Supervisão da prática pedagógica: um relato de vivências de estágio pedagógico na formação inicial de professores no Huambo

Lukongo lu Isafu ci ndongusulu: mbici inzingulu icisafu ci ndongusulu muna malonji ma mbadukulu iminlongusu mi Hwambu

Autores

  • Nelson Miguel Chimbili Universidade Onze de Novembro em Cabinda - Angola

Palavras-chave:

Supervisão, Supervisor, Supervisão Pedagógica, Formação De Professores

Resumo

O presente trabalho resulta das atividades desenvolvidas no estágio pedagógico refletidas no relatório final, como medida de conclusão do Mestrado em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Primário pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, no âmbito do Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente, que decorreu no Instituto Superior Universitário da Caála, Huambo, entre os meses de Dezembro de 2021 e Maio de 2022, cujo objetivos foram o de lecionar aulas no Curso de Licenciatura em Ensino Primário e supervisionar 4 estudantes estagiários do 4.º ano do mesmo Curso no Ano Académico 2021-2022. A prática de supervisão promovida foi a clínica, baseada em três fases: a pré-observação, a observação e a pós-observação. Com ela, aduzimos que a supervisão pedagógica é uma atividade importantíssima, pois, possibilita o futuro professor ter cuidados na sua prática metodológica que o torna num profissional analítico, reflexivo e inovador.

****

Isalu benyaci cizili muna bisalu bi salimizi muna isafu ci ndongusulu mu n’yindululu mbíci isiinu, dedanga ifwanya ci mbanusunu Mestrado muna Nzila zi Ndongusulu zi Mbembo Cimputu muna malonji ma mbadukulu kuna ISCED i Benguela muna m’buungu yonso indongusulu ay ndyatusulu iminlongisi, ivyokila kuna Nzó Nkaanda Inene i Caála, Hwambu, muna zingonde  zi Dezembro mu nvú 2021 ay Maio um nvú 2022, muna Biswisi bi kulongisa muna Nkonga u Lisensyatura muna Ndongusulu Mbadukulu ay Kenguilila bana m´longoso ba ná (4) ba nvú u ná muna nkonga umweka um nvú maloongi 2021-2022. Isafu ci lukongululu cibá nzó m’buku, ci sunguemena muna kaká bi tatu: mbusa nkongululu, nkongululu ay ntwala nkongululu. Um yaw, tu sisumisi ti nkongululu ndongusulu  isangala ci nciinza beene, ibila ci nvanganga mi nlonguisi mi nkwiza ku kaala usisumuka muna nzila zi nsalulu zi ku nvaanga ku kaala isazi ci mayiindu, mbazulu ay umomona.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Miguel Chimbili, Universidade Onze de Novembro em Cabinda - Angola

Doutorando em Ciências da Educação – Especialidade de Literacias e Ensino do Português pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga-Portugal. Mestre em Educação, Especialização Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Primário, pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela. Licenciado em Ensino de Língua Portuguesa pelo Instituto Superior de Ciências de Educação de Cabinda.

Referências

Alarcão, I. ; Tavares, J. (2003). Supervisão da Prática Pedagógica: Uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem. (2.ª ed.).Coimbra. Almedina.

Gaspar, M. (2019). Supervisão em contextos de educação e formação. Concepções, práticas e possibilidades. Gaia: Fundação Manuel Leão

Reis, P. (2011). Observação de aulas e avaliação do desempenho docente. Lisboa: Ministério da Educação.

República de Angola. (2020). Decreto Executivo n.º 93/20, de 28 de Fevereiro. Luanda: Assembleia Nacional.

República de Angola. (2018). Decreto Executivo n.º 205/18, de 3 de Setembro. Luanda: Assembleia Nacional.

República de Angola. (2017). Decreto n.132/17, de 19 de Junho. Luanda: Assembleia Nacional.

República de Angola. (2020). Decreto Executivo n.º 285/20, de 29 de Outubro. Luanda:

Assembleia Nacional.

República de Angola. (2021). Orientações para o Estágio Profissional Luanda: Unidade Técnica de Gestão/Plano Nacional de Formação de Quadoros.

Silva, C. V. (2010). Para uma didáctica da Gramática: a aula de língua portuguesa como um laboratório de língua, in XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Porto, APL, 2010, pp. 717-732.

Vieira, F. ; Moreira, M.A. (2011). Supervisão e Avaliação do Desempenho Docente: para uma Abordagem de Orientação Transformadora. Lisboa: Ministério da Educação.

Vygotsky, L. S. (1991). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.

Downloads

Publicado

14-12-2023

Como Citar

Chimbili, N. M. (2023). Supervisão da prática pedagógica: um relato de vivências de estágio pedagógico na formação inicial de professores no Huambo: Lukongo lu Isafu ci ndongusulu: mbici inzingulu icisafu ci ndongusulu muna malonji ma mbadukulu iminlongusu mi Hwambu. JINGA SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras (ISSN: 2764-1244), 3(Especial II), 411–423. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1416

Edição

Seção

Seção IV - Relatos de Experiências, Fotos, Receitas, Tradições e ritos