Inclusão dos alunos com dificuldade visual na Província de Nampula
Wùrányiwa w’asomi ahinòna sàna eprovinsiya ya Wámphula
Mots-clés :
Estratégias, Inclusão, Dificuldade visualRésumé
Esta investigação intitulada “Inclusão dos alunos com dificuldade visual na província de Nampula”, pretende identificar as estratégias voltadas para a inclusão dos alunos com dificuldade visual que necessitam de apoio aos serviços de educação especial numa instituição Y. Como opção metodológica, escolheu-se a abordagem qualitativa; quanto aos procedimentos é um estudo de caso e quanto ao objectivo é uma pesquisa descritiva. Participaram no presente estudo 6 (seis) colaboradores sendo (1 director, 3 professores e 2 alunos). O instrumento usado para a recolha de dados, foi a entrevista semiestruturada. Ora, os resultados deste estudo demonstram que, na instituição em estudo, os colaboradores têm envidado esforços na socialização dos alunos, na criação de recursos didácticos, na formação de turmas por tipologias para acomodar alunos com necessidades educativas especiais diferentes. Os alunos com dificuldade visual não se juntam na mesma turma com os de carácter auditivo, mas podem se juntar com estudantes normais e com necessidades psico-motores e físicas. Assim sendo, os alunos começam as suas aulas com instrumentos disponibilizados pelos professores, como é o caso de favos de ovos, depois passam para pauta ou punção e por último para o sistema braile. Nesta instituição de ensino, não existem professores com formação específica para lidar com estudantes com dificuldade visual, mas têm participado nas capacitações de curta duração promovidas pela Direcção Provincial de Educação de Nampula e pela equipa da Associacão dos Deficientes Moçambicanos (ADEMO). Conclui-se que nesta instituição, a interacção é positiva no processo de ensino e aprendizagem. Infere-se que os colaboradores disponibilizam favos de ovos, pautas, máquinas braile, plantas e mapas no processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, a metodologia de ensino pautada pelos professores nas salas de aula é a colaboração conjunta.****
Mùpuwelo ola wa “Wùrányiwa w’asomi ahinòna sàna eprovinsiya ya Wámphula”, omphavela osuwela inamuna sinruméliwa wìra yùrányiwe asomi ahinòna sàna, enaphwanelela mukhaliheryo wósoma nipuro khàta (Y). Evareliwo, ethanliwe esomelo yòsuluheya; nave ntthariheliwe osoma nipuro nothanleleya vaphaveliwaka othoriha mukhalelo aya. Ahírela mpantta yósoma ela anamuteko athanu ni mmosa (6) mwa yàwo (Tiretòre 1, Mapursòre 3 ni asomi 2). Ekaruma ekhweihenrye othukumanyerya mihupi, ovànelela. Nto, okhomoni waya vahònihereya wìra opuro ole onsommwe, anamuteko annikhanyànya wàtthekuliha asomi, otthokiha ikaruma sòsomela, wáhela asomi wìra esomeke ettharihelaka muthinto wa mukhalelo aya. Asomi ahinòna sàna khantakanxeriwa n’ale ahinìwa, masi ákhala ósoma poromosa n’asomi akumi walá arakanle nnari amaneñye. Sìso, asomi annipatxerya osoma waya n’ikaruma sitthokihiwe ni mapursòre, ntokoni opuro oniheliwa màtxe, vanattharelana silempwe ni wòkiseryani vanasommwa ni braile. Opuro ene yòla onisommwa, khakhanle mapursòre axonenle wàsomiha anaxikola ahinòna sàna, masi awo anírela mpantta mixuttiho kamosa-kamosa sinetetéliwa ni mwálàno wósoma eprovínsiya ya Wámphula vamosá ni Nikhuru na Alipa-òrakala Omosampìkhi (ADEMO). Vannisinseriwa vahimmwaka wìra opuro ene yòla masomeliwo tòluluwanyeya. Vannisuweleya wìra anamuteko annikumiha nipuro ninheliwa màtxe, sólempwa sòvirikana, ni mákina a braile, miri ni màpha okathi wósoma ni oxutta. Vàvo nto, masomiheryo aya mapursòre musàla ankhala okhaliheryana.Téléchargements
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