6.A formação pedagógica dos professores no Ensino Superior na Universidade Lúrio, Curso de Licenciatura em Psicologia Clínica no Regime Pós-Laboral
Maphunziro a Aphunzitsi mu Maphunziro Apamwamba ku Universidade Lúrio mu Degree Course ya Clinical Psychology maphunziro a pambuyo pa ntchito
Keywords:
Formação Pedagógica, Professores, Ensino Superior, UniversidadeAbstract
Este estudo analisa a posição dos docentes do ensino superior face a necessidade de formação pedagógica e mais especificamente diferenças entre as posições dos docentes dos dois regimes de leccionação de cursos Pós-laboral na Universidade Lúrio. Com esse entendimento, procurar-se-á, neste ensaio académico, argumentar em favor da importância da formação pedagógica do professor universitário buscando subsídios na área da Educação para desenvolver os argumentos. O tipo de pesquisa foi qualitativa e quantitativa. Como instrumento de recolha de dados foram construídos questionários de perguntas semiabertas e fechadas, administrados e interpretados pela google drive. Este estudo fizeram parte do estudo 8 participante sendo um director pedagógico com uma entrevista e 7 questionários dirigidos aos docentes do curso de licenciatura em psicologia clínica, A análise de resultados permite concluir que os docentes da Universidade Lúrio, evidenciam uma receptividade à formação académica inferior ao legislado pelo Conselho Nacional para Avaliação de Qualidade (CNAQ) e pedagógica presumivelmente exíguo entre os docentes que não diferem em termos de necessidades de formação. Os resultados permitem traçar ainda um perfil para cada um dos grupos de docentes educados. Para a questão de tipo de regime de contratação, a minoria respondeu que são a tempo parcial, sendo 66,7%, e 33.3% respondeu que são a tempo integral e a maioria, concluindo-se assim que este curso é leccionado na sua maioria por docentes parciais e por outro lados afirmou-se que, como docente conhece os planos de carreira, sendo 67.7%, e a minoria 33.3% não concordam.
***
Chidule: Kafukufukuyu akuwunika momwe aprofesa amaphunziro apamwamba alili poyang'anizana ndi kufunikira kwa maphunziro a uphunzitsi komanso makamaka, kusiyana pakati pa maudindo a aphunzitsi m'maulamuliro awiri a maphunziro a pambuyo pa ntchito ku Universidade Lúrio. Ndi kumvetsetsa uku, nkhani yamaphunziro iyi idzafuna kutsutsana ndi kufunikira kwa maphunziro apamwamba a aphunzitsi aku yunivesite, kufunafuna thandizo m'gawo la Maphunziro kuti apange mikangano. Mtundu wa kafukufuku unali qualitative-quantitative. Monga chida chosonkhanitsira deta, mafunso okhala ndi mafunso osatsegula ndi otsekedwa adapangidwa, kuyendetsedwa ndikutanthauziridwa ndi google drive. Kafukufukuyu anali gawo la kafukufuku 8 wochita nawo kafukufuku yemwe anali wotsogolera maphunziro ndi zoyankhulana ndi mafunso 7 operekedwa kwa aphunzitsi a digiri ya psychology yachipatala. malinga ndi zosowa za maphunziro. Zotsatirazi zimatithandizanso kutsata mbiri ya gulu lililonse la aphunzitsi ophunzira. Pakuti funso la mtundu wa ganyu boma, ochepa anayankha kuti ndi ganyu, kukhala 66.7%, ndi 33.3% anayankha kuti ndi anthawi zonse ndipo ambiri, motero pomaliza kuti maphunzirowa amaphunzitsidwa makamaka ndi aphunzitsi tsankho ndi, Komano, zidanenedwa kuti, monga aphunzitsi, amadziwa mapulani a ntchito, kukhala 67.7%, ndipo ochepa 33.3% sagwirizana.
Downloads
References
Behrens, M. A.; Junges. K. S. (2016). Uma formação pedagógica inovadora como caminho para a construção de saberes docentes no ensino superior. Educar Em Revista. Vol.56, vol.1, p.211–29.
Chagas, A. T. R. (1991). O questionário na pesquisa científica. Universidade Católica de Campinas. p.12–49.
Corrêa, G. T.; Ribeiro, V. M. B. (2013). A formação pedagógica no ensino superior e o papel da pós-graduação stricto sensu. Educação Pesquisa, São Paulo, vol. 39, nº 2, p. 319-334, abr./jun.
Costa, S. Nilce, M. (2009). “Formação Pedagógica de Professores de Nutrição: Uma Omissão Consentida?” Revista de Nutricao. vol. 22, nº1, p.97–104.
Esteves, M. (2008). Para a excelência pedagógica do ensino superior. Sisifo - Revista de Ciências Da Educação. vol.7, nº2, p.101–110.
Fedenc, A. V. F.; Saraiva, A. C. L. C. (2010). Os professores universitários, sua formação pedagígica e suas necessidades formativas. Ensino Superior: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente, p.573–89.
Moçambique. Lei Nº 27/2009, de 29 de Setembro - Lei do Ensino Superior, Maputo.
Lourenço, C. D. S., M. C. Lima; Narciso E. R. P. (2016). “Formação pedagógica no ensino superior: o que diz a legislação e a literatura em educação e administração? Teacher education in higher education: What does the law and literature in education and administration?” vol.21, nº3, p.691–717.
Marques, J.; Pinto, P. R. (2014). “Formação pedagógica de professores do ensino superior: a experiência na Universidade Nova de Lisboa. Revista Portuguesa de Pedagogia, p. 129–49.
Martin, Pura L. O.; Romanowski, J. P. (2010). “A Didática na formação pedagógica de professores.” Educação. vol. 33, nº3, p.205–212.
Masetto, T. M. (2009). “A formação pedagógica dos docentes do ensino superior.” Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación Del Profesorado. Vol. 2, nº1, p.18-29.
Nhampule, A. M., Langa, H.; Mukora, J. (2016). Guião de autoavaliação de cursos e/ou programas e instituições. In: Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do ensino superior. Vol. 53, nº2, Maputo.
Saide, A. Lobo, C., Manuela, C., Armando, F., Miranda, G. Noneque, J., Luís, M. & Iacamurima, R. (2017). Plano curso de psicologia clínica. Vol.30, nº1, p. 110–134.
Simão, A. M. V. V., Fernandes, S. R: G., Flores, M. A.; Figueira, C. (2008). “Sísifo.” (May 2015), p.1–164.
Turato, E. R. (2000). Introdução à metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: definição e principais características. Revista Portuguesa de Psicossomática Portugual. Vol.2, nº1, p.93–108.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors maintain copyright and grant the journal the right to first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this magazine.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).