 2 (25), 2019.

PACHECO, José Augusto. Currículo: Teoria e Práxis. 3. ed. Porto: Porto Editora. 2001.

PACHECO, José Augusto. Políticas Curriculares. Porto: Porto Editora. 2002.

ROLDÃO, Maria do Ceu. Gestão do Currículo e avaliação de competências: as questões dos professores. Lisboa: Editorial Presença, 2003.

TOZONI-REIS, Maria Freitas de Campos. Metodologia de Pesquisa. 2. ed. Kuritiba: IESDE, 2009.

VARELA, Bartolomeu Lopes. O Currículo e o Desenvolvimento Curricular: Concepções, Praxis, Tendências. Praia: Edições Unicv, 2013.

VEIGA, Cynyhia. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007.

Downloads

Publicado

30-12-2022

Como Citar

Chongo, F. R. (2022). Ensino primário e qualidade de serviços comunitários: a teoria de educação de Julius Nyerere vista a partir da realidade de Moçambique: Jondzo ya masungulu ni kuyampwsa ka mintirho amintlaweni: Kuwoneka ka miyanakanyu ya Julius Nyerere kusukela ka mahanyela ya Musambiki. JINGA SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras (ISSN: 2764-1244), 2(Especial II), 307–328. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1180

Edição

Seção

Seção VII - Varia (Áreas afins)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)