Prática Pedagógica uma ferramenta importante para a formação de professores em Angola
Isavu ci ndongusulu: isangala ci n’ciinza muna ulongukwa ku minlongisi mi N’gola.
Palavras-chave:
Prática Pedagógica, Formação de Professores, PEAResumo
O presente artigo apresenta o resultado de uma longa observação realizada em torno das atividades desenvolvidas na cadeira de prática pedagógica para a formação de professores de Língua Portuguesa, ministrada no curso de Ensino de Língua Portuguesa da EPD 1 da ULAN 2 . Para a sua efetivação,partimos do seguinte questionamento: que bases académico-metodológicas devem os estudantes estagiários possuir para exercer melhor as suas tarefas curriculares no PEA? Determinamos os seguintes objetivos, geral: fundamentar sobre as componentes pessoais e não pessoais do Processo de Ensino-Aprendizagem (PEA). Os específicos: i). apresentar reflexões académicas baseadas na observação, no âmbito do estágio, a partir da cadeira de prática pedagógica. Ii). perceber o grau de motivação dos estudantes após o exercício da atividade de estágio profissional. Baseamo-nos numa metodologia qualitativa, sendo a entrevista com a técnica optada para se colher os dados. Com este trabalho foi possível trazer valiosas reflexões e conceitos tangentes ao PEA da cadeira de prática pedagógica. Foi também percetível o grau de motivação e satisfação dos estudantes após o estágio, traduzindo claramente a necessidade da vinculação da teoria com a prática.
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m’samu (Fyote): Libungu benyali limonisa unvutu l’ukenguelelu lu laamba muna m’pwasa bisalu bisalemena muna ikalu ci isavu ci ndongusulu muna longukwu kumi m’longuisi mi mbeembo i cimputu, ilyatusulwa mu ulongukwa ku cimputu kuna EPD/ULAN. Muna lucindusulu lwandi, t’unangukwini muna nzuku-cyuvu: nsimukunu izi nzila zi ndongusulu mbisi ba bana-ba-nzo m’kaanda bu mbelukulu bufweene baka bwinji ba salila bubote bisalu bi ndyatusulu mpangulu i ndongusulu-i’luzaabu? T’uzenguisi biswisi, ci mbundulu: Usundulwa bifwanya bi cibuntu ai bikambwa bubuntu bu mpangulu i ndongusulu-i’luzaabu. Bimpila: i. Umonisa zimbanzeminu lu nzo m’kaanda nsimukunu muna l’ukenguelelu muna mbelukulu, tonina muna ikalu ci isavu ci ndongusulu. ii. Uzimukwa ikunku ci mayanji va m’twala isavu ci m’fyengu lubelukulu. Tu vukemena muna nzila zi m’tindi, mukubá ti Byufu bi umoko bwau bundwenji bu isalu tu solizi muna koywa kundi li usavu. Muna isalu benyaci, tu bakizi twala zimbanzeminu ai mayndu ma lubaambu lu mpangulu i ndongusulu-i’luzaabu muna ikalu ci isavu ci ndongusulu. Tu bakuli ivaandi ikunku ci mayanji ai lusakumunu lu bana ba nzo m’kaanda va m’twala isavu ci lubelukulu, cinsundula cezeze ci m’cinzi u luyobiku lu ntubulu munu ay m’pangulu.
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