Reflexão jurídico-antropológica sobre o direito da família: o casamento vs o (a)lembamento à luz dos direitos dos povos de Angola
Palabras clave:
Direito da Família, Casamento, LembamentoResumen
Este estudo objetiva compreender a matriz antropológica do Direito da Família aplicado em Angola, suas nuances e desencontros em relação aos direitos dos povos de Angola. Do pondo de vista metodológico, esta é uma pesquisa bibliográfica e documental, que reúne e discute os dados a partir do que foi encontrado em livros, leis, artigos e registos disponíveis. De maneira sequenciada, o estudo retrata a família como uma realidade jurídicoantropológica, delimitando sua abordagem às comunidades africanas. Juridicamente, a família tem grande relevância porque dela nasce um conjunto alargado de relações jurídicas. Na Antropologia, a família é particularmente relevante por se tratar de uma realidade cultural de onde emergem as mais importantes relações entre o homem e a cultura. Para justificar a supervalorização das normas escritas a favor da exclusão legal da realidade jurídica dos povos de Angola, muitos autores sustentam que os institutos jurídicos destes povos possuem meras afeições culturais ou religiosas e nunca pretensões jurídicas propriamente ditas. Entretanto, um olhar aprofundado sobre a questão pode nos convidar a pensar diferente, visto que todos os sistemas de Direito nasceram de pretensões religiosas e filosóficas, que são elementos predominantemente culturais. A discussão a respeito da dicotomia entre o casamento e o lembamento nos permite demonstrar que o lembamento é a essência do matrimónio entre os povos de Angola, pois, traduz-se no ato mais significativo. Para cumprir o objetivo traçado, fez-se uma incursão sobre a constituição das relações jurídicofamiliares e, de seguida, tratou-se sobre o casamento vs (a)lambamento à luz dos direitos dos povos de Angola. À guisa de conclusão, destacou-se que os modelos de Direito são essencialmente resultado da experiência histórico-sócio-cultural de cada povo.
***
O ulongelu yu wiza phala kutetulwisa o ukexinu wa kinemenu kya miji mu ixi ya Ngola, ni bhanawu bha dixila mu kinemenu kya mundu woso mu ixi ya Ngola. Kya lungu ni jiphangu, o ulongelu yu a mono ku wendesa mu uzanzelu wa mabuku ni mikanda y´okulu, yinawu mwa soneka kya lungu ni ijila, maka ni kya diteku. Mu kuditela kupholo, o ulongelu yu wiza mu kuthatha o mwiji mu kukala kidi mu ijila ya kaphutu tunde ku mbulathembu, kya beta kota mu kaxaxe ka mundu mu ngongo ya mbundu, mu Afidika. Mu ijila ya kaphutu, o mwiji wa kala ni kinemenu kyonene mukonda dya kwila, mu mwiji mwene mu tunda o isangela yene yoso. Mu uzanzelu w´okulu, o mwiji wala ni kinemenu kyonene mukonda kijingu kya ifwa ni idifwa ya tunda ukulu kulu, mwene we mu tunda o kaname ka muthu wa lumbi dya suku ni ifwa ni idifwa. Phala kuzokela o kifwa kya kuzangeleka kinawu ky´osoneke mu kaxaxe ka ijila ya mundu wa ixi ya Ngola, asoneke a vula ene mu kuzwela kuma, o mundu wala ni kidifwanganu kya ifwa ni idifwa, katuku o ijila yene neku. Mukiki, muku laya kya mbote o ukexinu wa maka yawa, u tukasa o kubanza kyengi, mukonda o maka en´oso a ijila a vwalukila mukonda dya wandelu wa kixikanu ni ibanzelu ya unjimu, ima ya lungu ni ifwa ni idifwa. O nzoka nzoka yala mu kaxaxe ka kusakana ni kilembu wiza mu kulondekesa kuma o kilembu kyane kya kituka o nzongelu ya mundu mu ixi ya Ngola, o kwila kyene o thama yala ni kinemenu kyonene. Phala kutenesa o mbambe i twa xindi, kya bhingi kuzanza o uyukisu wa ukexinu wa ijila ni miji, ni kina kyene o kusakana ni kilembu, hakaxi kya ijila ya mundu mu Ngola. Phala kuzubidisa, eza mu kusunzaku kuma, o ukexinu wa ijila wiza ku phangu ya kwamba kuma, o jiphangu jya musoso wa kisangi ni ifwa ni idifwa ya mundu ni mundu.
Descargas
Citas
Altuna, P. R. (2006). Cultura Tradicional Bantu. Luanda: Paulinas.
Angola. Lei n.º 1/88, de 20 de fevereiro - Código da Família
Angola. Lei n.º 18/21, de 16 de Agosto, - Constituição da República de Angola.
Angola. Lei n.º 47-344/66, de 25 de Dezembro - Código Civil.
Chicoadão. (2015). Direito costumeiro e poder tradicional dos povos de Angola (2ª ed.). Luanda: Mayamba.
Coelho, F. P., & Oliveira, G. (2016). Curso de Direito da Família. Imprensa da Universidade de Coimbra.
Farias, C. C., & Rosenvald, N. (2020). Curso de Direito Civil: Famílias (12ª ed.). São Paulo: JusPodvim.
Madaleno, R. (2019). Manual de Direito de Família. Rio de Janeiro: Forense.
Madaleno, R. (2020). Direito de Família (10ª ed.). Forense.
Martins, M. D., & Tavares, A. C. (2017). Singularidades museológicas de uma tábua com esculturas em. Anais do Museu Paulista, p.91-101.
Medina, M. d. (2013). Direito de Família (2º ed.). Luanda: Escolar Editora.
Mussango, J. (2022). Implicações jurídicas do incumprimento da promessa de casamento no Direito Angolano.
Pinheiro, J. D., Coelho, P., & Oliveira, G. d. (2006). Direito da Família das Sucessões. Universidade de Lisboa.
Raúl, T. M. (2022). A importância do alambamento no casamento tradicional, na etnia dos ovimbundu do kutenda. Huíla.
Sousa, M. R. (2002). Introdução ao Estudo Direito. Luanda.
Tomalela, K. L. (2020). O Alambamento e a relevância jurídica da promessa de casamento. Revista Jurídica Digital JuLaw,p. 2-10.
Valente, J. F. (1983). A problemática do património tribal. Lisboa: Congregação do Espirito Santo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, siendo el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia de Atribución Creative Commons, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
Se autoriza a los autores a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (p. Ej., Publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y cita del trabajo publicado (Ver El efecto del acceso abierto).