Qualidade de ensino e construção de conhecimento no Ensino Superior no Laboratório de Química da Universidade Púngue : Estudo de caso
Quality of teaching and construction of knowledge in Higher Education at the Chemistry Laboratory of the Púnguè University: Case study
Palavras-chave:
Qualidade, Ensino Superior, Laboratório, Universidade PúnguèResumo
Nas aulas de química as atividades práticas são de extrema importância para aprendizagem na universidade, dos conteúdos tratados teoricamente necessitam de uma concretização pela prática, o presente artigo teve como objetivo diagnosticar os estudantes e docentes de química da unipúnguè em relação as práticas vivenciadas no laboratório. Os pensamentos trazidos ditam uma experiência educativa significativa, neste cruzamento entende – se no laboratório é o espaço propício as aprendizagens. Salienta se ainda o laboratório não tem o espaço suficiente que atende à demanda da instituição, as condições dos equipamentos ainda faltam por adequar as experiências para a realização de pesquisa, concretizou se por método quantitativo e qualitativo e foi aplicado o questionário, usou se ainda a revisão bibliográfica composta por livros e dissertações. Os resultados demostram sinais positivos no uso de laboratório os estudantes têm participado. Os docentes garantem em aperfeiçoar cada vez mais no processo juntar aulas teóricas e práticas para garantir a experiência no processo de ensino e aprendizagem.
***
In chemistry classes, practical activities are extremely important for learning at university. The theoretical content needs to be put into practice. This article aimed to diagnose the practices experienced in the laboratory by students and teachers of chemistry at Unipúnguè. The thoughts presented dictate a significant educational experience. In this context, it is understood that the laboratory is the ideal space for learning. It is important to note that the laboratory does not have enough space to meet the institution's demands. The equipment conditions still need to be adapted to the experiments for conducting research. This was done using quantitative and qualitative methods, and a questionnaire was applied. A bibliographic review of books and dissertations was also used. The results show positive signs in the use of the laboratory, and the students have participated. The teachers guarantee that they will increasingly improve the process by combining theoretical and practical classes to ensure experience in the teaching and learning process.
Downloads
Referências
GALLIZZI, M.C ROCHA , J.M.B SCHIMTZ L.C SOUSA , M , giesta , s, goncalves , f,p objevtivos das actividades experimentais no ensino medio, a pesquisa colectiva como modo de formação de professores de ciências , ciencias educação, V.7 n.2, 2001.
GIOPPO, C, SCHEFER, E , W,O NEVES M.C D, o ensino experimental na escola fundamental uma reflexao de caso para, educar, n14 , p 39-37 , 1998.
POMBEIRO , A .J.L .O . tecnicas e peracoes unitarias em quiica laboratorial , 4 , ed, lisboa fundação CALOUST GULHEMKIAN , 2003.
KRASILCHIK ,m prática de esnsino de Biologia , 4 ed, rev. E ampl. Sao paulo . usp, 2004.
GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de Ciências. Química Nova da
Escola, n.10, 1999. p.43-49.
GONÇALVES, F. P.; GALIAZZI, M. C. A natureza das atividades experimentais no ensino de Ciências: um programa de pesquisa educativa nos cursos de Licenciatura. In:
MORAES, R.; MANCUSO, R. Educação em Ciências: produção de currículo e formação de professores. Ijuí: UNIJUÍ, 2004. p.237-252.
GOUGH, N. ‘If this were played upon a stage...’: school laboratory work as a theatre of representation. In: WELLINGTON, J. Piratical Work in school science: which way
now? London: Routledge, 1998. p.69-89.
HANSON, N. R. Observação e interpretação. In: MORGENBESSER, S. Filosofia da Ciência. São Paulo: Cultrix, 1975. p.127-138.
HODSON, D. Hacia un enfoque más crítico del trabajo de laboratorio. Enseñanza de las Ciencias, v.12, n.3, 1994. p.299-313.
Is this really what scientists do? Seeking a more authentic science in and beyond the school laboratory. In: WELLINGTON, J. Pratical Work in school science: which way now? London: Routledge, 1998. p.93-108
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 NJINGA e SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras (ISSN: 2764-1244)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1.Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. A Revista usa a Licença CC BY que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório digital institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, nas redes sociais) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Trata-se da política de Acesso Livre).