25.Recensão Crítica da Obra Flagelados do Vento Leste, de Manuel Lopes
Risenson Kritika di Obra Os Flagelados do Vento Leste, di Manuel Lopes
Palabras clave:
Bíblia, Os Flagelados, Vento Leste, Oshikwanyama, Manuel LopesResumen
Nesta recensão crítica ao qual foi dado o nome Evangelho de Nhô Isé Cruz, segundo Manuel Lopes, procurou-se a leitura intercruzada da obra Os Flagelados do Vento Leste com a leitura da Bíblia Sagrada. Optou-se pelo uso da palavra Evangelho no título da recensão, porque a obra Os Flagelados do Vento Leste narra as circunstâncias de vida e um conjunto de princípios que modelam e enformam a vida do protagonista José da Cruz (Nhô Isé). A personagem e de Nho Isé configura um retrato cru do Homem Caboverdiano na sua conversa e luta com as forças naturais ou forças telúricas, que o próprio reconhece como pertença do Criador, num tempo e espaço dominado pela violência e desamparo. O autor estruturou a obra em duas partes, a primeira tem como protagonista Isé da Cruz e a segunda o seu filho. Mas pode entender-se que existe um outro sujeito-chave presente ao longo da obra, que o autor apresenta logo no início da primeira parte, de forma contemplativa ou mesmo fílmica. As forças telúricas como a chuva, vento (lestada), estiagem, coexistem e condicionam o comportamento, atitude e estado de espírito de toadas as pessoas ao longo da obra, a ponto de temperar o próprio caráter do Homem Caboverdiano.
***
Rezumu: Na es risenson literaria ki dadu nomi Evangelho de Nhô Isé Cruz, segundo Manuel Lopes, buskadu interkruza leitura di obra Os Flagelados do Vento Leste ku leitura di Bíblia Sagrada. Optadu pa uzu di palavra Evangelho na títulu di risenson, pamodi obra Os Flagelados do Vento Leste ta fala di sirkunstansia di vida e di un konjuntu di prinsipiu ki ta mudela e enforma vida di protagonista José da Cruz (Nhô Isé). Persunaji di Nho Isé ta konfigura un letratu kru di Omi kauberdianu na si kunbersu i luta ku forsa natural o forsa tilurika, ki el propi e ta rakunhesi komu pertensa di Kriador, na un tenpu i spasu dominadu pa violencia e dizanparu. Otor strutura obra li na dos parti, primeru ten komu protagunista Izé da Cruz i sigundo si fidju. Mas podi ntendedu ma tem otu sijeitu xavi ki sta prisenti o longu di obra, ki otor ta prisenta logu na inisiu di primeru parti di obra di forma kontenplativa o mesmu filmiku. Forsa tilurika sima txuba, bentu, estiajen koezisti i kondisiona konportamentu, atitudi, i stadu di spritu di tudu argen o longu di obra, a pontu di tenpra propi karater di Omi Kauberdianu.
Descargas
Citas
Baptista, M. L. (1993). Vertentes da Insularidade na Novelística de Manuel Lopes. Porto: Afrontamento.
Bíblia Sagrada (Edição Pastoral ed.). (2014). Lisboa: Paulus Editora.
Coord. Centro Cultural Português em Bissau e União Nacional dos Artistas e Escritores da Guiné-Bissau. (1990). Antologia poética da Guiné-Bissau. (F. L. Castro, Ed.). Lisboa: Editorial Inquérito.
Coutinho, Â. B. (2019). Os dirigentes do PAIGC: da fundação à rutura: 1956-1980. Coimbra: Imprensada Universidade de Coimbra.
Lopes, M. (2021). Os Flagelados do Vento Leste. 4.ed. Lisboa: Vega.
Madeira, J. P. (2018). Nação e Identidade. A singularidade de Cabo Verde. Praia: Livraria Pedro Pires.
Organização: Souto, M., Elísio, F.; Cabral, I. (Eds..). (2016). Cartas de Amílcar Cabral a Maria Helena A outra face do Homem. Lisboa : Rosa de Porcelana.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, siendo el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia de Atribución Creative Commons, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
Se autoriza a los autores a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (p. Ej., Publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y cita del trabajo publicado (Ver El efecto del acceso abierto).