A linguística e a educação em debate nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e no Brasil

Autores

  • Maria Goreti Varela Freire Silva Universidade de Cabo Verde - Cabo Verde (Organizadora da publicação)
  • Alexandre António Timbane Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Brasil (Coordenador da publicação)

Biografia do Autor

Maria Goreti Varela Freire Silva, Universidade de Cabo Verde - Cabo Verde (Organizadora da publicação)

Docente afeta à Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Universidade de Cabo Verde. É bacharel em ECVP (Estudos Cabo-Verdianos e Portugueses) pelo ISE (Instituto Superior de Educação), licenciada e mestre em Língua e Cultura Portuguesa pela FLUL (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e doutora em Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda pela mesma universidade. Começou a sua carreira profissional no Ensino Básico, passou pelo Secundário e é assistente graduada na Uni-CV desde 2008. É membro da Cátedra Eugénio Tavares da Língua Portuguesa, membro da Equipa Nacional do VON (Vocabulário Ortográfico Nacional), membro da Comissão Científica para a área disciplinar de Línguas e Literaturas na Universidade de Cabo Verde, membro-colaboradora do grupo DPDA (Discursos e Práticas Discursivas Académicas) do CELGA-ILTEC. 

Alexandre António Timbane, Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Brasil (Coordenador da publicação)

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa (2013) pela UNESP-Brasil, Mestre em Linguística e Literatura moçambicana (2009) pela Universidade Eduardo Mondlane-Moçambique. É professor Permanente da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Humanidades e Letras, Campus dos Malês, Bahia. Tem experiência no ensino e na pesquisa na área de Sociolinguística e Dialetologia com enfoque na variação e mudança lexical do Português (Estudos do Léxico), Contato linguístico e Línguas Bantu. Membro do Grupo de Pesquisa África-Brasil: produção de conhecimento, sociedade civil, desenvolvimento e Cidadania Global.

Downloads

Publicado

14-12-2023

Como Citar

Freire Silva, M. G. V., & Timbane, A. A. (2023). A linguística e a educação em debate nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e no Brasil. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 3(Especial II), 1–23. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1532

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>