4.Ensino da língua portuguesa em Angola: uma análise nas propostas de atividade do livro didático de língua portuguesa da 10ª classe

Mu nlonga nkanda yayi nsonga lekwa muna mona awei ba salanga ezi nsiku mya ndinga muna mambo za nsobanesa he ndinga mu nkanda za ndinga mputu za kalasi ya 10ª(kumi) kya malongi azole kya tulwa um nsi za ngola

Auteurs

  • Pedro Kiuma Da Silva Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Gislene Lima Carvalho Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mots-clés :

Ensino, Português, Livro didático, Atividades

Résumé

O presente estudo objetivou-se analisar como são tratadas as regras gramaticais em contexto de variação linguística nas propostas de atividades do livro didático da língua portuguesa da 10ª classe do ensino secundário adotado em Angola. Desse modo, para darmos conta do objetivo pretendido, o aporte teórico usados foram os principais postulados dos autores: Timbane e Santana (2021), Zau (2011), Bagno (2007), Cabral (20005), Bernardo (2017), Undolo (2016), Santana (2022), Antunes (2014) nos quais abordam sobre o ensino da língua portuguesa em Angola e a variante angolana que é falada pelos cidadãos locais em região nacional. A pesquisa é de cunho qualitativo e documental por se tratar da análise da obra Língua portuguesa 10ª classe das autoras Olga Magalhães e Fernanda Costa (2012) no qual observamos quatro propostas de atividades a fim entender o tratamento da variação linguística.  Portanto, os nossos resultados apontam que não existe nenhum tópico no manual didático que explica a respeito da variação linguística. Diante disso, constatou-se que o livro didático prioriza abordagem com base na gramática tradicional do português europeu e não leva em conta a realidade linguística dos alunos, sendo que o ensino de língua não deve ser pautado só em único viés, pois desse modo torna-se entrave para o processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa no país.  

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Lunkufi: Mu nlonga nkanda yayi nsonga lekwa muna mona awei ba salanga ezi nsiku mya ndinga muna mambo za nsobanesa he ndinga mu nkanda za ndinga mputu za kalasi ya 10ª(kumi) kya malongi azole kya tulwa um nsi za ngola. muna vana he yindulo ya lekwa, vana senselo ansoka yau ba vangidi he nkanda kyaki: timbane e santana (2021), Zau (2011), Bagno (2007), Cabral (2005), Bernardo (2017), Undulo (2016), Santana (2022), Antunes (2014) muna ba vovele he mambo mya malongi za ndinga mputo um nsi za ngola e muna mambo mpila mu mpila za ngola yina ba vovanga kwa antu mya vata ye muna fulu za wonso za nsi za ngola. he mpava kyoko yina ye nfunu za mbote mpasi vo he nkanda zozo twikidi he  mambo za nfunu kya ndinga mputo za kalasi ya 10ª (kumi) za Olga Magalhães  ye Fernanda Costa (2012) muno tu mwene 4(ya) nsongo a ngindu mya salu mpasi vo twa bakisa he nsobanesa a ndinga. yi wawu he salu kyeto wizidi twika vo ke nkanda kyeto yina ye malongi zi vovanga he nsobenesa za ndinga ko. tu mwene vo he nkanda kyokyo vene he ntangu muna vova kaka mambo mi kotanga he nsiku alusantu mya mputu za nsi za mputo ye ka natanga ko he mambo za nludi za ndinga ya ba nlongoki, vo mu tanga he ndinga ba talanga kaka he ma mambu moxi ko, kansi nfwaninika he mpasi muna nlongoka he ndinga mputu mu nsi.

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Bibliographies de l'auteur

Pedro Kiuma Da Silva, Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Graduando do Curso de Letras - Língua Portuguesa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab.  Bolsista do Projeto Quem Sabe Ensina  da Unilab em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Redenção – SME.

Gislene Lima Carvalho, Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC - 2011) com pesquisa na área de Linguística Aplicada. Licenciada em Letras - Português-Espanhol pela mesma universidade (2008). Coordenadora pedagógica de Língua Espanhola no Núcleo de Línguas da Unilab. Desenvolve trabalhos na área de Fraseologia, Ensino de Português Língua Adicional (PLA), Políticas Linguísticas, Lexicologia e Lexicografia. Atua como Professora Adjunta na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Références

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ZILLES, Ana Maria Stahl, FARACO, Carlos Alberto. (Org.) Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. São Paulo: Parábola, 2015.

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Publiée

03-10-2022

Comment citer

Da Silva, P. K., & Carvalho, G. L. . (2022). 4.Ensino da língua portuguesa em Angola: uma análise nas propostas de atividade do livro didático de língua portuguesa da 10ª classe: Mu nlonga nkanda yayi nsonga lekwa muna mona awei ba salanga ezi nsiku mya ndinga muna mambo za nsobanesa he ndinga mu nkanda za ndinga mputu za kalasi ya 10ª(kumi) kya malongi azole kya tulwa um nsi za ngola. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 2(Especial I), 76–93. onsulté à l’adresse https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1035