20.Gavita, caracol em Cruz
Keywords:
Literatura, ContoAbstract
Carlindo Fausto Antonio, no exercício artísticos, deu lugar para Fausto Antonio. Minha primeira publicação em livro, Fala de pedra e pedra, data de 1986. No ano seguinte, integrei o projeto “Artistas Plásticos pela cidade”, coordenado pelo Museu de Arte Contemporânea de Campinas -SP. Em 1988, participei da Exposição de Poesia Concreta realizada na PUC-Campinas e na UNICAMP. Em 1989, divulguei textos meus na Exposição “Gestos e Manifestos – Poesia concreta”, que teve lugar no Museu de Arte Contemporânea da cidade, em Campinas-SP. Em 1991, vem a público meu segundo livro, Linhagem de pedra e outra pessoa, poesia. Sou também autor do romance Exumos, de 1995, que assegurou, em parte, o meu ingresso na fatura e produção crítica da professora Nelly Novaes Coelho. Na década em pauta, lancei duas peças teatrais: De que valem os portões (1992) e Arthur Bispo do Rosário, o Rei (1995), esta última reeditada em 2019. Em 2006, publiquei duas coletâneas comemorativas: Vinte anos de prosa e Vinte anos de poesia. A partir de 2017, começam a vir a público minhas narrativas infantojuvenis: Memória dos meus carvoeiros; romance, e No reino da carapinha, esta última já em segunda edição, ricamente ilustrada por Júnião, artista gráfico e cartunista. E, em 2019, brindei meus leitores (as) com o volume Patuá de palavras, o (in)verso negro, em que retomo experiências no campo da poesia concreta e estabeleço um precioso diálogo entre palavra e imagem. Além de ser também exposição, o livro é enriquecido com fotografias de João Cícero. Além disso, nas duas últimas décadas, participei de várias edições da histórica série Cadernos Negros, editada em São Paulo pelo Coletivo Quilombhoje Literatura. Como autor completo, isto é, que produz em todos os gêneros literários, publiquei, com ilustração do artista consagrado Egas Francisco, o livro infantil Máscara Falante, 2020.
Downloads
References
Para citar este texto (ABNT): ANTÔNIO, Carlindo Fausto. Gavita, caracol em cruz. Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras. São Francisco do Conde (BA), vol.2, nº 2, p.366-369, jul./dez. 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors maintain copyright and grant the journal the right to first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this magazine.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).