Avaliação do Curso de Formação Pedagógica dos Professores no Instituto Superior Politécnico Independente
Ukuhlolwa kwe-Pedagogical Formation of University Teachers ku-Independent Higher Polytechnical Institute
Keywords:
Formação pedagógica, Professores universitários, Avaliação da pós-graduaçãoAbstract
Apresentam-se os resultados de uma investigação realizada no Instituto Superior Politécnico Independente de Lubango – ISPI - que tem como problemática a necessidade de avaliar a qualidade do (Curso de pós-graduação profissionalizante de Formação e Aperfeiçoamento Pedagógico) – CURFAP- que leciona nesta Instituição de Ensino Superior – IES - na região sul de Angola, onde os professores manifestam necessidades de aperfeiçoamento para dirigirem com eficácia o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas que lecionam nos cursos de graduação. O artigo tem como objetivo avaliar a qualidade do CURFAP para melhorar o processo de formação dos professores das Instituições do Ensino Superior em Angola. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa fundamentalmente, e usa técnicas qualitativas exploratórias visando proporcionar uma familiaridade com o problema, de modo a torna-lo mais claro e de intervenção na prática pedagógica. Inclui a descrição e a realização de inquéritos aos estudantes e técnicas de revisão bibliográfica. Os resultados obtidos mostram que o CURFAP (Curso de pós-graduação profissionalizante de Formação e Aperfeiçoamento Pedagógico) é acreditável, os formandos adquirem de forma significativa mais interesse, motivação e competências da prática pedagógica para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem nas Instituições do Ensino Superior, bem como a capacidade de realizar a pesquisa científica de forma autônoma e em equipes especializadas.
***
Imiphumela yophenyo olwenziwe e-Independent Polytechnic Higher Institute of Lubango - ISPI - enenkinga isidingo sokuhlola ikhwalithi ye (Postgraduate Course of Vocational Training and Pedagogical Improvement) - CURFAP- efundisa kulesi Sikhungo Semfundo Ephakeme - i-IES - esifundeni esiseningizimu ye-Angola, lapho othisha bebonakalisa khona izidingo zokuthuthuka ukuqondisa ngempumelelo inqubo yokufundisa-yokufunda yezifundo abazifundisa ezifundweni ze-undergraduate. I-athikili ihlose ukuhlola izinga le-CURFAP ukuthuthukisa inqubo yokuqeqesha othisha bezikhungo zemfundo ephakeme e-Angola. Indlela esetshenzisiwe kwakuwucwaningo lobuningi, futhi isebenzisa amasu okuhlola wekhwalithi ukuhlinzeka ngokujwayelana nenkinga, ukuze kucace futhi kungenelele emkhubeni we-pedagogical. Kuhlanganisa incazelo nokuqhutshwa kocwaningo lwabafundi kanye namasu okubuyekeza ama-bibliographic. Imiphumela etholakele ibonisa ukuthi i-CURFAP (i-Vocational Postgraduate Course of Training and Pedagogical Improvement) iyakholwa, abaqeqeshwayo bathola isithakazelo esikhulu kakhulu, ugqozi kanye namakhono omkhuba we-pedagogical wokuthuthukiswa kwenqubo yokufundisa-yokufunda ezikhungweni zemfundo ephakeme, kanye nokukwazi ukwenza ucwaningo lwesayensi ngokuzimela nasemaqenjini akhethekile.
Downloads
References
Angola. Decreto Presidencial nº 191/18, de 8 de agosto de 2018. Aprova o Estatuto da Carreira Docente do Ensino Superior. Diário da República, 2018. Disponível em: https://www.feuan.ao/images/legislacao/EstatutoCarreiraDocenteEnsinoSuperior_191_18.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.
Ascom, B. (2019). Qualidades que uma instituição de ensino superior deve ter. Disponível em: https://www.fai-mg.br/blog/qualidades-instituicao-de-ensino-superior/. Acesso em: 10 jan. 2023.
Branly, C. (2021). Quais são as características corretas da Pós-graduação? Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/50491051. Acesso em: 10 jan. 2023.
Carvalho, P. (2012). Evolução e Crescimento do Ensino Superior em Angola. Centro de Investigação e Estudos de Sociologia da UNAM. Disponível em https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/6014/1/Carvalho_COOPEDU.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.
Cangue, J. (2021). University as an educational organization in the qualification of professionals and economic growth in Angola. Revista Docência do Ensino Superior. Belo Horizonte, v. 11, e025122, 2021 1 . Rev Doc do Ens Sup, Belo, v., n. 11, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net…35…CC License by 4.0. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.25122. Acesso em 10 jan. 2023.
Hatim A, G. I. (2000). Calidad, evaluación e impacto social de los posgrados. Documentos de trabajo del Módulo de Educación de Posgrado de la Maestría en Educación Médica Superior.Obtenido de Calidad, evaluación e impacto social de los posgrados. Documentos de trabajo del Módulo de Educación de Posgrado de la Maestría en Educación Médica Superior: disponível em: http://www.postgrado.ucv.ve/biblioteca/archivos/lib4.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.
Insper, B. (2022). Entenda as diferenças entre MBA, certificate, advanced, mestrado e doutorado. Disponível em: https://www.insper.edu.br/noticias/diferenca-entre-pos-e-mba-2/. Acesso em: 10 jan. 2023.
ISPI (2019). Acta do Conselho Científico que aprova o CURFAP Documento de Arquivo, ISPI-Lubango.
Kepler, Y. (2017). Pós-graduação escolhida? Saiba como avaliar a qualidade do seu curso. https://www.tuiuti.edu.br/blog-tuiuti/como-avaliar-a-qualidade-da-pos-graduacao. Acesso em: 10 jan. 2023.
Lei N.º 116 (2011). Despacho presidencial 116/11. Autorização da criação do ISPI. Díario da República I Série – N.º 149. Angola.
Lei N.º 450 (2022). Decreto Executivo Nº 450 (2022). Normas Curriculares Gerais para os Cursos de Pós-Graduação do Sistema de Ensino Superior. Diário da República. Série I- N.º 186. Angola.
Lei N.º 32 (2020). Lei de base do sistema de educação e ensino. Diário da República. Serie I - N.º 123. Angola.
Peteiros, D. R. (2015). Todo sobre Gestión de Procesos. Obtenido de Sinapsys Bussines Solutions: http://www.sinap-sys.com/es/contact. Acesso em: 10 jan. 2023.
Pinto, M. M. e Cangue, J. (2022). SDG4 And Quality Higher Education: A Challenge For Angola And Brazil, The Countries Of The Global South. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 29, n. 1, 2178-2229, jan./mar., 2022. 13. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa. Acessado em: 10 Jan 2023.
Rawpixel, L (2017). O que define um curso de pós-graduação de qualidade? Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/pos-graduacao/o-que-define-um-curso-de-pos-graduacao-de-qualidade/. Acesso em: 10 jan. 2023.
Romillo, A. (2018). La educacion de posgrado en la republica de cuba. Disponível em: http://publicaciones.anuies.mx/pdfs/revista/Revista90_S3A5ES.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.
Samá, D. e Cruz, Y. (2022). Calidad de los procesos sustantivos. El proceso de posgrado en la Universidad Agraria de La Habana. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/328890760_Calidad_de_los_ procesos_sustantivos_El_proceso_de_posgrado_en_la_Universidad_Agraria_de_La_Habana. Acesso em: 10 jan. 2023.
Silva, F. (2005). Curso de Agregação Pedagógica para professores da Universidade Agostinho Neto, Angola. Documentos em soporte magnético.
Silva, E. (2021). Discurso de abertura do colóquio internacional sobre a Covid-19. KULONGESA – TES (Tecnologia – Educação – Sustentabilidade) Edição extraordinária ISSN 2707-353X. Disponível em https://www.google.com/search?q=Eugenio+Silvaagrega%C3%A7%C3%A3o+pedag%C3%B3gica. Acesso em: 10 jan. 2023.
Silva, E. (2022). Ensino Superior recomenda qualificaçãoo do corpo docente. Disponível em: https://www.dev.angop.ao/noticias/educacao/ensino-superior-recomenda-qualificação-do-docente. Acesso em: 10 jan. 2023.
Teixeira, M. (2022). Cimeira Sobre a Transformação da Educação em Angola. Relatório da Consulta Nacional. Disponível em https://transformingeducationsummit.sdg4education2030.org Acesso em: 10 jan. 2023.
Thinkstock, L (2017). Qualidade de um curso de pós-graduação. Disponível em https://guiadoestudante.abril.com.br/pos-graduacao/o-que-define-um-curso-de-pos-graduacao-de-qualidade/. Acesso em: 10 jan. 2023.
Vilelas, J. (2009). Investigação: O processo de construção do conhecimento. Lisboa, Edições Silabo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors maintain copyright and grant the journal the right to first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this magazine.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).