Avaliação do Curso de Formação Pedagógica dos Professores no Instituto Superior Politécnico Independente

Ukuhlolwa kwe-Pedagogical Formation of University Teachers ku-Independent Higher Polytechnical Institute

Autores

  • Justino Cangue Instituto Superior Politécnico Independente - Lubango – Angola https://orcid.org/0000-0002-2395-5606
  • Jorge Tamayo Pupo Instituto Superior Politécnico Independente do Lubango – Angola
  • Mariana dos Santos de Sá Lemos Teixeira Instituto Superior Politécnico Independente do Lubango – Angola

Palavras-chave:

Formação pedagógica, Professores universitários, Avaliação da pós-graduação

Resumo

Apresentam-se os resultados de uma investigação realizada no Instituto Superior Politécnico Independente de Lubango – ISPI - que tem como problemática a necessidade de avaliar a qualidade do (Curso de pós-graduação profissionalizante de Formação e Aperfeiçoamento Pedagógico) – CURFAP- que leciona nesta Instituição de Ensino Superior – IES - na região sul de Angola, onde os professores manifestam necessidades de aperfeiçoamento para dirigirem com eficácia o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas que lecionam nos cursos de graduação. O artigo tem como objetivo avaliar a qualidade do CURFAP para melhorar o processo de formação dos professores das Instituições do Ensino Superior em Angola. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa fundamentalmente, e usa técnicas qualitativas exploratórias visando proporcionar uma familiaridade com o problema, de modo a torna-lo mais claro e de intervenção na prática pedagógica. Inclui a descrição e a realização de inquéritos aos estudantes e técnicas de revisão bibliográfica. Os resultados obtidos mostram que o CURFAP (Curso de pós-graduação profissionalizante de Formação e Aperfeiçoamento Pedagógico) é acreditável, os formandos adquirem de forma significativa mais interesse, motivação e competências da prática pedagógica para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem nas Instituições do Ensino Superior, bem como a capacidade de realizar a pesquisa científica de forma autônoma e em equipes especializadas.

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Imiphumela yophenyo olwenziwe e-Independent Polytechnic Higher Institute of Lubango - ISPI - enenkinga isidingo sokuhlola ikhwalithi ye (Postgraduate Course of Vocational Training and Pedagogical Improvement) - CURFAP- efundisa kulesi Sikhungo Semfundo Ephakeme - i-IES - esifundeni esiseningizimu ye-Angola, lapho othisha bebonakalisa khona izidingo zokuthuthuka ukuqondisa ngempumelelo inqubo yokufundisa-yokufunda yezifundo abazifundisa ezifundweni ze-undergraduate.  I-athikili ihlose ukuhlola izinga le-CURFAP ukuthuthukisa inqubo yokuqeqesha othisha bezikhungo zemfundo ephakeme e-Angola. Indlela esetshenzisiwe kwakuwucwaningo lobuningi, futhi isebenzisa amasu okuhlola wekhwalithi ukuhlinzeka ngokujwayelana nenkinga, ukuze kucace futhi kungenelele emkhubeni we-pedagogical. Kuhlanganisa incazelo nokuqhutshwa kocwaningo lwabafundi kanye namasu okubuyekeza ama-bibliographic. Imiphumela etholakele ibonisa ukuthi i-CURFAP (i-Vocational Postgraduate Course of Training and Pedagogical Improvement) iyakholwa, abaqeqeshwayo bathola isithakazelo esikhulu kakhulu, ugqozi kanye namakhono omkhuba we-pedagogical wokuthuthukiswa kwenqubo yokufundisa-yokufunda ezikhungweni zemfundo ephakeme, kanye nokukwazi ukwenza ucwaningo lwesayensi ngokuzimela nasemaqenjini akhethekile.

 

Biografia do Autor

Justino Cangue , Instituto Superior Politécnico Independente - Lubango – Angola

Universidade de Sevilha, (Espanha) , Doutor "Cum Laude" em Liderança e Gestão da Educação - Teoria e História da Educação e Pedagogia Social na Universidade de Sevilha – Espanha, vinculado ao MED - Angola e Professor de Graduação e Pós-graduação no Instituto Superior Politécnico Independente - Lubango – Angola.

Jorge Tamayo Pupo, Instituto Superior Politécnico Independente do Lubango – Angola

Doutor em Ciências Pedagógicas, pela Universidade de Holguín, Cuba. Mestre em Educação Superior, pela Universidade de Oriente, Santiago de Cuba, Professor Catedrático do Instituto Superior Politécnico Independente do Lubango – Angola e Coordenador do Programa de Pós-graduação de Formação de Professores Universitários neste Instituto.

Mariana dos Santos de Sá Lemos Teixeira, Instituto Superior Politécnico Independente do Lubango – Angola

Doutoranda em Relações Interculturais pela Universidade de Aberta, Lisboa. Mestre em Sociologia: Exclusões e Políticas Sociais pela Universidade da Beira Interior, Covilhã. Graduada em Sociologia pela Universidade da Beira Interior. Diretora Adjunta para a Área Científica e Pós-Graduação, Professora e pesquisadora no Instituto Superior Politécnico Independente do Lubango – Angola.

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Publicado

29-05-2023

Como Citar

Cangue , J., Pupo, J. T. ., & Teixeira, M. dos S. de S. L. . (2023). Avaliação do Curso de Formação Pedagógica dos Professores no Instituto Superior Politécnico Independente : Ukuhlolwa kwe-Pedagogical Formation of University Teachers ku-Independent Higher Polytechnical Institute. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 3(Especial I), 50–66. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1194