8.Formação psicopedagógica dos professores do ensino superior e a melhoria da qualidade de ensino

Kupakwa na kubairwa nzero kuli anyakupfundzisa mabukho makulu-makulu na kusasanyira upfundzi wadidi

Autores

  • Luísa Natéssia Marufo Universidade Católica de Moçambique
  • Adérito Barbosa Universidade Católica de Moçambique – Faculdade de Educação e Comunicação
  • Felipe André Angst Universidade Católica de Moçambique – Faculdade de Educação e Comunicação

Palavras-chave:

Educação, Ensino Superior, Formação psicopedagógica, Qualidade de ensino

Resumo

O presente estudo visa reflectir em torno da temática da formação psicopedagógica dos professores do ensino superior e da qualidade de ensino, no campo da educação, tendo em conta a conjuntura social, económica e política em que nos encontramos causada pela globalização e constantes transformações tecnológicas, o papel do docente tem sido em grande medida associado à qualidade de ensino. Partindo deste pressuposto, o presente estudo tem como objectivo compreender em que medida a aposta na formação psicopedagógica dos professores do ensino superior tem contribuído para a melhoria da qualidade de ensino e das aprendizagens dos alunos. Para a recolha de dados, privilegiou-se a pesquisa bibliográfica. A capacitação contínua dos professores permite que estes tomem consciência da sua prática pedagógica, através de uma atitude reflexiva e investigativa, pois estão em constante construção e reconstrução de competências, conhecimentos, incessante desenvolvimento de novas habilidades e busca de recursos, de forma a tornarem-se profissionais da mudança no presente, com a responsabilidade de formar gerações para um futuro incerto, cumprindo em grande medida o seu papel de educador. Nesta senda, espera-se que os professores formem recursos humanos que contemple agentes transformadores, interventivos e solucionadores de problemas sociais, em prol do desenvolvimento de uma sociedade mais justa, para a preservação e afirmação da identidade nacional.

***

Pyancigwagwa: Mapfundzisiro awa, asapangisa mwacidikho-dikho Kupakwa na kubairwa ndzeru kuli anyakupfundzisa mabukho makulu-makulu na kusasanyira upfundzi wadidi, pa mbale ya mapfundzisiro, na ndawa ya makhaliro, mfuma yathu, ndale ya utongi na macitiro a kupasirana na thangwi ya macindjiro a pinthu kubulukira pa ndjira ya udziwisi, mphambvu ya mpfundzisi isakwanisa kudzesa upfundzi wadidi. Kutomera pa mapfundzisiro anewa, pali kudikhirwa cidzindikiro kuli anyakupfundzisa mabukho makulu-makulu, ninga ale ana mphambvu ya kusasanyira upfundzi wadidi, mphaso na luso kuli anyakupfundza mabukho makulu-makulo.Pa kutowera kugumanya mphangwa zonsene, atoma kupasa mpata wa basa ya kupfupfudza mabukho a cidikho-dikho. Kupindzira ndzeru kuli apfundzisi a mabukho, kusapasa kuti iwo adziwe na kukumbuka basa yawo pa mapfundzisiro, thangwi ya kupfupfudza na kusasira mbale ya udziwisi pa mapfundzisiro. Na ipyo, alikupitiriza na basa ya kumanga na kupasa ndzero za mapfundzisiro, udziwisi, uthambaruki wa kwenda na kwenda na cidzindikiro ca luso pa macitiro, towera apangise ninga anyakucindja maphatiro a midzidzi ino. Ali nawo mpingo wa kupaka ndzeru na luso kuli mbumba, towera udidi wa mangwana, mbafungisambo na kutsidzikira tenepa mphambvu ya mpfundzisi. Na ipyo, pirikudikhirwa kuti apfundzisi apake mbumba pa manyerezero a kuti acindje  ndzeru na makhaliro, na kumalisa mathangwi, mphingampinga na uypi wa mbumba towera kuti uthambaruki  uphenekere mpisa, towerambo pontho kuti acepeswe mathangwi a ucerengi wa nzinda na wa ndziko, na kusasanyira udidi wa dziko.

Biografia do Autor

Luísa Natéssia Marufo, Universidade Católica de Moçambique

Doutoranda em Inovação Educativa, na Universidade Católica de Moçambique – Faculdade de Educação e Comunicação, Nampula; Directora Adjunta Pedagógica da Extensão de Xai-Xai da Universidade Católica de Moçambique; Membro da Comissão da Qualidade da Universidade Católica de Moçambique; Mestre em Ciências da Educação, especialidade em Formação de Adultos, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

Adérito Barbosa, Universidade Católica de Moçambique – Faculdade de Educação e Comunicação

PhD em Ciências da Educação pelo Instituto da Educação da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa; PhD em Teologia Pastoral pelo Instituto de Pastoral de Madrid da Universidade Pontifícia de Salamanca; Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa; Mestre em Teologia Pastoral, especialidade em Pastoral Juvenil, pelo Instituto de Pastoral Juvenil da Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma; Licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia Universidade Católica Portuguesa – Lisboa; Professor, Coordenador de Curso de Doutoramento em Inovação Educativa e Coordenador do Departamento de Investigação e Desenvolvimento Comunitário da Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique; Membro da Comissão Científica da Reitoria da Universidade Católica de Moçambique

Felipe André Angst, Universidade Católica de Moçambique – Faculdade de Educação e Comunicação

Doutor em Ciências da Educação pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto; Mestre em Gestão e Administração Educacional pela Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique; Pós-Graduação Lato Sensu, especialidade em Pedagogia Escolar: Supervisão, Orientação e Administração pela Faculdade internacional de Curitiba – Brasil (FACINTER); Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário La Salle (UNILASALLE) Canoas – Brasil; Director da Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique; Professor da Universidade Católica de Moçambique; Membro da Comissão da Qualidade da Universidade Católica de Moçambique

Referências

António, N.; Teixeira, A.; Rosa, Á. (2016). Gestão da Qualidade: de Deming ao Modelo de Excelência da EFQM. Lisboa: Edições Sílabo.

Aquino, O. & Puentes, R. (2011). Trabalho didáctico na Universidade: estratégias de formação. Campinas: Editora Alínea.

Barañano, M. (2008). Métodos e técnicas de investigação em gestão. Lisboa: Edições Silabo, Lda.

Berger, C., Neto, L., & Vieira, A. (2019). Construindo as competências do professor do ensino superior no Brasil: uma análise de trajetórias de docentes de escola de negócios. Roteiro, vol. 44, nº3, p.1–24.

Biesta, G. (2018). Medir o que valorizamos ou valorizar o que medimos? Globalização, responsabilidade e a noção de propósito da educação. Revista Educação Especial, vol. 31, nº2, p.815-832.

Bonato, J. (2007). A qualidade total como prática gerencial. ciência e conhecimento. Revista Eletrônica Da Ulbra São Jerônimo, vol. 2, nº2, p.1-14.

Campos, V.; Almeida, M. (2019). Contribuições de acções de formação contínua para a (trans)formação de professores universitários. Revista Linhas, vol. 20, nº43, p.21–50.

Canário, R. (2000). Educação de adultos: um campo e uma problemática. Lisboa: Educa.

Díaz, Amparo Seijas (2003). Avaliação da qualidade das escolas. Porto: ASA.

Dickie, A. (2016). Docente, um Autor Principal na Qualidade no Ensino Superior: Caso Universidade Católica de Moçambique Faculdade de Economia e Gestão. Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento (REID), vol. 7, nº1, p. 39-50.

Eidelwein, M., & Santos, S. (2010). Psicopedagogia no Âmbito Institucional Do Contexto Universitário: Contribuições na Formação de Professores. Prâksis, vol. 1, p.29–36.

Flores, P. & Escola, J. (2008). O futuro hoje: ser professor no Sec. XXI. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/291523490_O_futuro_hoje_ser_professor_no_Sec_XXI. Acesso em: 22 jun.2022.

García, C. (1999). Formação de professores. para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora.

Gil, A. (2016). Como elaborar projectos de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Editora Atlas S.A.

Gondim, L., Rosa, A., Santos, E., Queiroz, J., Neto, J., Araújo, L., & Brito, Y. (n.d.). A Importância da Formação Pedagógica para Professores do Ensino Superior. p.1–26. Disponível em: https://www.academia.edu/12264161/A_IMPORTÂNCIA_DA_FORMAÇÃO_PEDAGÓGICA_PARA_PROFESSORES_DO_ENSINO_SUPERIOR. Acesso em: 22 jun.2022.

Marconi, M & Lakatos, E. (2015). Metodologia do trabalho científico. 7.ed. São Paulo: Editora Atlas S.A.

Marques, J. & Pinto, P. (2012). Formação pedagógica de professores do ensino superior: a experiência na Universidade Nova de Lisboa. Revista Portuguesa de Pedagogia, vol.46, nº2, p. 129-149.

Martinho, A. (2000). A História da Educação na formação de professores. Revista Máthesis, vol.9, nº2, p.279-296.

Mesquita, E. (2011). Competências do Professor. Lisboa, Edições Sílabo.

Natércio, A. (2005). Investigação naturalista em educação:um guia prático e crítico. Lisboa, ASA Editores, S.A.

Noa, F. (2010). Ensino Superior em Moçambique: políticas, formação de quadros e construção da cidadania. Universidade Eduardo Mondlane, Maputo. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/2985/1/Noa_COOPEDUI_4.2.pdf Acesso em: 22 jun.2022.

Pereira, P. (2013). A praxis e a formação do professor de Matemática. In: Eugenio, B.G; Santana C. De C, Costa, J.S.(Org.). Políticas Educacionais, Práticas Pedagógicas e Formação. São Paulo: Editora Alínea. p.141-164.

Perrenoud, P. (2000). Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed Editora.

Ramos, A., Delgado, F., Afonso, P., Cruchinho, A., Pereira, P., Sapeta, P. & Ramos, G. (2013). Implementação de novas práticas pedagógicas no Ensino Superior. Revista Portuguesa de Educação, vol. 26, nº1, p.115-141.

Raposo, N. (2011). A qualidade no ensino superior: exigências e limitações. Revista portuguesa de pedagogia. Vol.45, nº2, p.357-372.

Sapato, R. (2016). Os desafios da educação na actualidade. Revista de Investigação em Educação, Comunicação e Desenvolvimento, vol. 1, 7-24.

Soares, L., Marques, M., Monte, M., Barbosa, M., Zenaide, M., Medeiros, V., Barbosa, R. (2008). Globalização e desafios contemporâneos para educação – análise do PISA e os rumos da educação no brasil. Revista Espaço do Currículo, vol. 1, nº1, p.189-222.

Stoer, R. S. (2002). Educação e globalização: entre regulação e emancipação. Revista Crítica de Ciências Sociais, vol. 63, p.33-45.

Downloads

Publicado

03-10-2022

Como Citar

Marufo, L. N., Barbosa, A., & Angst, F. A. . (2022). 8.Formação psicopedagógica dos professores do ensino superior e a melhoria da qualidade de ensino: Kupakwa na kubairwa nzero kuli anyakupfundzisa mabukho makulu-makulu na kusasanyira upfundzi wadidi. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 2(Especial I), 152–171. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1020