Identidades culturais e educação no mundo globalizado

Identidadis culturas i educason na mundu globalizadu

Authors

  • Pascoal Jorge Sampa Universidade de Lisboa - Portugal

Keywords:

Cultural, Educação, Identidades, Globalização, Guiné-Bissau

Abstract

The valorisation of cultural identities and education in an increasingly globalised world requires not only the repetition but also the affirmation of less publicised cultural identities. For, they are the ones that most aggregate the traits of the cultures most disseminated by globalization. The work analyzes how globalization operates and what are its impacts on cultural identities and models of education and identify the flexible character of these cultural identities. The study was carried out through a qualitative approach and as to the objectives, the work was developed by an exploratory research through interviews with people who study this theme and bibliographical survey. With the arrival of the modern world, transformation take place in different societies, such as in Guinea Bissau, expanding a delayed between cultures and education systems and the linguistic issues between Portuguese, Creole and the ethnic languages that exist in the country. This has resulted in the domination of some realities and, consequently, in the affirmation and prevalence of certain cultural identities and models of education in the world.

Author Biography

Pascoal Jorge Sampa, Universidade de Lisboa - Portugal

Possui grau de Bacharel em Humanidade e licenciatura em Sociologia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), nasceu na cidade de Bissau, em dezembro de 1991. Filho de Jorge Sampa e de Linda Mango. Estudou na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) como bolsista da mobilidade acadêmica da ANDIFES no semestre 2016.1. Participou na pesquisa de “Descrição de Línguas Crioulas de Base Portuguesa” que tem como objetivo produzir um dicionário dessas duas línguas, coordenado pelo professor Dr. Cirineu Cecote Stein da Universidade Federal da Paraíba. Ex bolsista de PULSAR/Sociologia e do PIBID/Sociologia. Atualmente, mestrando na Universidade de Lisboa - Portugal.

References

BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Editora Zouk, 2017.

______. Escritos de Educação. Trad. Maria Alice e Afrânio Catani. 16.ed. Petrópolis/Rio de Janeiro: Vozes, 2015.

CÁ, Lourenço Ocuni. A constituição da política do currículo na Guiné-Bissau e o mundo globalizado. Cuiabá: Ed. UFMT, 2008.

CABRAL, Amílcar. A questão da língua. Revista Papia, vol.1, nº. 1, p. 59-61, 1976.

______. Libertação nacional e cultura. In: SANCHES, Manuela Ribeiro (Org.). Malhas que os Impérios tecem: Textos anticoloniais, contextos pós-coloniais. Lisboa. EDIÇÕES 70, 2011. p. 356-374.

CANCLINI, Néstor García. A globalização imaginada. São Paulo: Iluminuras, 2007.

CUCHE, Denys. Noção da Cultura nas Ciências Sociais. 3.ed. Lisboa, Fim de Século Editora, 2006, p. 135-153.

CZOPEK, Natalia. Implantação da língua portuguesa em África e formação da realidade linguística da Guiné-Bissau. In: RENATA, D. S. (Org.). Identidades revisitadas, identidades reinventadas: transformações dos espaços sociais, políticos e culturais nos países de língua oficial portuguesa. Varsóvia, s.e., 2012. p.257-274.

EMBALÓ, Filomena. O crioulo da Guiné-Bissau: língua nacional e factor de identidade nacional. Revista Papia, nº18. p.101-107, 2008.

FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustáquio. Paulo Freire e Amílcar Cabral: a descolonização das mentes. São Paulo: Editora Instituto Paulo Freire, 2012.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Trad. de Raul Fiker. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

EMBALÓ, Filomena. O crioulo da Guiné-Bissau: língua nacional e factor de identidade nacional. Revista Papia, nº18, 2008, p.101-107.

Instituto Nacional de Estatística e Censo da Guiné-Bissau. Recenseamento geral da população e habitação. Bissau: INEC, 2009.

HALL, Stuart. Identidade Cultural na pós-modernidade e outros escritos. Trad. Tomaz da Silva, Guaracira Louro, 11.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

NAMONE, Dabana; TIMBANE, Alexandre António. Consequências do ensino da língua portuguesa no ensino fundamental na Guiné-Bissau 43 anos após a independência. Mandinga: Revista de Estudos Linguísticos, Redenção: vol. 1, nº1, p. 39-57, jan./jun. 2017.

TULI, Pitika P. O elo em falta entre a cultura e a educação: estaremos ainda a perseguir deuses que não nos pertencem? In: MAKAGOBA, Malegapuru William (Org.). Renascença Africana: Nova Luta. Lisboa: Ed. Mulemba e Ed. Pedago LDA, 2015.

SANTOS, Boaventura de Souza. Os processos de globalização. In: Boaventura de Souza Santos (Org.). A globalização e as ciências sociais. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SILVA, Tomaz Tadeu. Quem precisa de identidade? In: Tomaz Tadeu da Silva (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 8 ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 103-133.

SIMMEL, Georg. Natureza da cultura. São Paulo: Editora Ática, 1983.

SILVA, Ciro L. da; SAMPA, Pascoal J. Língua portuguesa na Guiné-Bissau e a influência do crioulo na identidade cultural e no português. In: TIMBANE, Alexandre A.; BALSALOBRE, Sabrina Rodrigues G. (Org.). Língua Portuguesa em África: políticas linguísticas e crioulos em debate. RILP - Revista Internacional em Língua Portuguesa, IV série, nº 31, Lisboa, 2017. p. 231-247.

Published

10-06-2022

How to Cite

Jorge Sampa, P. (2022). Identidades culturais e educação no mundo globalizado: Identidadis culturas i educason na mundu globalizadu. NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 2(1), 206–224. Retrieved from https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/879