Prática Pedagógica uma ferramenta importante para a formação de professores em Angola

Isavu ci ndongusulu: isangala ci n’ciinza muna ulongukwa ku minlongisi mi N’gola.

Autores

  • Francisco Sérgio Manuel Mabiala Universidade do Minho
  • Nelson Miguel Chimbili ISCED-Cabinda

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Formação de Professores, PEA

Resumo

O presente artigo apresenta o resultado de uma longa observação realizada em torno das atividades desenvolvidas na cadeira de prática pedagógica para a formação de professores de Língua Portuguesa, ministrada no curso de Ensino de Língua Portuguesa da EPD 1 da ULAN 2 . Para a sua efetivação,partimos do seguinte questionamento: que bases académico-metodológicas devem  os estudantes estagiários possuir para exercer melhor as suas tarefas curriculares no PEA? Determinamos os seguintes objetivos, geral: fundamentar sobre as componentes pessoais e não pessoais do Processo de Ensino-Aprendizagem (PEA). Os específicos: i). apresentar reflexões académicas baseadas na observação, no âmbito do estágio, a partir da cadeira de prática pedagógica. Ii). perceber o grau de motivação dos estudantes após o exercício da atividade de estágio profissional. Baseamo-nos numa metodologia qualitativa, sendo a entrevista com a técnica optada para se colher os dados. Com este trabalho foi possível trazer valiosas reflexões e conceitos tangentes ao PEA da cadeira de prática pedagógica. Foi também percetível o grau de motivação e satisfação dos estudantes após o estágio, traduzindo claramente a necessidade da vinculação da teoria com a prática.

***

m’samu (Fyote): Libungu benyali limonisa unvutu l’ukenguelelu lu laamba muna m’pwasa bisalu bisalemena muna ikalu ci isavu ci ndongusulu muna longukwu kumi m’longuisi mi mbeembo i cimputu, ilyatusulwa mu ulongukwa ku cimputu kuna EPD/ULAN. Muna lucindusulu lwandi, t’unangukwini muna nzuku-cyuvu: nsimukunu izi nzila zi ndongusulu mbisi ba bana-ba-nzo m’kaanda bu mbelukulu bufweene baka bwinji ba salila bubote bisalu bi ndyatusulu mpangulu i ndongusulu-i’luzaabu? T’uzenguisi biswisi, ci mbundulu: Usundulwa bifwanya bi cibuntu ai bikambwa bubuntu bu mpangulu i ndongusulu-i’luzaabu. Bimpila: i. Umonisa zimbanzeminu lu nzo m’kaanda nsimukunu muna l’ukenguelelu muna  mbelukulu, tonina muna ikalu ci isavu ci ndongusulu. ii. Uzimukwa ikunku ci mayanji va m’twala isavu ci m’fyengu lubelukulu. Tu vukemena muna nzila zi m’tindi, mukubá ti Byufu bi umoko bwau bundwenji bu isalu tu solizi muna koywa kundi li usavu. Muna isalu benyaci, tu bakizi twala zimbanzeminu ai mayndu ma lubaambu lu mpangulu i ndongusulu-i’luzaabu muna ikalu ci isavu ci ndongusulu. Tu bakuli ivaandi ikunku ci mayanji ai lusakumunu lu bana ba nzo m’kaanda va m’twala isavu ci lubelukulu, cinsundula cezeze ci m’cinzi u luyobiku lu ntubulu munu ay m’pangulu.

Biografia do Autor

Francisco Sérgio Manuel Mabiala, Universidade do Minho

Doutorando em Literacias e Ensino de Português pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga-Portugal. Mestre em Educação, licenciado em ensino de Língua Portuguesa pela Escola Pedagógica do Dundo. Linha de pesquisa Linguagem e Educação

Nelson Miguel Chimbili , ISCED-Cabinda

Mestre em Metodologia de Ensino Primário: Especialidade Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Primário pelo ISCED-Benguela, em parceria com Instituto de Educação da Universidade do Minho em Braga, Portugal. Licenciado em Ensino da Língua Portuguesa pelo ISCED-Cabinda. Linha de pesquisa Linguagem e Educação

Referências

Bardin, L. (2008). Análise de conteúdo. Edições 70, Lda.

Bento, G., & Portugal, G. (2019). Uma reflexão sobre um processo de transformação de práticas pedagógicas nos espaços exteriores em contextos de educação de infância. Revista Portuguesa de Educação, v.32, n.2, p. 91-106.

Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v.3, n.2, p.77-101.

Cervo, A. L., Bervian, P. A., & Da Silva, R. (2014). Metodologia Científica. 11.ed. Pearson Education do Brasil Ltda.

Decreto Presidencial n°205/18, de 3 de setembro, que aprova o Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente. (2018). Diário da República: I Série, n.°135. https://candidaturas.med.gov.ao/pdf/Dec.%20Pres.%20n.%C2%BA%20205-18.pdf.

Flores, M. A., Vieira, F., & Ferreira, F.I. (2014). Formação inicial de professores em Portugal: problemas, desafios e o lugar da prática nos mestrados em ensino pós-Bolonha. In: M. C. Borges & O. F. Aquino (Eds.). A formação inicial de professores: olhares e perspectivas nacionais e internacionais, Uberlândia: EDUFU. p. 61-96.

Garcia, C. M. (1999). Formação de Professores para uma Mudança educativa. Porto: Porto Editora.

Lei 17/16, de 8 de Outubro, Lei de Bases do Sistema de educação e Ensino, que estabelece os princípios e as bases do sistema de educação e ensino. (2016). Diário da República: I Série, n.°170.

Libâneo, J. C. (2006). Didática. São Paulo: Cortez.

Marconi, M. d., & Lakatos, E. M. (2003). Fundamntos de metodologia científica. São Paulo: Atlas S.A.

Marques, M. H. (1986). Técnica de entrevista. Serviços Sociais da UTAD.

Paniago, R. N., & Sarmento, T. J. (2015). O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros. Revista Educação em Questão, v.53, nº39, p.76-103.

Pilleti, C. (2004). Didáctica geral. São Paulo: Ática.

“Processo Ensino-Aprendizagem”. (s.d.). https://www2.unifap.br/midias/files/2012/04/O-Processo-Ensino-Aprendizagem.pdf.

Sousa, J. M. (1997). Investigação em educação: novos desafios. In: A. Estrela & J. Ferreira (Eds.), Métodos e técnicas de investigação científica em educação. (pp. 661-672). AFIRSE Portuguesa.

Souza, G. A. (2007). Contributo para o estudo da formação inicial do professor: Um estudo comparativo em torno da inovação curricular. Tese de doutoramento. Repositório Institucional da Universidade do Minho. https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/8061/1/Tese%20de%20Gleicione%20souza.pdf.

Strauss, A., & Corbin, J. (2008). Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. São Paulo: Artmed Editora S.A.

Szymanski, H. (2008). Entrevista reflexiva: um olhar psicológico sobre a entrevista em pesquisa. In H. Szymanski (Ed.), L. R. de Almeida, & R. C. A. R. Prandini. A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva (pp. 9-61). Liber Livro Editora.

Tavares, R. H. (2011). Didática Geral. UFMG

Downloads

Publicado

02-01-2023

Como Citar

Mabiala, F. S. M., & Chimbili , N. M. (2023). Prática Pedagógica uma ferramenta importante para a formação de professores em Angola: Isavu ci ndongusulu: isangala ci n’ciinza muna ulongukwa ku minlongisi mi N’gola. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 3(1), 350–366. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1100