Bissau em tradução: percalços e desafios de uma pesquisa em andamento

Fassi traduson na Bissau: canseras e dificuldades na fassi es tarbadju

Autores

  • Andre Luiz Ramalho Aguiar Hankuk University of Foreign Studies (HUFS)

Palavras-chave:

Cidade em tradução, Tradução cultural, Espaço de tradução, Multilinguismo

Resumo

O presente artigo é um recorte de treze meses de uma pesquisa desenvolvida em Bissau, capital da Guiné-Bissau, localizada na África Ocidental, sobre zona de tradução (SIMON, 2013) e espaço de tradução (CRONIN; SIMON 2014) em contextos transnacionais. A partir da busca pela compreensão dos efeitos causados pelas práticas de tradução em contextos multilíngues, multiculturais, multiétnicos e multirreligiosos, este texto apresenta os espaços de tradução de Bissau sob a ótica da história da tradução cultural com viés decolonial. A abordagem teórica em relação à tradução cultural é desenvolvida nas perspectivas de Simon (2008) e Pym (2017), destacando o embasamento conceitual da tradução cultural de Bhabha (2014). No que concerne à metodologia, a pesquisa concilia diferentes procedimentos de geração e coleta de dados alinhados à história oral, tomando como recorte espaço-temporal o espaço de tradução e o lugar de memória da “Praça dos Heróis Nacionais”, situada região central da capital, no período compreendido de fevereiro de 2021 a março de 2022. Sobre a metodologia em história oral, dialoguei com as perspectivas de Meihy (2011), Freitas (2006), Meihy e Ribeiro (2011) e Seawrigt (2017) a fim de tecer recursos necessários para definir os tipos de entrevistas e as etapas das entrevistas a serem cumpridas. Com o trabalho de campo, apresento alguns recortes de entrevistas fornecidas pelos nossos colaboradores de pesquisa, objetivando descrever o quão o conceito de tradução cultural só faz sentido quando as diferenças culturais e os múltiplos processos de negociações são discutidos. Concluindo, apresento os principais percalços e desafios encontrados durante a implementação da pesquisa em Bissau, capital transcultural do Ocidente da África.

Biografia do Autor

Andre Luiz Ramalho Aguiar, Hankuk University of Foreign Studies (HUFS)

Licenciado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade de Nantes, na França (2002). Possui mestrado em Letras, com ênfase em Estudos Portugueses, Brasileiros e da África Lusófona pela Universidade de Paris III / Sorbonne-Nouvelle (2005) e doutorado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020). De 2007 a 2012 atuou na Universidade Bolivariana de Venezuela (UBV) como Professor Concursado de Português Língua Estrangeira (PLE), onde exerceu a função de coordenador do Centro de Idiomas Rosa Luxemburgo, na sede UBV-Delta Amacuro. De 2012 a 2014 atuou na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) como Professor Visitante de Português Língua Estrangeira (PLE) para falantes de espanhol e de Linguística para os alunos de Letras. De 2014 a 2016 e de 2020 a 2022, foi professor-leitor da Universidade Nacional de Assunção (UNA), Paraguai e da Universidade Lusófona da Guiné (ULG), Guiné-Bissau, no âmbito do Programa Leitorado da Capes e do Ministério das Relações Exteriores onde coordenou a Licenciatura e o Núcleo em Língua Portuguesa. Atualmente, exerce a função de professor adjunto 1 na Hankuk University of Foreign Studies, na Coreia do Sul, ministrando aulas de Português Língua Estrangeira (PLE). Possui experiência na área de Ciências Humanas, tendo como subáreas de interesses a Linguística Aplicada, a Política Linguística, a Formação de Formadores em PLE e a História da Tradução, com ênfase em estudos interculturais, oralidades e fronteiras.

Referências

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Publicado

02-01-2023

Como Citar

Ramalho Aguiar, A. L. (2023). Bissau em tradução: percalços e desafios de uma pesquisa em andamento: Fassi traduson na Bissau: canseras e dificuldades na fassi es tarbadju. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 3(1), 226–253. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1079