8.Formação psicopedagógica dos professores do ensino superior e a melhoria da qualidade de ensino
Kupakwa na kubairwa nzero kuli anyakupfundzisa mabukho makulu-makulu na kusasanyira upfundzi wadidi
Palavras-chave:
Educação, Ensino Superior, Formação psicopedagógica, Qualidade de ensinoResumo
O presente estudo visa reflectir em torno da temática da formação psicopedagógica dos professores do ensino superior e da qualidade de ensino, no campo da educação, tendo em conta a conjuntura social, económica e política em que nos encontramos causada pela globalização e constantes transformações tecnológicas, o papel do docente tem sido em grande medida associado à qualidade de ensino. Partindo deste pressuposto, o presente estudo tem como objectivo compreender em que medida a aposta na formação psicopedagógica dos professores do ensino superior tem contribuído para a melhoria da qualidade de ensino e das aprendizagens dos alunos. Para a recolha de dados, privilegiou-se a pesquisa bibliográfica. A capacitação contínua dos professores permite que estes tomem consciência da sua prática pedagógica, através de uma atitude reflexiva e investigativa, pois estão em constante construção e reconstrução de competências, conhecimentos, incessante desenvolvimento de novas habilidades e busca de recursos, de forma a tornarem-se profissionais da mudança no presente, com a responsabilidade de formar gerações para um futuro incerto, cumprindo em grande medida o seu papel de educador. Nesta senda, espera-se que os professores formem recursos humanos que contemple agentes transformadores, interventivos e solucionadores de problemas sociais, em prol do desenvolvimento de uma sociedade mais justa, para a preservação e afirmação da identidade nacional.
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Pyancigwagwa: Mapfundzisiro awa, asapangisa mwacidikho-dikho Kupakwa na kubairwa ndzeru kuli anyakupfundzisa mabukho makulu-makulu na kusasanyira upfundzi wadidi, pa mbale ya mapfundzisiro, na ndawa ya makhaliro, mfuma yathu, ndale ya utongi na macitiro a kupasirana na thangwi ya macindjiro a pinthu kubulukira pa ndjira ya udziwisi, mphambvu ya mpfundzisi isakwanisa kudzesa upfundzi wadidi. Kutomera pa mapfundzisiro anewa, pali kudikhirwa cidzindikiro kuli anyakupfundzisa mabukho makulu-makulu, ninga ale ana mphambvu ya kusasanyira upfundzi wadidi, mphaso na luso kuli anyakupfundza mabukho makulu-makulo.Pa kutowera kugumanya mphangwa zonsene, atoma kupasa mpata wa basa ya kupfupfudza mabukho a cidikho-dikho. Kupindzira ndzeru kuli apfundzisi a mabukho, kusapasa kuti iwo adziwe na kukumbuka basa yawo pa mapfundzisiro, thangwi ya kupfupfudza na kusasira mbale ya udziwisi pa mapfundzisiro. Na ipyo, alikupitiriza na basa ya kumanga na kupasa ndzero za mapfundzisiro, udziwisi, uthambaruki wa kwenda na kwenda na cidzindikiro ca luso pa macitiro, towera apangise ninga anyakucindja maphatiro a midzidzi ino. Ali nawo mpingo wa kupaka ndzeru na luso kuli mbumba, towera udidi wa mangwana, mbafungisambo na kutsidzikira tenepa mphambvu ya mpfundzisi. Na ipyo, pirikudikhirwa kuti apfundzisi apake mbumba pa manyerezero a kuti acindje ndzeru na makhaliro, na kumalisa mathangwi, mphingampinga na uypi wa mbumba towera kuti uthambaruki uphenekere mpisa, towerambo pontho kuti acepeswe mathangwi a ucerengi wa nzinda na wa ndziko, na kusasanyira udidi wa dziko.
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