Reflexão jurídico-antropológica sobre o direito da família: o casamento vs o (a)lembamento à luz dos direitos dos povos de Angola
Mots-clés :
Direito da Família, Casamento, LembamentoRésumé
Este estudo objetiva compreender a matriz antropológica do Direito da Família aplicado em Angola, suas nuances e desencontros em relação aos direitos dos povos de Angola. Do pondo de vista metodológico, esta é uma pesquisa bibliográfica e documental, que reúne e discute os dados a partir do que foi encontrado em livros, leis, artigos e registos disponíveis. De maneira sequenciada, o estudo retrata a família como uma realidade jurídicoantropológica, delimitando sua abordagem às comunidades africanas. Juridicamente, a família tem grande relevância porque dela nasce um conjunto alargado de relações jurídicas. Na Antropologia, a família é particularmente relevante por se tratar de uma realidade cultural de onde emergem as mais importantes relações entre o homem e a cultura. Para justificar a supervalorização das normas escritas a favor da exclusão legal da realidade jurídica dos povos de Angola, muitos autores sustentam que os institutos jurídicos destes povos possuem meras afeições culturais ou religiosas e nunca pretensões jurídicas propriamente ditas. Entretanto, um olhar aprofundado sobre a questão pode nos convidar a pensar diferente, visto que todos os sistemas de Direito nasceram de pretensões religiosas e filosóficas, que são elementos predominantemente culturais. A discussão a respeito da dicotomia entre o casamento e o lembamento nos permite demonstrar que o lembamento é a essência do matrimónio entre os povos de Angola, pois, traduz-se no ato mais significativo. Para cumprir o objetivo traçado, fez-se uma incursão sobre a constituição das relações jurídicofamiliares e, de seguida, tratou-se sobre o casamento vs (a)lambamento à luz dos direitos dos povos de Angola. À guisa de conclusão, destacou-se que os modelos de Direito são essencialmente resultado da experiência histórico-sócio-cultural de cada povo.
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O ulongelu yu wiza phala kutetulwisa o ukexinu wa kinemenu kya miji mu ixi ya Ngola, ni bhanawu bha dixila mu kinemenu kya mundu woso mu ixi ya Ngola. Kya lungu ni jiphangu, o ulongelu yu a mono ku wendesa mu uzanzelu wa mabuku ni mikanda y´okulu, yinawu mwa soneka kya lungu ni ijila, maka ni kya diteku. Mu kuditela kupholo, o ulongelu yu wiza mu kuthatha o mwiji mu kukala kidi mu ijila ya kaphutu tunde ku mbulathembu, kya beta kota mu kaxaxe ka mundu mu ngongo ya mbundu, mu Afidika. Mu ijila ya kaphutu, o mwiji wa kala ni kinemenu kyonene mukonda dya kwila, mu mwiji mwene mu tunda o isangela yene yoso. Mu uzanzelu w´okulu, o mwiji wala ni kinemenu kyonene mukonda kijingu kya ifwa ni idifwa ya tunda ukulu kulu, mwene we mu tunda o kaname ka muthu wa lumbi dya suku ni ifwa ni idifwa. Phala kuzokela o kifwa kya kuzangeleka kinawu ky´osoneke mu kaxaxe ka ijila ya mundu wa ixi ya Ngola, asoneke a vula ene mu kuzwela kuma, o mundu wala ni kidifwanganu kya ifwa ni idifwa, katuku o ijila yene neku. Mukiki, muku laya kya mbote o ukexinu wa maka yawa, u tukasa o kubanza kyengi, mukonda o maka en´oso a ijila a vwalukila mukonda dya wandelu wa kixikanu ni ibanzelu ya unjimu, ima ya lungu ni ifwa ni idifwa. O nzoka nzoka yala mu kaxaxe ka kusakana ni kilembu wiza mu kulondekesa kuma o kilembu kyane kya kituka o nzongelu ya mundu mu ixi ya Ngola, o kwila kyene o thama yala ni kinemenu kyonene. Phala kutenesa o mbambe i twa xindi, kya bhingi kuzanza o uyukisu wa ukexinu wa ijila ni miji, ni kina kyene o kusakana ni kilembu, hakaxi kya ijila ya mundu mu Ngola. Phala kuzubidisa, eza mu kusunzaku kuma, o ukexinu wa ijila wiza ku phangu ya kwamba kuma, o jiphangu jya musoso wa kisangi ni ifwa ni idifwa ya mundu ni mundu.
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Références
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