Educação para a Liberdade no ensino médio em Moçambique: Uma Análise a partir da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire
Education for Freedom in secondary education in Mozambique: An Analysis based on Paulo Freire's Pedagogy of Autonomy
Palavras-chave:
Educação, Liberdade, Pedagogia, AutonomiaResumo
O presente artigo tem como tema educação para a liberdade no ensino médio: uma análise a partir da pedagogia de Paulo Freire. O seu objetivo é o de compreender o contributo da educação para a liberdade à luz da pedagogia da autonomia de Paulo Freire para o ensino médio em Moçambique, uma vez que não é possível educar sem liberdade e autonomia. Criticando a educação bancária em que o aluno está ali somente para receber conteúdos trazidos pelos professores, Freire defende uma educação libertária, progressista, conscientizadora e autônoma. Ora, uma educação desprovida destes elementos torna os indivíduos escravos e dependentes. Uma educação sem liberdade, por exemplo, produz indivíduos acríticos, passivos diante dos problemas, das injustiças e das guerras. A nossa pesquisa quer a partir de Paulo Freire mostrar o quão viável é a educação libertária, progressista, conscientizadora e autônoma que passa pela pedagogia centrada no aluno, pois ela torna os alunos livres e autônomos. Para a realização da nossa pesquisa foi usado a metodologia qualitativa com paradigma interpretativo e procedimento técnico de colecta de dados e análise bibliográfico com enfoque a pedagogia de Paulo Freire.
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This article's theme is education for freedom in high school: an analysis based on Paulo Freire's pedagogy. Its objective is to understand the contribution of education to freedom in the light of Paulo Freire's pedagogy of autonomy for secondary education in Mozambique, since it is not possible to educate without freedom and autonomy. Criticizing banking education in which the student is there only to receive content brought by teachers, Freire defends a libertarian, progressive, awareness-raising and autonomous education. Now, an education devoid of these elements makes individuals slaves and dependents. An education without freedom, for example, produces uncritical individuals, passive in the face of problems, injustices and wars. Our research, based on Paulo Freire, aims to show how viable libertarian, progressive, awareness-raising and autonomous education is, which involves student-centered pedagogy, as it makes students free and autonomous. To carry out our research, qualitative methodology was used with an interpretative paradigm and a technical procedure for data collection and bibliographic analysis with a focus on Paulo Freire's pedagogy.
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