Avaliação do Curso de Formação Pedagógica dos Professores no Instituto Superior Politécnico Independente
Ukuhlolwa kwe-Pedagogical Formation of University Teachers ku-Independent Higher Polytechnical Institute
Palavras-chave:
Formação pedagógica, Professores universitários, Avaliação da pós-graduaçãoResumo
Apresentam-se os resultados de uma investigação realizada no Instituto Superior Politécnico Independente de Lubango – ISPI - que tem como problemática a necessidade de avaliar a qualidade do (Curso de pós-graduação profissionalizante de Formação e Aperfeiçoamento Pedagógico) – CURFAP- que leciona nesta Instituição de Ensino Superior – IES - na região sul de Angola, onde os professores manifestam necessidades de aperfeiçoamento para dirigirem com eficácia o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas que lecionam nos cursos de graduação. O artigo tem como objetivo avaliar a qualidade do CURFAP para melhorar o processo de formação dos professores das Instituições do Ensino Superior em Angola. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa fundamentalmente, e usa técnicas qualitativas exploratórias visando proporcionar uma familiaridade com o problema, de modo a torna-lo mais claro e de intervenção na prática pedagógica. Inclui a descrição e a realização de inquéritos aos estudantes e técnicas de revisão bibliográfica. Os resultados obtidos mostram que o CURFAP (Curso de pós-graduação profissionalizante de Formação e Aperfeiçoamento Pedagógico) é acreditável, os formandos adquirem de forma significativa mais interesse, motivação e competências da prática pedagógica para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem nas Instituições do Ensino Superior, bem como a capacidade de realizar a pesquisa científica de forma autônoma e em equipes especializadas.
***
Imiphumela yophenyo olwenziwe e-Independent Polytechnic Higher Institute of Lubango - ISPI - enenkinga isidingo sokuhlola ikhwalithi ye (Postgraduate Course of Vocational Training and Pedagogical Improvement) - CURFAP- efundisa kulesi Sikhungo Semfundo Ephakeme - i-IES - esifundeni esiseningizimu ye-Angola, lapho othisha bebonakalisa khona izidingo zokuthuthuka ukuqondisa ngempumelelo inqubo yokufundisa-yokufunda yezifundo abazifundisa ezifundweni ze-undergraduate. I-athikili ihlose ukuhlola izinga le-CURFAP ukuthuthukisa inqubo yokuqeqesha othisha bezikhungo zemfundo ephakeme e-Angola. Indlela esetshenzisiwe kwakuwucwaningo lobuningi, futhi isebenzisa amasu okuhlola wekhwalithi ukuhlinzeka ngokujwayelana nenkinga, ukuze kucace futhi kungenelele emkhubeni we-pedagogical. Kuhlanganisa incazelo nokuqhutshwa kocwaningo lwabafundi kanye namasu okubuyekeza ama-bibliographic. Imiphumela etholakele ibonisa ukuthi i-CURFAP (i-Vocational Postgraduate Course of Training and Pedagogical Improvement) iyakholwa, abaqeqeshwayo bathola isithakazelo esikhulu kakhulu, ugqozi kanye namakhono omkhuba we-pedagogical wokuthuthukiswa kwenqubo yokufundisa-yokufunda ezikhungweni zemfundo ephakeme, kanye nokukwazi ukwenza ucwaningo lwesayensi ngokuzimela nasemaqenjini akhethekile.
Downloads
Referências
Angola. Decreto Presidencial nº 191/18, de 8 de agosto de 2018. Aprova o Estatuto da Carreira Docente do Ensino Superior. Diário da República, 2018. Disponível em: https://www.feuan.ao/images/legislacao/EstatutoCarreiraDocenteEnsinoSuperior_191_18.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.
Ascom, B. (2019). Qualidades que uma instituição de ensino superior deve ter. Disponível em: https://www.fai-mg.br/blog/qualidades-instituicao-de-ensino-superior/. Acesso em: 10 jan. 2023.
Branly, C. (2021). Quais são as características corretas da Pós-graduação? Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/50491051. Acesso em: 10 jan. 2023.
Carvalho, P. (2012). Evolução e Crescimento do Ensino Superior em Angola. Centro de Investigação e Estudos de Sociologia da UNAM. Disponível em https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/6014/1/Carvalho_COOPEDU.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.
Cangue, J. (2021). University as an educational organization in the qualification of professionals and economic growth in Angola. Revista Docência do Ensino Superior. Belo Horizonte, v. 11, e025122, 2021 1 . Rev Doc do Ens Sup, Belo, v., n. 11, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net…35…CC License by 4.0. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.25122. Acesso em 10 jan. 2023.
Hatim A, G. I. (2000). Calidad, evaluación e impacto social de los posgrados. Documentos de trabajo del Módulo de Educación de Posgrado de la Maestría en Educación Médica Superior.Obtenido de Calidad, evaluación e impacto social de los posgrados. Documentos de trabajo del Módulo de Educación de Posgrado de la Maestría en Educación Médica Superior: disponível em: http://www.postgrado.ucv.ve/biblioteca/archivos/lib4.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.
Insper, B. (2022). Entenda as diferenças entre MBA, certificate, advanced, mestrado e doutorado. Disponível em: https://www.insper.edu.br/noticias/diferenca-entre-pos-e-mba-2/. Acesso em: 10 jan. 2023.
ISPI (2019). Acta do Conselho Científico que aprova o CURFAP Documento de Arquivo, ISPI-Lubango.
Kepler, Y. (2017). Pós-graduação escolhida? Saiba como avaliar a qualidade do seu curso. https://www.tuiuti.edu.br/blog-tuiuti/como-avaliar-a-qualidade-da-pos-graduacao. Acesso em: 10 jan. 2023.
Lei N.º 116 (2011). Despacho presidencial 116/11. Autorização da criação do ISPI. Díario da República I Série – N.º 149. Angola.
Lei N.º 450 (2022). Decreto Executivo Nº 450 (2022). Normas Curriculares Gerais para os Cursos de Pós-Graduação do Sistema de Ensino Superior. Diário da República. Série I- N.º 186. Angola.
Lei N.º 32 (2020). Lei de base do sistema de educação e ensino. Diário da República. Serie I - N.º 123. Angola.
Peteiros, D. R. (2015). Todo sobre Gestión de Procesos. Obtenido de Sinapsys Bussines Solutions: http://www.sinap-sys.com/es/contact. Acesso em: 10 jan. 2023.
Pinto, M. M. e Cangue, J. (2022). SDG4 And Quality Higher Education: A Challenge For Angola And Brazil, The Countries Of The Global South. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 29, n. 1, 2178-2229, jan./mar., 2022. 13. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa. Acessado em: 10 Jan 2023.
Rawpixel, L (2017). O que define um curso de pós-graduação de qualidade? Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/pos-graduacao/o-que-define-um-curso-de-pos-graduacao-de-qualidade/. Acesso em: 10 jan. 2023.
Romillo, A. (2018). La educacion de posgrado en la republica de cuba. Disponível em: http://publicaciones.anuies.mx/pdfs/revista/Revista90_S3A5ES.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.
Samá, D. e Cruz, Y. (2022). Calidad de los procesos sustantivos. El proceso de posgrado en la Universidad Agraria de La Habana. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/328890760_Calidad_de_los_ procesos_sustantivos_El_proceso_de_posgrado_en_la_Universidad_Agraria_de_La_Habana. Acesso em: 10 jan. 2023.
Silva, F. (2005). Curso de Agregação Pedagógica para professores da Universidade Agostinho Neto, Angola. Documentos em soporte magnético.
Silva, E. (2021). Discurso de abertura do colóquio internacional sobre a Covid-19. KULONGESA – TES (Tecnologia – Educação – Sustentabilidade) Edição extraordinária ISSN 2707-353X. Disponível em https://www.google.com/search?q=Eugenio+Silvaagrega%C3%A7%C3%A3o+pedag%C3%B3gica. Acesso em: 10 jan. 2023.
Silva, E. (2022). Ensino Superior recomenda qualificaçãoo do corpo docente. Disponível em: https://www.dev.angop.ao/noticias/educacao/ensino-superior-recomenda-qualificação-do-docente. Acesso em: 10 jan. 2023.
Teixeira, M. (2022). Cimeira Sobre a Transformação da Educação em Angola. Relatório da Consulta Nacional. Disponível em https://transformingeducationsummit.sdg4education2030.org Acesso em: 10 jan. 2023.
Thinkstock, L (2017). Qualidade de um curso de pós-graduação. Disponível em https://guiadoestudante.abril.com.br/pos-graduacao/o-que-define-um-curso-de-pos-graduacao-de-qualidade/. Acesso em: 10 jan. 2023.
Vilelas, J. (2009). Investigação: O processo de construção do conhecimento. Lisboa, Edições Silabo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 NJINGA e SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1.Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. A Revista usa a Licença CC BY que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório digital institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, nas redes sociais) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Trata-se da política de Acesso Livre).