Avaliação da implementação da supervisão pedagógica nas e Escolas Secundárias 7 de Abril e Soalpo em Chimoio de 2017 a 2018

Cufunda com mafambire o utongue we mafundisse cozwicoro co soalpo no cub 7 de abril mucnimoio pamacore 2017 no 2018

Autores

  • Felix Francisco Murandira Universidade de Púnguè -Moçambique
  • Amado Manuel Universidade Católica de Moçambique -Moçambique

Resumo

O presente artigo versa sobre a implementação da supervisão pedagógica das Escolas Secundárias da Soalpo e 7 de Abril, no período de 2017 a 2018. O artigo analisa o estágio de desenvolvimento da sociedade nas dimensões educacionais e seu bem-estar e por sua razão a sociedade tem de ter um sistema educativo de qualidade, merece uma verificação na avaliação da implementação da supervisão pela experiência vivenciada pelo corpo docente no nível micro para garantir o desenvolvimento profissional do docente e consequentemente para uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem. Sabendo que a supervisão é um meio de garantir que os objetivos tanto da escola como da educação previamente estabelecidos sejam alcançados com vista para o desenvolvimento do educando, na qualidade de ensino. Este é um estudo de caso qualitativo,com uma abordagem bibliográfica, no estudo conclui-se que as escolas não tem ajudado para melhoria de qualidade por parte da supervisão para obter o produto competente para novo emprego. Os supervisores  atuam como inspetores, distanciam  se de apoiar o profissional da educação. E finalmente a pesquisa conclui ainda que a fraca implementação da supervisão escolar afectou seriamente nas escolas reduzindo o rendimento escolar consequentemente o desenvolvimento profissional do docente. Atendendo esses factores que influenciam a supervisão escolar apresenta se alguma recomendações como proposta para uma supervisão eficaz. É preciso que haja diálogo permanente, e tambem que haja alguém capacitado como um perito na matéria, responsável, a fim de ajudar a colmatar lacunas que apresentam.

***

Pamassoco Matsua, ari cu buia ngue mafmbire o utongue we mafundisse cozwicoro co soalpo no cu7 de abril muchimoio pamacore o 2017 no 2018. Massoco aiya ari cufunda mafambire o cuendera mberi com mbuto dzomafundisse . pamussoro pazwo a ngodikana cuti anho ngfunde , cuti a zie zwozirokazwo . kana anho ano dikana cuzia wesse uri pambuito yake. Cu honerera cuti  ziwiro zwifambe kana cuchiro ou pawaya ano funda. K ufunda massoko aya anote cufundaa muchobo a zwakaita  kana kuti maetiro azevo. Kupedzessa cufunda com nhaya zwinobuia kuti a ite ruzio ra manguana panossara maziwe ocupanguira cuti, o muchicoro madzimanbo nga gare aka ndoedzurira no mafundisse kana kuti cua vundza a fundisse zwakanaka ngoti , se nao aziwe gome ngomazwa, kanaka ngoti , se nao aziwe gone ngomazwo pachiro pangodikana , manho unoziya a fundisse a mwene cuti zwifambe.

Biografia do Autor

Felix Francisco Murandira, Universidade de Púnguè -Moçambique

Docente da Universidade de Púnguè, Mestre em Administração e Gestão Educacional, investigador científico.

Amado Manuel, Universidade Católica de Moçambique -Moçambique

Universidade Católica de Moçambique, mestre, docente da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica de Moçambique

Referências

AFONSO, C. F. Contributo da supervisão na construção da qualidade de ensino, Bacharelto em supervisão e orientação pedagógica, 2007.

ALARCÃO, I. A. Natureza “inter” da supervisão. Conferência no Encontro, 2015.

ALARCÃO, I.; TAVARES, J. Supervisão da pratica pedagógica, uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. 2.ed. Coimbra: Almeida, 2023.

ANDRADE, M. de. Amar, verbo intransitivo - idílio. São Paulo: Martins, 1976.

CHIAVENATO, I. Introdução a teoria geral administração. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

CONSELHO DE MINISTRO. Estratégias de ensino secundário geral. 2009-2019. Maputo: Livraria escolar. 2009-2019.

FORMOSINHO, J. A. Supervisão na formação de professores II, da organização a pessoa. Lisboa: Porto Editora, 2002.

FREIRA, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

LEV Vygotsky. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo, Martins Fontes. 2001.

LEVY, P. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

LIBANEA, J. C. Didática. São Paulo: Atlas, 1990.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MAC GREGOR, J. N., ORMEROD, T. C.; CHRONICLE, E. Processamento de informações e insight: um modelo de processo de desempenho nos problemas de nove pontos e relacionados. Journal of Experimental Psychology: Aprendizagem, memória e cognição. nº 3, p.176-201, 2001.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Plano estratégias da educação. 2012-2016. Maputo, Livraria escolar.

MOÇAMBIQUE. Decreto no 27/2011 de 25 de regulamento de inspeção as instituições educacionais. Maputo: Imprensa Nacional.

MOÇAMBIQUE. Lei no 4/83 de Aprovado o sistema nacional de educação. Maputo: MEC.

MOREIRA, I. Aspectos históricos da divulgação científica no Brasil. In: MASSARANI, L.; MOREIRA, ILDEU DE C. & BRITO, F. (Org.). Ciência e Público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência/UFRJ, 2002.

SÁ-CHAVES, I. A construção do conhecimento profissional pelos professores do 1 Ciclo do Ensino Básico. In: TAVARES, J; BRZEZINSKI, I. (Org.). Conhecimento profissional de professores: a práxis educacional como paradigma de construção. Brasília: Plano, 2001, p. 133-151.

SA–CHAVES, I. Formação, conhecimento e supervisão: contributos na área de formação de professores e outros profissionais. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2000.

VIERA, F.; MOREIRA , M .A; BARBOSA , I; PAIVA, M. & FERNANDES, I. S. No caleidoscópio da supervisão: imagens da formação pedagógica e da pedagógica. 2.ed. Lisboa: Pedago Lda, 2006.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

VYGOTSKY, L. S. Thinking and speech. In: RIEBER, R. W.; CARTON, A. S. (Eds.), The collected work: problems of general psychology (Vol. 1,). New York: Plenum Press. p. 39-285,1987.

Downloads

Publicado

29-05-2023

Como Citar

Murandira, F. F., & Manuel, A. . (2023). Avaliação da implementação da supervisão pedagógica nas e Escolas Secundárias 7 de Abril e Soalpo em Chimoio de 2017 a 2018: Cufunda com mafambire o utongue we mafundisse cozwicoro co soalpo no cub 7 de abril mucnimoio pamacore 2017 no 2018. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 3(Especial I), 88–107. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1248