18.O conselho de escola como um órgão de participação da comunidade educativa na gestão da escola

Ekonselyu y’Exikola ntoko nikhuru n’anammuttettheni anirela mpantta ohoolela exikola

Autores

  • Baltazar Nhangumbe Universidade Católica de Moçambique
  • Mahomed Nazir Ibraimo Universidade Católica de Moçambique

Palavras-chave:

Gestão escolar, Conselho de escola, Participação

Resumo

A presente pesquisa enquadra-se no âmbito da minha tese de doutoramento em Inovação Educativa em curso na Universidade Católica de Moçambique. Tem como objectivo geral reflectir sobre o funcionamento do conselho de escola como um órgão de gestão democrática da comunidade educativa. Selecionou-se o paradigma interpretativo e uma abordagem de natureza qualitativa. Como técnicas e instrumento de recolha de dados utilizamos a entrevista semiestruturada e a análise documental. Os participantes deste estudo são os membros do conselho de escola num total de sete (7). Depois da análise dos resultados da pesquisa, concluiu-se que a escola possui um conselho de escola operativo, embora alguns critérios de selecção dos membros não tenham obedecido o prescrito no manual de apoio do conselho de escola. Concluiu-se igualmente que dentro do conselho são discutidos diversos assuntos que vão de acordo com o preconizado no manual de apoio às escolas primárias e as decisões tomadas ocorrem de forma conjunta e em casos de divergências de opiniões, a votação tem sido uma das estratégias usadas. Assim sendo, este órgão cria espaço para que os membros possam participar activamente na discussão dos assuntos e expor as suas opiniões livremente.

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Isishwankathelo (icixhosa): Olu phando luyinxalenye yethisisi yam yobugqirha kwi-Educational Innovation eqhubekayo kwiYunivesithi yamaKatolika yaseMozambique. Injongo yayo ngokubanzi kukubonakalisa ukusebenza kwebhunga lesikolo njengesebe lolawulo lwedemokhrasi kuluntu lwezemfundo. Kukhethwe ipharadaym yokutolika kunye nendlela yomgangatho. Njengobuchule kunye nesixhobo sokuqokelelwa kwedatha, sisebenzise udliwano-ndlebe olunesiqingatha kunye nohlalutyo lwamaxwebhu. Abathathi-nxaxheba kolu phando ngamalungu ebhunga lesikolo bebonke abasixhenxe (7). Emva kokuhlalutya iziphumo zesaveyi, kwafikelelwa kwisigqibo sokuba isikolo sinebhunga lesikolo esisebenzayo, nangona ezinye iikhrayitheriya zokukhetha amalungu zingahambelani namagatya encwadana yenkxaso yebhunga lesikolo. Kwagqitywa kwelokuba kwibhunga imiba eyahlukahlukeneyo ixoxwa ngokungqinelana noko kucetyiswayo kwincwadana yemigaqo yenkxaso yezikolo zaseprayimari yaye izigqibo ezithatyathiweyo zenziwa ngokubambisana yaye kwiimeko zokwahluka kwezimvo, ukuvota kube yenye yeendlela ezisetyenziswayo. Ngoko ke, lo mbutho udala indawo yokuba amalungu athathe inxaxheba ngokusebenzayo kwingxoxo yemiba kwaye aveze izimvo zabo ngokukhululekileyo.

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Biografia do Autor

Baltazar Nhangumbe, Universidade Católica de Moçambique

Licenciado em Ensino de Matemática pela Universidade Pedagógica-Delegação de Nampula, Mestrado em Administração Pública, pelo Instituto Superior de Administração Pública-ISAP e Doutorando do curso de Inovação Educativa, pela Universidade Católica de Moçambique.

Mahomed Nazir Ibraimo, Universidade Católica de Moçambique

Licenciado em ciências da educação, Mestre em Administração e Gestão Educacional, Doutor em Ciências da Educação, Coordenador do Doutoramento em Inovação educativa e Mestrado em Gestão e Administração da Educação, Professor Associado da Faculdade de Educação e Comunicação, Membro do conselho científico da Faculdade de Educação e Comunicação, Coach do Departamento de Investigação e Desenvolvimento Comunitário.

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Publicado

03-10-2022

Como Citar

Nhangumbe, B., & Ibraimo, M. N. (2022). 18.O conselho de escola como um órgão de participação da comunidade educativa na gestão da escola: Ekonselyu y’Exikola ntoko nikhuru n’anammuttettheni anirela mpantta ohoolela exikola. JINGA SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras (ISSN: 2764-1244), 2(Especial I), 330–348. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1036