Inclusão escolar e aprendizagem de alunos com Necessidades Educativas Especiais: Caso do estudo de alunos da 7ªClasse da Escola Básica de 7 de Abril-Chimoio (Moçambique)
School inclusion and learning of students with Special Educational Needs: Case study of 7th grade students at Escola Básica de 7 de Abril-Chimoio (Mozambique)
Mots-clés :
Inclusão Escolar, Aprendizagem, Necessidades Educativas EspeciaisRésumé
O presente estudo visa analisar a questão da influência das teorias educacionais de inclusão a partir duma entrevista conduzida na Direção da escola Básica de 7 de Abril junto dos seus professores e uma parte dos alunos da 7ª classe, como os participantes do estudo. Portanto, a entrevista semi-estruturada foi usada como um dos instrumentos de recolha de dados, tendo sido primeiramente dirigida a Direção da escola junto dos seus professores e a posterior o questionário como um dos instrumentos de colecta de dados dirigido aos alunos. Desta feita, o estudo baseou-se na abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica. Eventualmente os dados coletados foram analisados e tendo se notado que ainda existem muitos esforços a dobrar no que concerne a inclusão escolar ao longo percurso escolar básico, tanto como a falta do envolvimento da comunidade escolar neste âmbito. Contudo este estudo espera-se consciencializar o grupo alvo e os demais interessados nesta arena educacional pautar por estratégias de inclusão escolar por meio de fazer com que as políticas de ensino acomodem o aluno, não o aluno-ensino.
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This study aims to analyse the question of the influence of educational theories of inclusion based on an interview conducted at the 7 de Abril Elementary School with its teachers and some of the 7th grade students who took part in the study. Therefore, the semi-structured interview was used as one of the data collection instruments, firstly directed at the school management and its teachers, and then the questionnaire as one of the data collection instruments directed at the students. The study was based on a qualitative approach and bibliographical research. Eventually, the data collected was statistically analysed and it was noted that there are still many efforts to be made with regard to school inclusion throughout basic schooling, as well as the lack of involvement of the school community in this area. However, this study hopes to raise awareness among the target group and others interested in this educational arena of the need for school inclusion strategies to ensure that teaching policies accommodate the pupil, not the pupil-teacher.
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