Supervisão e ética profissional na Educação em Moçambique

Kuyang'anira ndi machitidwe aukadaulo

Autores

  • Maria Alice Luís Universidade Católica de Moçambique - Moçambique

Palavras-chave:

Supervisão, Ética Profissional, Pedagogia e Avaliação

Resumo

Estamos perante um texto de natureza teórica, que procura analisar e situar o conceito de Supervisão e ética profissional, com o objetivo de conhecer vários conceitos em volta do tema, descrevendo várias maneiras de aplicação de ética nos diferentes atividades de supervisão profissional. Entretanto, os conceitos de supervisão e ética têm conhecido uma evolução de significado, o que se projeta no alargamento da sua abrangência. Para elaboração deste tema recorreu-se a revisão bibliográfica como livros, artigos a cessados nas diferentes plataformas digitais. O tipo de estudo foi qualitativo numa pesquisa bibliográfica. O artigo está dividido em 4 partes sendo, introdução, fundamentação teórica e ou histórica, conclusão e referência bibliográfica. Para ensinar a ensinar é preciso aprender a ensinar e também ao ensinar aprende-se. Todo este processo terá que ter como suporte a supervisão. Pereira (2013) “supervisão pedagógica, ao contrário do que se possa pensar, não está somente relacionada com a formação inicial dos futuros professores, mas também com a formação contínua, necessária para a evolução permanente de um profissional aprendiz, que é o professor.” Na ética profissional, é imprescindível estar sempre bem informado, acompanhando não apenas as mudanças nos conhecimentos técnicos da sua área profissional, mas também nos aspectos legais e normativos.

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Tili patsogolo pa zolemba zachidziwitso, lomwe likufuna kusanthula ndikukhazikitsa lingaliro la kuyang'anira ndi mayendedwe aukadaulo, ndi cholinga chofuna kudziwa malingaliro osiyanasiyana ozungulira mutuwo, kufotokoza njira zosiyanasiyana zogwiritsira ntchito machitidwe abwino pantchito zosiyanasiyana zoyang'anira akatswiri. . Pakali pano, malingaliro a uyang'aniro ndi makhalidwe asintha mu tanthauzo, zomwe zikuwonetseredwa pakukulitsa kukula kwake. Pofuna kumveketsa bwino mutuwu, kuunikanso kwa m'mabukuwa kunagwiritsidwa ntchito, monga mabuku, zolemba ndi zofikira pamapulatifomu osiyanasiyana a digito. Nkhaniyi idagawidwa m'magawo 4: mawu oyamba, ofotokozera komanso / kapena maziko a mbiri yakale, mawu omaliza ndi zolemba zamabuku. Kuti tiphunzitse mmene tingaphunzitsire, m’pofunika kuphunzira mmene tingaphunzitsire komanso pophunzitsa munthu. Ntchito yonseyi iyenera kuthandizidwa ndi kuyang'anira. Pereira (2013) "kuyang'anira maphunziro, mosiyana ndi zomwe munthu angaganize, sikungokhudzana ndi maphunziro oyambirira a aphunzitsi amtsogolo, komanso kuphunzitsidwa kosalekeza, kofunikira pakusintha kosatha kwa katswiri wophunzira, yemwe ndi mphunzitsi." M'makhalidwe aukadaulo, ndikofunikira nthawi zonse kukhala odziwa bwino, osatsagana ndi kusintha kokha kwa chidziwitso chaukadaulo mdera lanu la akatswiri, komanso pankhani zamalamulo ndi zovomerezeka.

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Biografia do Autor

Maria Alice Luís, Universidade Católica de Moçambique - Moçambique

Doutoranda em Inovação Educativa, Formadora Internacional da Toxicodependência pela ONU, Mestre em Educação em Ciências de Saúde, Licenciada em Psicologia Clínica e de Aconselhamento e Técnica de Farmácia, em exercício no Departamento de Pediatria no Hospital Central de Nampula - Moçambique e Docente de UniLúrio, Universidades Apolitecnica, Mussa Bin Bique e ICSQ e ICSN nos cursos de Licenciatura em Medicina, Medicina Dentária, Farmácia, Enfermagem e Psicologia Clínica nas cadeiras de Psicologia Médica, Comportamento Desviante, Modelos de Intervenção Psicológica I a IV e Avaliação Psicológica II e Farmacologia e Farmácia Hospitalar, funcionária do Hospital Central de Nampula – Moçambique.

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Publicado

29-05-2023

Como Citar

Luís, M. A. . (2023). Supervisão e ética profissional na Educação em Moçambique: Kuyang’anira ndi machitidwe aukadaulo. JINGA SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras (ISSN: 2764-1244), 3(Especial I), 214–233. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1121