15.Participação dos Pais e Encarregados de Educação no processo de Ensino-Aprendizagem na 6ᵃ classe: Caso da EPC Z da cidade de Nampula, 2021-2022

Wiirela mpantta w’anatiithi ni anlela anamwane moosomani ni oxutta wa 6ᵃ Kalase: Mwaha wa EPC Z epooma ya Waamphula, 2021-2022

Autores

  • João Nasseco Universidade Catolica de Mocambique-Faculdade de Educacao e Comuinicacao
  • Mahomed Nazir Ibraimo Faculdade de Educação e Comunicação -Moçambique

Resumo

Este artigo tem como tema participação dos pais e encarregados de educação no processo de ensino-aprendizagem na 6ᵃ classe da Escola Primária Completa Z da cidade de Nampula. O estudo foi realizado na Escola Primária Completa Z da cidade de Nampula e envolveu a Directora da Escola, o Director Adjunto Pedagógico, os professores e alunos da mesma instituição de ensino, bem assim os pais e encarregados de educação. Assim, a sua relevância está no facto de a colaboração entre escola e pais e/ou encarregados de educação, poder fazer com que os professores e os pais estejam fortemente envolvidos no desempenho das suas funções. O objectivo geral é analisar a participação dos pais e encarregados de educação no Processo de Ensino e Aprendizagem na 6ª classe, e, os objectivos específicos são : i) descrever o perfil dos pais e encarregados de educação; ii) identificar as formas de acompanhamento dos pais e encarregados de educação dos educandos; iii) descrever as estratégias da escola para o envolvimento dos pais e encarregados de educação no acompanhamento dos educandos; iv) verificar se os professores supervisionam o acompanhamento que os pais e encarregados de educação fazem aos educandos e, v) verificar a percepção dos educandos relativamente ao acompanhamento do processo de aprendizagem que os pais e encarregados de educação fazem. A questão de partida é: que contributo tem a participação dos pais e encarregados de educação no processo de ensino e aprendizagem na 6ª. Classe da EPC Z? A metodologia é qualitativa e paradigma interpretativo. Para colecta de dados, usamos a entrevista semiestruturada e a observação não participante como técnicas. A pesquisa conclui que, a família presente na escola tem os seus filhos com sucesso escolar. No entanto, há, hoje, especialistas que recomendam que o tempo de estudo e TPC seja feito em família, juntando mãe ou pai e irmãos, se os houver, todos centrados na aprendizagem. Os pais devem incentivar o filho a ser limpo e organizado nos livros, cadernos, apontamentos, para mais facilmente saber onde tem o material, onde procurar matéria, e perceber o que escrever.

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Wuuluula: Muupuwel’ola wookhalano muru aya ori Wiirela mpantta w’anatìthi ni anlela anamwane moosomani ni oxutta wa 6ᵃ Kalase: Mwaha wa EPC Z epooma ya Waamphula. Yoosoma yiiriwe Escola Primária Completa Z ya epooma ya Waamphula khwiirela mpantta Tiretoore a Exikola, Maranttela a Tiretoore, mapursoore ni asomi a exikola ene yeeyo vamosa n’anatiithi ni anlela anamwane. Mureerelo aya onkhuma okhala wiira okhaliheryana w’exikola ni anatiithi wala anlela anamwane, onnitthuniherya wiira mapursoore ni anatiithi yiireleke mpantta mmutekoni mwaya. Muupuwel’ola omphavela omwaleyasa enamuna anatiithi ni anlela anamwane anirelaaya mpantta moosomani ni oxutta wa 6ª Kalase, ni tho, vooluluwanyeya omphavela: i) osuweliha mukhalelo w’anatiithi n’anlela anamwane; ii) othoriha inamuna anatiithi n’anlela anamwane anaholelaaya asomi; iii) osuweliha enamuna exikola enwirelihaaya mpantta anatiithi n’anlela anamwane yaholelaka asomi; iv) woona vakhala wiira mapursoore anneettelela muteko w’anatiithi wakasoopa an’aya ni, v) woona enamuna asomi ansuwelaaya okasoopiwa n’anatiithi ni anlela anamwane. Yookoha yuulupale t’ila: mureerelo xeeni onkhuma ni wiirela mpantta w’anatiithi ni anlela anamwane moosomani ni oxutta wa 6ᵃ Kalase: Mwaha wa EPC Z? Muupuwel’ola ti wootaphulela ni onvaha moonelo. Wuuraanyiwa wa solempwa okhumme muhina mwa okohakoha ni owehaweha wohiirela mpantta ntoko ikaruma. Siiso, vahoonihereya wiira atthu arino an’aya oxikola annixutta saana. Nnya, aakhala, vano, asuweli antumererya wiira okathi woosoma ni ovara muteko woowaani wiiriweke vamosa ni anatiithi, yakhala vale, ootheene aya yiirelaka oxutta. Anatiithi emulipiheryeke mwan’aya okhalano eliivuri yootthokiheya ni yoohinanara, vamosa tho ni ikaterno ni mme munlep’aya, ekhweiheryaka osuwela mapuro muri soosoma, vakhanle voosoma ni osuwela etthu enreerela olepa.

Biografia do Autor

João Nasseco, Universidade Catolica de Mocambique-Faculdade de Educacao e Comuinicacao

Graduou-se em Ensino de Língua Portuguesa na Universidade Pedagógica, em Nampula (2011). Obteve o título de mestre em Comunicação para o Desenvolvimento na Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique (2016) onde é doutorando em Inovação Educativa desde 2019. Foi professor da disciplina de Língua Portuguesa nas Escolas Secundárias: Samora Moisés Machel –Beira (1983-1984), Nhamatanda-Sofala (1985-1989) e Mateus Sansão Mutemba (1990-1991) na cidade da Beira. Assistente de Recursos Humanos da Faculdade de Educação e Comunicação (2011-2014) onde é. Docente desde 2015.

Mahomed Nazir Ibraimo , Faculdade de Educação e Comunicação -Moçambique

Licenciado em Ciências da Educação –UCM, Mestre em Administração e Gestão Educacional- UCM, Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa -Lisboa , Coordenador do Doutoramento em Inovação educativa e Mestrado em Gestão e Administração da Educação na Universidade Católica de Moçambique. Professor Associado da Faculdade de Educação e Comunicação da UCM; Membro do Conselho Científico da Faculdade de Educação e Comunicação; Coach do Departamento de Investigação e Desenvolvimento Comunitário da UCM.

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Publicado

03-10-2022

Como Citar

Nasseco, J., & Ibraimo , M. N. (2022). 15.Participação dos Pais e Encarregados de Educação no processo de Ensino-Aprendizagem na 6ᵃ classe: Caso da EPC Z da cidade de Nampula, 2021-2022: Wiirela mpantta w’anatiithi ni anlela anamwane moosomani ni oxutta wa 6ᵃ Kalase: Mwaha wa EPC Z epooma ya Waamphula, 2021-2022. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 2(Especial I), 270–286. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1023