Parcerias locais e qualidade de ensino nas escolas primárias públicas em Moçambique: desafios e possibilidades em tempos de Covid-19
Vuhisekeli migangeni ni kuyampsisa ka jondzo esvikolweni sva mfumu wa Musambiki: matshamela ni mayendlela enkameni wa Covid-19
Palabras clave:
Ensino primário, Parcerias locais, Qualidade totalResumen
Este artigo tem como objetivo analisar o nível de desenvolvimento de parcerias locais com vista a estimular a qualidade de ensino nas escolas primárias públicas, em Moçambique, nestes tempos de Covid-19. Este artigo resulta duma pesquisa qualitativa que teve como técnica de recolha de dados a entrevista semiestruturada dirigida a gestores escolares. A conclusão é de que a estratégia de desenvolvimento de parcerias locais não tem sido maximizada com vista a estimular a qualidade de ensino nas escolas primárias públicas. Sugere-se, assim, a superação da lógica da gratuidade do ensino primário e o alcance da lógica do investimento na participação comunitária.
***
Nkomiso (Changana): Tsalwa leli lini nkongometo waku xiyaxiya mpimo wa kupfuxetela vuhisekeli la kuyampswisa ka jondzo esvikolweni lesvitsongo sva mfumo wa Musambiki, ankameni lowu wa Covid-19. Ndlela leyitirhisiweke ya kukola svitiviwa i nxopaxopo wa miyanakanyu ya nkoka, laha kutirhisiweke svivutiso eka varhangeli va jondzo esvikolweni. Ekuxopaxopeni ku kumeke lesvaku vuhisekeli amigangeni alilondzovotiwi akuva litaza liyampswisa jondzo esvikolweni. Kuni mavonela yakuva kuhluliwa kutikanganyisa hikuvula lesvaku jondzo imahala, hipfumelelana lesvaku jondzo yilava vuhisekeli amigangeni, bjilwela kuyampswa asvikolweni sva mfumu.
Descargas
Citas
BEIRA, J.; VARGAS, S. & GONÇALO, C. Gestão da qualidade do ensino básico em Moçambique: um estudo em escolas primarias publicas. Revista de gestão e tecnologia, 2015.
BOLIVAR, António. Como melhorar as Escolas: Estratégias e dinâmicas de melhoria das práticas educativas. Portugal, Porto: ASA, 1999.
CASTIANO, José. Educação e Pobreza. In Ngoenha, S. e Castiano, J. Pensamento Engajado. Moçambique, Maputo: Educar, 2010.
CASTIANO, José.; NGOENHA, Severino. & GURO, Manuel. O barómetro da Educação Básica em Moçambique: Estudo-piloto sobre a qualidade da educação. Moçambique, Maputo: ISOED, 2012.
DILLON, J. & MAGUIRE, M. (2007). Becoming a Teacher: Issues in Secondary Teaching. Third Edition. USA, NY: Open University Press.
FRANKLIN, M. (2011). School and Community, Community and School. A case study of a Rural Missouri Setting. Thesis. University of Nebrasca.
GAVRILOSKI, Marko. (2018). A shift towards the balance between intrinsic extrinsic characteristics of Higher Education with purpose of Quality Assurance. Innovative Teaching Model in the System of University Education: Opportunities…pp. 255-268.
LAITA, Martins. A universidade em questão: Uma leitura do processo de Bolonha no contexto moçambicano. Nampula, Moçambique: Fundação AIS, 2015.
LULUVA, Samuel. Políticas Educacionais em Moçambique: O Conselho de Escola como componente da gestão democrática da escola publica moçambicana (1975 – 2003). Moçambique, Maputo: Imprensa Universitária, 2016.
MAZULA, Brazão. Educação, Cultura e Ideologia: 1975-1985. Portugal: Edições Afrontamento, 1995.
MAZULA, Brazão. O professor e os desafios de aprendizagem no seculo XXI: Uma abordagem orientada para o desenvolvimento. Revista Cientifica da Universidade Eduardo Mondlane, Série Ciências da Educação, 2012.
NGOENHA, Severino. CASTIANO, José. Pensamento Engajado. Moçambique, Maputo: Educar, 2010.
NHAMPOSSE, Alice. Participação comunitária inclusiva no desenvolvimento local. In Barbosa, G.; Ibraimo, M.; Laita, M. Mussagy, I. (2017). Moçambique, Nampula: década de palavras, 2017.
ORNSTEIN, ALLAN & LASLEY II, Thomas. Stractegies for effective teaching. (4th ed). USA: McGrawHill, 2014.
REIS, Rui Lopes dos., REIS, Henrique Pimentel. Gestão Estratégica: Aplicada a instituições de ensino superior. Lisboa: Escolar Editora, 2008.
SALLIS, Eduard. Total Quality Management in Education. 3rd Edition. London, UK, 2002.
SILVESTRE, Carlos. Educação/ Formação de Adultos: como dimensão dinamizadora do sistema educativo. Portugal, Lisboa: Instituto Piaget, 2003.
VISCHER, Adrie. (Ed). Managing Schools Towards High Performance: Linking
School Management Theory to the School Efectiveness Knowledge base. Holland, Utwente: Swets & Zeitlenger, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, siendo el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia de Atribución Creative Commons, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
Se autoriza a los autores a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (p. Ej., Publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y cita del trabajo publicado (Ver El efecto del acceso abierto).