O enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes brasileiros: reflexões sobre a importância da participação da escola na rede de enfrentamento

Autores

  • Nayara Chaves de Lima Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0002-7684-546X
  • Genylton Odilon Rêgo da Rocha Universidade Federal do Pará -Brasil

Resumo

 Problematiza-se neste artigo o fenômeno da violência sexual contra crianças e adolescentes, destacando-se a necessidade da promoção do enfrentamento, por parte do estado e da sociedade, desta forma de violência que vitima milhares de crianças e adolescentes brasileiro. Discute-se, inicialmente, o fenômeno da violência sexual contra crianças e adolescentes, apresentando-se os impactos que este tipo de violência exerce sobre o desenvolvimento daqueles sujeitos. Reflete-se sobre a escola como um espaço que precisa promover o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, por meio de práticas preventivas e também pelo encaminhamento adequado, para os órgãos e instituições competentes que integram a rede de proteção de suspeitas, de suspeitas ou confirmação de casos que vitimizam os estudantes que a integram. O estudo é o resultado de uma revisão de literatura de conveniência, que foi desenvolvido seguindo-se as seguintes etapas: partimos da  elaboração da pergunta de pesquisa; fizemos a busca na literatura; procedemos a seleção do corpus da pesquisa; realizamos a extração dos dados; promovemos a síntese dos dados e finalmente realizamos a redação e publicação dos resultados. Por meio da revisão realizada buscou-se responder a seguinte questão central: o que a literatura especializada aponta acerca das contribuições da escola para o enfretamento da violência sexual cometido contra crianças e adolescentes? O estudo realizado permitiu concluir que a violência sexual cometida contra crianças e adolescentes é um fenômeno que impacta fortemente no desenvolvimento destes sujeitos e que a escola se apresenta como uma importante instituição na rede de enfrentamento deste tipo de violência, sobretudo por meio da adoção de práticas curriculares e pedagógicas que contribuam, sobretudo, para prevenir este tipo de violência.

Biografia do Autor

Nayara Chaves de Lima, Universidade Federal do Pará

Mestre em Currículo e Gestão pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) na linha de pesquisa sobre Currículo da Universidade Federal do Pará. Especialista em Enfrentamento à Violência contra crianças e adolescentes (Escola que Protege-ICED) pela Universidade Federal do Pará. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará-UEPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão - INCLUDERE (UFPA). Membro titular externo do Comitê de Ética em pesquisa com seres humanos do Instituto Evandro Chagas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Direitos Humanos e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, violência sexual e direitos da criança e do adolescente.

Genylton Odilon Rêgo da Rocha, Universidade Federal do Pará -Brasil

Graduado em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) e Pedagogia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e Doutor em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2001). Realizou estagio de pós-doutoramento no Institut National de Recherche Pédagogique da França (INRP), desenvolvendo atividades de pesquisa no Service d'Histoire de l'Education, no período de novembro de 2006 à dezembro de 2007. Professor Titular da Universidade Federal do Pará, exercendo atividades no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (Mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Doutorado).

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Publicado

02-01-2023

Como Citar

de Lima, N. C. ., & da Rocha, G. O. R. . (2023). O enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes brasileiros: reflexões sobre a importância da participação da escola na rede de enfrentamento. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 3(1), 307–327. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1184