Choque de civilizações: Confronto Tradição vs Modernidade em Amar sobre um leito de preconceito, de Isabel Ferrão

Autores

  • Bonete Júlio João Chaha Universidade Licungo - Moçambique

Resumo

Esta investigação buscou compreender o confronto entre a tradição e a modernidade em Amar sobre um leito de preconceito, de Isabel Ferrão. A questão que orientou o trabalho consistiu em saber em que medida as diferenças culturais constituem fator de conflito entre os povos. Assim, a técnica de recolha de dados foi a pesquisa bibliográfica. O tratamento dos dados foi feito na base da análise de conteúdo e de discurso, o que revela que a literatura desempenha um papel muito importante, não só do ponto de vista artístico, mas também do ponto de vista cultural. Podemos olhar para ela como um “meio” que nos permite conhecer o mundo. A literatura é também o mote para a construção e a confirmação da história de um povo ou uma nação, pois é a partir desta que se podem narrar fatos inerentes ao percurso dos povos através de mitos, lendas, contos, desde a sua origem até os dias de hoje, contribuindo, assim, para uma autenticidade ou mesmo para uma identidade nacional.

Biografia do Autor

Bonete Júlio João Chaha, Universidade Licungo - Moçambique

Instituto Médio Politécnico de Moçambique, Universidade Licungo

Referências

Camilleti, G. G. (2007). Modernidade e tradição esculpidas no barro: uma reflexão da associação paneleiras de goiabeiras. Dissertação. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória. 2007.

Domingues, J. M. (1998). Modernidade, tradição e reflexividade no Brasil contemporâneo. Tempo Social, Rev. Sociol. São Paulo, vol.10, nº 2, p.209-234, out. 1998.

Ferrão, I. (2004). Amar sobre um leito de preconceito. Maputo: Njira Editora.

Giddens, A.(2007). Mundo em descontrole. 6.ed. Rio de Janeiro: Record.

_________.(2000). O mundo na era da globalização. Lisboa: Presença.

_________.(1991).As consequências da modernidade. 5.ed. São Paulo:Ed. UNESP.

Hall, S. (2004). A identidade cultural na pós-modernidade. 9.ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora.

Mindoso, A. V. (2017). Os Assimilados de Moçambique: Da situação colonial à experiência socialista. Tese. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

Mitjavila, M. R.; De Jesus, S. (2004). Globalização, modernidade e individualização social. Revista Katálysis. Florianópolis, vol.7, nº1, p.69-79, jan./jun.2004.

Pedro, M.; Siquisse, A. (s/d). Antropologia Cultural. Maputo: Anilda Ibrahimo Khan editora.

Ribeiro, R.; Poeschl, G. (2013). Globalização e suas consequências: representações de estudantes e profissionais portugueses. Psicologia e Saber Social. Rio de Janeiro, vol.2, nº1, pp. 51-71.

Rodrigues, A. D. (1996). Tradição e modernidade. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa.

Santos, R. R. dos. (2016). A vida de Voltaire, escrita por Condorcet, ou considerações sobre o papel do filósofo. Cadernos de Filosofia Política, Rio de Janeiro, n.29, p. 51-57.

Silva, C. R. V. (2010). A influência da Globalização nas manifestações Culturais e o Diálogo Intercultural como uma Genuína Alternativa de Respeito à Diversidade e ao Multiculturalismo. In: V Anuário Brasileiro de Direito Internacional, v.2, pp. 19-35. São Paulo.

Silva, E. A. da. (2011). Educação no meio rural em angola: tradição, (des)igualdade de género e cidadania. In: XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais. Salvador: UFBA, 2011.

Siqueira, E. D (2000). Antropologia: uma introdução. São Paulo: Universidade Aberta do Brasil.

Tarouco, E. S. (2010). O realismo animista e a literatura africana. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/43446 . Acesso em: 12 dez.2022.

Downloads

Publicado

02-01-2023

Como Citar

Chaha, B. J. J. (2023). Choque de civilizações: Confronto Tradição vs Modernidade em Amar sobre um leito de preconceito, de Isabel Ferrão. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 3(1), 92–110. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1097