25.Recensão Crítica da Obra Flagelados do Vento Leste, de Manuel Lopes

Risenson Kritika di Obra Os Flagelados do Vento Leste, di Manuel Lopes

Autores

  • Maria Helena Gonçalves Furtado Universidade do Porto - Portugal

Palavras-chave:

Bíblia, Os Flagelados, Vento Leste, Oshikwanyama, Manuel Lopes

Resumo

 Nesta recensão crítica ao qual foi dado o nome  Evangelho de Nhô Isé Cruz, segundo Manuel Lopes, procurou-se a leitura intercruzada da obra Os Flagelados do Vento Leste com a leitura da Bíblia Sagrada. Optou-se pelo uso da palavra Evangelho no título da recensão, porque a obra Os Flagelados do Vento Leste narra as circunstâncias de vida e um conjunto de princípios que modelam e enformam a vida do protagonista José da Cruz (Nhô Isé). A personagem e de Nho Isé configura um retrato cru do Homem Caboverdiano na sua conversa e luta com as forças naturais ou forças telúricas, que o próprio reconhece como pertença do Criador, num tempo e espaço dominado pela violência e desamparo. O autor estruturou a obra em duas partes, a primeira tem como protagonista Isé da Cruz e a segunda o seu filho. Mas pode entender-se que existe um outro sujeito-chave presente ao longo da obra, que o autor apresenta logo no início da primeira parte, de forma contemplativa ou mesmo fílmica. As forças telúricas como a chuva, vento (lestada), estiagem, coexistem e condicionam o comportamento, atitude e estado de espírito de toadas as pessoas ao longo da obra, a ponto de temperar o próprio caráter do Homem Caboverdiano.

***

Rezumu: Na es risenson literaria ki dadu nomi Evangelho de Nhô Isé Cruz, segundo Manuel Lopes, buskadu interkruza leitura di obra Os Flagelados do Vento Leste ku leitura di Bíblia Sagrada. Optadu pa uzu di palavra Evangelho na títulu di risenson, pamodi obra Os Flagelados do Vento Leste ta fala di sirkunstansia di vida e di un konjuntu di prinsipiu ki ta mudela e enforma vida di protagonista José da Cruz (Nhô Isé). Persunaji di Nho Isé ta konfigura un letratu kru di Omi kauberdianu na si kunbersu i luta ku forsa natural o forsa tilurika, ki el propi e ta rakunhesi komu pertensa di Kriador, na un tenpu i spasu dominadu pa violencia e dizanparu. Otor strutura obra li na dos parti, primeru ten komu protagunista Izé da Cruz i sigundo si fidju. Mas podi ntendedu ma tem otu sijeitu xavi ki sta prisenti o longu di obra, ki otor ta prisenta logu na inisiu di primeru parti di obra di forma kontenplativa o mesmu filmiku. Forsa tilurika sima txuba, bentu, estiajen koezisti i kondisiona konportamentu, atitudi, i stadu di spritu di tudu argen o longu di obra, a pontu di tenpra propi karater di Omi Kauberdianu.

Biografia do Autor

Maria Helena Gonçalves Furtado, Universidade do Porto - Portugal

Em 1978 imigrou juntamente com a família para Portugal. Viveu na cidade de Setúbal, onde fez estudos básicos, secundários e onde frequentou a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Licenciada em Ensino, como Professora do 2.º ciclo do Ensino Básico, na variante de Matemática e Ciências da Natureza, em 1999. Exerce a profissão desde a data. Em 2004 muda residência para a cidade do Porto, especializa-se em 2006 como professora de Educação Especial, no domínio mental e motor, na Universidade Lusíada do Porto.  Tem exercido como professora de Educação Especial em Agrupamentos de Escolas na cidade do Porto. Neste momento frequenta Mestrado em Estudos Africano, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É investigadora do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto.

Referências

Baptista, M. L. (1993). Vertentes da Insularidade na Novelística de Manuel Lopes. Porto: Afrontamento.

Bíblia Sagrada (Edição Pastoral ed.). (2014). Lisboa: Paulus Editora.

Coord. Centro Cultural Português em Bissau e União Nacional dos Artistas e Escritores da Guiné-Bissau. (1990). Antologia poética da Guiné-Bissau. (F. L. Castro, Ed.). Lisboa: Editorial Inquérito.

Coutinho, Â. B. (2019). Os dirigentes do PAIGC: da fundação à rutura: 1956-1980. Coimbra: Imprensada Universidade de Coimbra.

Lopes, M. (2021). Os Flagelados do Vento Leste. 4.ed. Lisboa: Vega.

Madeira, J. P. (2018). Nação e Identidade. A singularidade de Cabo Verde. Praia: Livraria Pedro Pires.

Organização: Souto, M., Elísio, F.; Cabral, I. (Eds..). (2016). Cartas de Amílcar Cabral a Maria Helena A outra face do Homem. Lisboa : Rosa de Porcelana.

Downloads

Publicado

03-10-2022

Como Citar

Gonçalves Furtado, M. H. . (2022). 25.Recensão Crítica da Obra Flagelados do Vento Leste, de Manuel Lopes: Risenson Kritika di Obra Os Flagelados do Vento Leste, di Manuel Lopes. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 2(Especial I), 446–453. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1069