Parcerias locais e qualidade de ensino nas escolas primárias públicas em Moçambique: desafios e possibilidades em tempos de Covid-19

Vuhisekeli migangeni ni kuyampsisa ka jondzo esvikolweni sva mfumu wa Musambiki: matshamela ni mayendlela enkameni wa Covid-19

Autores

Palavras-chave:

Ensino primário, Parcerias locais, Qualidade total

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o nível de desenvolvimento de parcerias locais com vista a estimular a qualidade de ensino nas escolas primárias públicas, em Moçambique, nestes tempos de Covid-19. Este artigo resulta duma pesquisa qualitativa que teve como técnica de recolha de dados a entrevista semiestruturada dirigida a gestores escolares. A conclusão é de que a estratégia de desenvolvimento de parcerias locais não tem sido maximizada com vista a estimular a qualidade de ensino nas escolas primárias públicas. Sugere-se, assim, a superação da lógica da gratuidade do ensino primário e o alcance da lógica do investimento na participação comunitária.

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Nkomiso (Changana): Tsalwa leli lini nkongometo waku xiyaxiya mpimo wa kupfuxetela vuhisekeli la kuyampswisa ka jondzo esvikolweni lesvitsongo sva mfumo wa Musambiki, ankameni lowu wa Covid-19. Ndlela leyitirhisiweke ya kukola svitiviwa i nxopaxopo wa miyanakanyu ya nkoka,  laha kutirhisiweke svivutiso eka varhangeli va jondzo esvikolweni. Ekuxopaxopeni ku kumeke lesvaku vuhisekeli amigangeni alilondzovotiwi akuva litaza liyampswisa jondzo esvikolweni. Kuni mavonela yakuva kuhluliwa kutikanganyisa hikuvula lesvaku jondzo imahala, hipfumelelana lesvaku jondzo yilava vuhisekeli amigangeni, bjilwela kuyampswa asvikolweni sva mfumu.

Biografia do Autor

Fernando Rafael Chongo, Universidade Púnguè - Moçambique

Doutor em Inovação Educativa (Ciências de Educação) pela Universidade Católica de Moçambique; Professor Auxiliar no Departamento de Pedagogia e Psicologia, Faculdade de Educação, Universidade  Púnguè, na Região Centro de Moçambique

 

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Publicado

10-06-2022

Como Citar

Chongo, F. R. (2022). Parcerias locais e qualidade de ensino nas escolas primárias públicas em Moçambique: desafios e possibilidades em tempos de Covid-19: Vuhisekeli migangeni ni kuyampsisa ka jondzo esvikolweni sva mfumu wa Musambiki: matshamela ni mayendlela enkameni wa Covid-19. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 2(1), 92–107. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/882