O papel do professor diante do bullying na sala de aula nas escolas moçambicanas
Indima Kathisha Phambi Kokuhlukunyezwa Eklasini Ezikoleni Zasemozambica
Mots-clés :
Professor, Bullying, Sala de Aula, EscolasRésumé
Este artigo tem como tema o papel do professor diante do bullying na sala de aula nas escolas moçambicanas: estudo de caso da Escola Primária completa Eduardo mondlane-cidade de chimoio. Por isso, o objectivo deste estudo consiste em analisar o papel do professor frente ao bullying, ou seja, analisar a importância do professor no combate e na prevenção ao bullying no cotidiano escolar na Escola Primária Completa Eduardo Mondlane, localizada na cidade de Chimoio, em Moçambique. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa associada à revisão bibliográfica e as técnicas de entrevista e a observação direta na sala de aula. A entrevista foi aplicada a 05 professoras. A análise das entrevistas realizadas baseou-se na análise de conteúdo, que foi sistematizada. Os resultados obtidos mostraram que para prevenir a ocorrência de bullying na sala de aula, não é necessariamente fundamental que o professor conheça o contexto de bullying e suas consequências, pois o bullying nada mais é do que o desrespeito ao próximo, mas também o professor tem um importante papel na prevenção e combate ao bullying, suas atitudes podem fazer com que o aluno reflita de maneira satisfatória sobre o problema.
***
Indikimba yalesi sihloko indima kathisha lapho ebhekene nokuhlukunyezwa ekilasini ezikoleni zaseMozambique: isifundo sesifundo sase-Eduardo Mondlane Primary School edolobheni laseChimoio. Ngakho-ke, inhloso yalolu cwaningo ukuhlaziya indima kathisha lapho ebhekene nobuxhwanguxhwangu, okungukuthi, ukuhlaziya ukubaluleka kukathisha ekulweni nasekuvimbeleni ubuxhwanguxhwangu empilweni yansuku zonke yesikole e-Escola Primaria Complete Eduardo Mondlane, etholakala esifundeni. Idolobha laseChimoio, eMozambique. Ngokwendlela yokwenza, kwamukelwa indlela yekhwalithethivu, ehlotshaniswa nokubuyekezwa kwe-bibliographic kanye namasu okuxoxisana kanye nokubhekwa okuqondile ekilasini. Inhlolokhono ifakwe kothisha abangu-05. Ukuhlaziywa kwezingxoxiswano ezenziwe kwakusekelwe ekuhlaziyeni okuqukethwe, okwahlelwa ngendlela ehlelekile. Imiphumela etholakele ibonise ukuthi ukuze kugwenywe ukwenzeka kokuhlukunyezwa ekilasini, akudingekile ngempela ukuthi uthisha azi umongo wokuhlukumeza kanye nemiphumela yako, njengoba ubuxhwanguxhwangu buyinto nje yokungahloniphi abanye, kodwa futhi uthisha kufanele enze okuthile okubalulekile. indima ekuvimbeleni nasekulweni nokuxhashazwa, izimo zengqondo zabo zingenza umfundi acabangisise ngendlela egculisayo ngenkinga.
Téléchargements
Références
ABOLINSH, Alexander. Diga não ao bullying. In Construir Notícias. São Paulo V. 07, n. 40, p. 1, maio/jun. Recife, 2008.
ABRAMOVAY, Miriam; RUA, Maria das Graças. Violências nas escolas. Brasília: UNESCO, 2002.
BRAGA, Lélio. Bullying: o que você precisa saber, Rio de Janeiro: Impetus, 2009.
CARPENTER, Deborah; FERGUSON, Christopher J. Cuidado! Proteja seus filhos dos bullies. São Paulo: Butterfly, 2011.
CHALITA, Gabriel. Bullying, o crime do desamor. Construir Notícias. São Paulo, V. 07, n. 40, p. 8-9, maio/jun. Recife, 2008.
CHALITA, Gabriel. Pedagogia da amizade – bullying: o sofrimento das vítimas e dos agressores. 5. ed. São Paulo: Gente, 2008.
CLEMENTE, Antônio. Violência disfarçada. Construir Notícias. Maputo V. 07, n. 40, p. 19-24, maio/jun. Recife, 2008.
FANTE, Cléo. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. São Paulo: Verus, 2005.
FERNANDES, Grazielli; YUNES, Maria Angela Mattar; TASCHETTO, Leonidas Roberto. Bullying no ambiente escolar: o papel do professor e da escola como promotores de resiliência- Revista sociais & humanas - Rio Grande do Sul. vol. 30 / nº 3 - 2017
LOPES ,Neto. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. J Pediatr Rio de Janeiro 2005;81(5 Supl):S164- S172.
MELO, Josevaldo, Araújo de. Bullying na escola: como identificá-lo, como previni-lo, como combatê-lo; Recife: EDUPE, 2010. 128p.
MEOTTI. Juliane Prestes; PERÍCOLI, Marcelo. A postura do professor diante do bullying em sala de aula. Revista Panorâmica On-Line. Barra do Garças – MT, vol. 15, p. 66 - 84, dez. 2013.
MOTA, Myriam Becho. Ensino de história e cultura afro-brasileira: uma análise do caderno do professor de história do ensino médio público paulista. 106f. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista. Marília, 2014.
NETO, A.L. Diga não ao bullying. 5 ed. Rio de Janeiro, ABRAPIA, 2004.
OLIVEIRA, Willer, Carlos, de. O papel do Professor diante do Bullying na sala de aula. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 18, n. 2, p. 297- 317, jul./dez. 2018.
PAVAN, Luciana. O papel do professor diante do bullying em sala de aula. Bauru: Universidade Estadual Paulista, 2007.
SANTOS, L. O papel do professor diante do bullying na sala de aula. UNESP. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia), Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências – Campus de Bauru –São Paulo, 2007.
SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes perigosas na escola: bullying. Rio de Janeiro: Fontanar, 2010.
SILVA, Geane, de Jesus. Bullying: quando a escola não é um paraíso,2006. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2012.
SILVEIRA, Denise, Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. Pesquisa Científica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
ZEQUINÃO, Marcela Almeida; PEREIRA, Beatriz; CARDOSO, Fernando Luiz. Bullying escolar: um fenômeno multifacetado. Educação e Pesquisas. São Paulo, v. 42, n. 1, p. 181-198, jan./mar. 2014.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes:
Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, l'œuvre étant simultanément concédée sous licence Creative Commons Attribution License, qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité de l'œuvre et publication initiale dans ce magazine.
Les auteurs sont autorisés à assumer séparément des contrats supplémentaires, pour la distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publié dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et publication initiale dans cette revue.
Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leurs travaux en ligne (par exemple dans des référentiels institutionnels ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des changements productifs, ainsi que citation des travaux publiés (voir l'effet du libre accès).