Resenha do livro “O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística”
Review of the book “Language knowledge: developing linguistic awareness”
Keywords:
Consciência Linguística, Ensino-Aprendizagem, LinguísticaAbstract
O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística, é uma obra da autoria de Inês Duarte (professora catedrática do departamento de linguística geral e românica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), publicada no ano de 2008, surge como um instrumento auxiliador da atividade docente educativa, com bases assentes sobre funcionamento da língua e o conhecimento explícito da língua que o indivíduo faz uso. A autora faz divisão da sua obra em 9 secções, a primeira faz incursão sobre o conhecimento explícito: um fator de sucesso escolar, na segunda, esclarecem-se conceitos fundamentais e concepção de desenvolvimento da consciência linguística e ensino da gramática, na terceira até oitava, outrossim, aborda sobre o desenvolvimento da consciência linguística em distintivas áreas da gramática a citar: fonológica, morfológica, lexical, sintática (nosso objeto de resenha), textual e discursivo e, finalmente, a autora reserva a nona secção para exemplificar o laboratório gramatical.
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Knowledge of the language: developing linguistic awareness, is a work by Inês Duarte (chair professor of the department of general and Romance linguistics at the Faculty of Arts of the University of Lisbon), published in 2008, appears as an instrument support of the educational teaching activity, based on the functioning of the language and the explicit knowledge of the language that the individual uses. The author divides her work into 9 sections, the first makes an incursion into explicit knowledge: a factor of school success, in the second, fundamental concepts and conception of development of linguistic awareness and grammar teaching are clarified, in the third to eighth , also, addresses the development of linguistic awareness in distinctive areas of grammar, namely: phonological, morphological, lexical, syntactic (our review object), textual and discursive and, finally, the author reserves the ninth section to exemplify the grammatical laboratory.
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References
Duarte, I. (2008). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa: Ministério da Educação/ Direcção geral de inovação e Desenvolvimento curricular
Undolo, M. (2020). Introdução à Linguística Aplicada ao Ensino de Português. Luanda: Edições, ECO7.
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