Os desafios políticos para o desenvolvimento do Ensino Técnico Básico e Médio na Província da Zambézia
Makatxamiho a mwelaponi veri wa okhomala sa Iskola innahusiha olapa miteko, wa eprovinsia yoZambezia
Mots-clés :
Desafios, Políticos, Ensino Técnico, DesenvolvimentoRésumé
O objetivo deste artigo é analisar e compreender as consequências das políticas educativas do ensino técnico profissional para a província da Zambézia. A questão central surge na medida em que hoje em dia em Moçambique nota-se a evolução do ensino secundário geral, diferentemente do ensino técnico, bem como a repercussão social e ideológica deste ensino. Isto Parece-nos que a política do governo na educação centra-se em ensinar o cidadão a ler e escrever e não a saber fazer. Na província, apesar dos investimentos e a atribuição de prioridade pelo governo, nota-se pouca procura pelo ensino técnico. A questão é saber Quais são as estratégias políticas do governo nacional e provincial no que tange a educação do ensino técnico profissional na província da Zambézia? O interesse do tema torna-se relevante visto que o ensino Técnico profissional na Província da Zambézia podia contribuir mais para o Desenvolvimento Local. Tal fato levou-nos a reconhecer que, às políticas em relação ao ensino técnico são desenhadas a nível nacional, e as direções provinciais recebem os planos e fazem cumprir mas não fazem esforços para adaptar os planos à realidade da província.
***
Olakela wa masu arempwe mu ori osuwela ni wupuwelela mathanlelo a governu ahu veri wa iskola seiho innahusiha miteko nitho wona makhalelo anakhumelela n’mathanleloni mwemmo. Mupuwelo ene yala anapatxherya mwa nthowa na wi, mahiku ahu yala, iskola secundaria metxhelo’ya annakhomala, ohiya iskola seiha innalotxahu, onahusiwamu miteko, tiwi iskola teknika. Mwa yela, mutxhu onona wi enapwana wi govern’ahu onnopuwela wahusiha atxhu walakhana ni okontara, ahipwathxaka wahusiha olapa nari opaka miteko. Mwa nthowa na yelatho, oZambesia wenno anaskola antxene anathanla iskola secundaria ethanyaka iskola onahusihiwamo miteko sohianahiana. Mupuwelo yala othene, annatannya, nikoheryo nla: Mupuwelo tani nari ephaka tani, governo a elapo yo Mosambique nari ya eProvinsia yela yoZambesia onupuwelaye veri wa iskola seiha inahusiha olapa miteko? Txiri okhomala wa iskola seiha innahusiha miteko sahawela oruhwa okhomalatho wa elapo yela yoZambesia, tiva into innukhuwahu. Womaliherani wa mahusiho ahu, onnoneyavo wi malamulo othene a iskola seiha innahusiha miteko inarwa veri wa governo a elapo yothene yoMosambique, ohalakavo wi asitokwene a eprovinsia yoZambesia yone makhalelo’ene a otaphulela ikano seiha veri wa makhalelo ni merelo a epovinsia yela.
Téléchargements
Références
BARBOSA, A. (1972) problemas do ensino nas Missões em Moçambique, in” Missão e vida” n.21 Maio-Junho. p.32-49.
BARATA, J. (1973). Perspectivas da educação no IV plano de fomento de Moçambique. Lourenço Marques: Texto Editora.
BELCHIOR, M. (1966). Moçambique curso de extensão universitária ano lectivo 1964-1965, evolução política do ensino em Moçambique. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa.
DPCTESTPZ (2015). Informe por ocasião da visita de S. Excia o Ministro da CTESTP, Quelimane: STP.
DOMINGOS, A. B. (2015) A educação e as organizações democráticas em Moçambique: experiências da Revolução popular. Praxis educativa, ponta grossa, v.10,n.1,p.227-251, Jan/Jun. disponível em http://www.revista 2 upeg.br/índex. php/ praxis educativa.
GOMES, R. (1996). Percursos da educação colonial no estado Novo (1950-64) para uma Historia da educação colonial. Lisboa/ porto, António Novoa, Marc Depaepe, Erwin.V.Johanningneier, Diana soto Arango (eds), p.153-163.
MACHEL, S. (1977). Estudemos e façamos os nossos conhecimentos um instrumento de libertação do povo, departamento do trabalho ideológico. Maputo: Texto Editora.
MCTESTP (2015). Reforma da Educação Profissional: Proposta de Texto para Incluir na Informação ao Governo. Maputo: MEC.
MOSCA, J (2005). Económia de Moçambique, século XX, Lisboa: Instituto Piajet.
Moçambique. Lei nº 4/83 de 23 de Março e aprovado pela resolução nº 11/ 81 de 17 de Dezembro. Maputo: Assembleia da República de Moçambique
Rodrigues, E. et. al. (2008). Diagnóstico de género nas instituições de PIREP. Maputo: s.e.
ROBATE, S. A (2006). Currículo de formação de professores primários na disciplina de língua portuguesa em Moçambique: um repensar de seus fundamentos teóricos. Piracicaba, São Paulo.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes:
Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, l'œuvre étant simultanément concédée sous licence Creative Commons Attribution License, qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité de l'œuvre et publication initiale dans ce magazine.
Les auteurs sont autorisés à assumer séparément des contrats supplémentaires, pour la distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publié dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et publication initiale dans cette revue.
Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leurs travaux en ligne (par exemple dans des référentiels institutionnels ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des changements productifs, ainsi que citation des travaux publiés (voir l'effet du libre accès).