6.A formação pedagógica dos professores no Ensino Superior na Universidade Lúrio, Curso de Licenciatura em Psicologia Clínica no Regime Pós-Laboral

Maphunziro a Aphunzitsi mu Maphunziro Apamwamba ku Universidade Lúrio mu Degree Course ya Clinical Psychology maphunziro a pambuyo pa ntchito

Auteurs

  • Maria Alice Luís Universidade Católica de Moçambique

Mots-clés :

Formação Pedagógica, Professores, Ensino Superior, Universidade

Résumé

Este estudo analisa a posição dos docentes do ensino superior face a necessidade de formação pedagógica e mais especificamente diferenças entre as posições dos docentes dos dois regimes de leccionação de cursos Pós-laboral na Universidade Lúrio. Com esse entendimento, procurar-se-á, neste ensaio académico, argumentar em favor da importância da formação pedagógica do professor universitário buscando subsídios na área da Educação para desenvolver os argumentos. O tipo de pesquisa foi qualitativa e quantitativa. Como instrumento de recolha de dados foram construídos questionários de perguntas semiabertas e fechadas, administrados e interpretados pela google drive. Este estudo fizeram parte do estudo 8 participante sendo um director pedagógico com uma entrevista e 7 questionários dirigidos aos docentes do curso de licenciatura em psicologia clínica, A análise de resultados permite concluir que os docentes da Universidade Lúrio, evidenciam uma receptividade à formação académica inferior ao legislado pelo Conselho Nacional para Avaliação de Qualidade (CNAQ) e pedagógica presumivelmente exíguo entre os docentes que não diferem em termos de necessidades de formação. Os resultados permitem traçar ainda um perfil para cada um dos grupos de docentes educados. Para a questão de tipo de regime de contratação, a minoria respondeu que são a tempo parcial, sendo 66,7%, e 33.3% respondeu que são a tempo integral e a maioria, concluindo-se assim que este curso é leccionado na sua maioria por docentes parciais e por outro lados afirmou-se que, como docente conhece os planos de carreira, sendo 67.7%, e a minoria 33.3% não concordam.

***

Chidule: Kafukufukuyu akuwunika momwe aprofesa amaphunziro apamwamba alili poyang'anizana ndi kufunikira kwa maphunziro a uphunzitsi komanso makamaka, kusiyana pakati pa maudindo a aphunzitsi m'maulamuliro awiri a maphunziro a pambuyo pa ntchito ku Universidade Lúrio. Ndi kumvetsetsa uku, nkhani yamaphunziro iyi idzafuna kutsutsana ndi kufunikira kwa maphunziro apamwamba a aphunzitsi aku yunivesite, kufunafuna thandizo m'gawo la Maphunziro kuti apange mikangano. Mtundu wa kafukufuku unali qualitative-quantitative. Monga chida chosonkhanitsira deta, mafunso okhala ndi mafunso osatsegula ndi otsekedwa adapangidwa, kuyendetsedwa ndikutanthauziridwa ndi google drive. Kafukufukuyu anali gawo la kafukufuku 8 wochita nawo kafukufuku yemwe anali wotsogolera maphunziro ndi zoyankhulana ndi mafunso 7 operekedwa kwa aphunzitsi a digiri ya psychology yachipatala. malinga ndi zosowa za maphunziro. Zotsatirazi zimatithandizanso kutsata mbiri ya gulu lililonse la aphunzitsi ophunzira. Pakuti funso la mtundu wa ganyu boma, ochepa anayankha kuti ndi ganyu, kukhala 66.7%, ndi 33.3% anayankha kuti ndi anthawi zonse ndipo ambiri, motero pomaliza kuti maphunzirowa amaphunzitsidwa makamaka ndi aphunzitsi tsankho ndi, Komano, zidanenedwa kuti, monga aphunzitsi, amadziwa mapulani a ntchito, kukhala 67.7%, ndipo ochepa 33.3% sagwirizana.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Maria Alice Luís, Universidade Católica de Moçambique

Doutoranda em Inovação Educativa na Universidade Católica de Moçambique, Campus Nampula. Técnica de Farmácia, Licenciada em Psicologia Clínica e de Aconselhamento, Mestre em Educacao em Ciências de Saúde pela Universidade Lúrio de Nampula. Docente desde 1997 nos Institudos de Ciências de Saúde de Quelimane, Nampula e na Univesidade Lúrio. Na  Apolitecnica e Mussa Bin Bique de Nampula lecionou as cadeiras de Farmacologia, Psicologia Médica, Comportamento desviantes, Avaliação psicológica, Modelos de Intervencao psicológica, Etologia, Psicologia de desenvolvimento, Psicologia clínica e Psicologia Médica, Farmacignosia, Farmacoterapia, Psicofarmacologia e Farmacia hospitalar. Actuamente trabalha nos Hosipal Central de Nampula a tempo interior e docentes na Universidade Lúrio a tempo parcial.

Références

Behrens, M. A.; Junges. K. S. (2016). Uma formação pedagógica inovadora como caminho para a construção de saberes docentes no ensino superior. Educar Em Revista. Vol.56, vol.1, p.211–29.

Chagas, A. T. R. (1991). O questionário na pesquisa científica. Universidade Católica de Campinas. p.12–49.

Corrêa, G. T.; Ribeiro, V. M. B. (2013). A formação pedagógica no ensino superior e o papel da pós-graduação stricto sensu. Educação Pesquisa, São Paulo, vol. 39, nº 2, p. 319-334, abr./jun.

Costa, S. Nilce, M. (2009). “Formação Pedagógica de Professores de Nutrição: Uma Omissão Consentida?” Revista de Nutricao. vol. 22, nº1, p.97–104.

Esteves, M. (2008). Para a excelência pedagógica do ensino superior. Sisifo - Revista de Ciências Da Educação. vol.7, nº2, p.101–110.

Fedenc, A. V. F.; Saraiva, A. C. L. C. (2010). Os professores universitários, sua formação pedagígica e suas necessidades formativas. Ensino Superior: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente, p.573–89.

Moçambique. Lei Nº 27/2009, de 29 de Setembro - Lei do Ensino Superior, Maputo.

Lourenço, C. D. S., M. C. Lima; Narciso E. R. P. (2016). “Formação pedagógica no ensino superior: o que diz a legislação e a literatura em educação e administração? Teacher education in higher education: What does the law and literature in education and administration?” vol.21, nº3, p.691–717.

Marques, J.; Pinto, P. R. (2014). “Formação pedagógica de professores do ensino superior: a experiência na Universidade Nova de Lisboa. Revista Portuguesa de Pedagogia, p. 129–49.

Martin, Pura L. O.; Romanowski, J. P. (2010). “A Didática na formação pedagógica de professores.” Educação. vol. 33, nº3, p.205–212.

Masetto, T. M. (2009). “A formação pedagógica dos docentes do ensino superior.” Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación Del Profesorado. Vol. 2, nº1, p.18-29.

Nhampule, A. M., Langa, H.; Mukora, J. (2016). Guião de autoavaliação de cursos e/ou programas e instituições. In: Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do ensino superior. Vol. 53, nº2, Maputo.

Saide, A. Lobo, C., Manuela, C., Armando, F., Miranda, G. Noneque, J., Luís, M. & Iacamurima, R. (2017). Plano curso de psicologia clínica. Vol.30, nº1, p. 110–134.

Simão, A. M. V. V., Fernandes, S. R: G., Flores, M. A.; Figueira, C. (2008). “Sísifo.” (May 2015), p.1–164.

Turato, E. R. (2000). Introdução à metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: definição e principais características. Revista Portuguesa de Psicossomática Portugual. Vol.2, nº1, p.93–108.

Téléchargements

Publiée

03-10-2022

Comment citer

Luís, M. A. . (2022). 6.A formação pedagógica dos professores no Ensino Superior na Universidade Lúrio, Curso de Licenciatura em Psicologia Clínica no Regime Pós-Laboral: Maphunziro a Aphunzitsi mu Maphunziro Apamwamba ku Universidade Lúrio mu Degree Course ya Clinical Psychology maphunziro a pambuyo pa ntchito. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 2(Especial I), 114–132. onsulté à l’adresse https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1027