21.As implicações da desistência escolar da rapariga a partir dos valores educativos dos ritos de iniciação: caso escola primária, distrito de Gurué

Makachamiho anam’mphachuwela nahano ahiya ohussera n’nthowa na ikano onahusseraiye alakiwaka: Eneneryo ya vascola Primaria Y yawana Gurue

Autores

  • Inácia Helena Langacitela Mungomane Universidade Católica de Moçambique
  • Adérito Gomes Barbosa Universidade Católica de Lisboa-Portugal

Palavras-chave:

Implicações, Desistência, Ritos de iniciação

Resumo

A problemática da desistência da rapariga na rede escolar relacionada com a prática dos ritos de iniciação constitui um grande desafio e, por conseguinte, suscita novas perspectivas na gestão do processo educativo por parte do Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano, no geral, e particularmente nos Serviços Distritais de Educação Juventude e Tecnologia, espalhados um pouco por todos os distritos de Moçambique. Contudo, os ritos são regras de conduta que prescrevem como o homem deve comportar-se com as coisas sagradas. Neste contexto, o presente artigo, intitulado: “As implicações da desistência escolar da rapariga, a partir dos valores educativos dos ritos de iniciação: caso Escola Primária de Gurué”, visa responder à seguinte questão: Quais são as implicações da desistência da rapariga a partir dos valores educativos dos ritos de iniciação da Escola Primária Y? o artigo tem como objectivo principal mencionar as implicações dos ritos de iniciação associadas à desistência da rapariga da Escola Primária Y. Para operacionalizaçao do objetivo em referência, a investigação foi desenvolvida recorrendo a uma metodologia do tipo qualitativo, de caráter descritivo, orientando-se no paradigma interpretativo, baseado na modalidade de estudo de caso. Não obstante, usamos a seguinte técnica de recolha de dados: entrevista semiestruturada. Concluímos que, em relação às implicações dos ritos de iniciação associadas à desistência da rapariga na Escola Primária Y, registrou-se o casamento prematuro, gravidez indesejada resultando em complicações no parto devido à precocidade de idade e culminando com lacerações do canal vaginal, fístula, cesariana e, em casos grave, morte materna. Fato que constitui uma perda irreparável para a família, sociedade e a escola visto que agrava a desistência das raparigas nas escolas.

***

 

N’lakihero: (Elomwe) Mwaha wa assinahano  anahiya ohussera  n’nthowa  na olakiwa  echu  enakachamiha vatokovene, onaphwanela  n’nto wupuweleliwa phama nassitokwene a nikhuru  n’ntokwene namahussero, shasha makhuru ohussera a ipoma imohamoha sa elapo ya Moçambique. N’nto olakiwa, ikano somakholoni inamuhussiha muchu makhalelo awechela mokhalani mwawe. N’nthowa nayeyo muhussero ola nichan’nahu “Makachamiho anam’mphachuwela nahano onahiya ohussera n’nthowa na ikano onahusseraiye alakiwaka: Eneneryo ya vascola primária Y yawana Gurué”, okhwelaka wakhula yokoha ela: Tiheni enam’mphachuwela nahano onahiya ohussera  n’nthowa na ikano onahusseraiye alakiwaka vascola primaria Y? Muhussero ola onakhwela woneiha makachamiho olakiwa olikanhihiwaka ni mwaha wassinahano ohiya ohussera vascola Primária Y. Wi ophulihiwe muhussero ola, weriwe  mukohakoho, otaphuleliwa yele  yoniwe echarihiwaka mahussero matokwene. N’nlikanyihaka  mwaha wolakiwa  ni ohiya ohussera wa assinahano  vascola  Primária Y, niphwan’nyevo wi,  akhala assinahano atheliwe eyen’nve, erupala ehichun’ne, emalela nimakachamiho woyarani, ananyoko aya yahuwa, nari echuphuwa ekumanela nin’nthumu, ethaliwa irukulu eyaraka, m’mpaka okhwa. Echu enayeleliha amossi, n’nloko niscola wacheraka mwaha wassinahano anachawa muscola.  

Biografia do Autor

Inácia Helena Langacitela Mungomane, Universidade Católica de Moçambique

Doutoranda em Inovação Educativa, pela Universidade Católica de Moçambique- Faculdade de Educação e Comunicação.

Adérito Gomes Barbosa, Universidade Católica de Lisboa-Portugal

Doutorado em Teologia Pastoral na Universidade Pontifícia de Salamanca, sobre a nova evangelização e os jovens, assim como Doutorado em Ciências da Educação no Instituto da Educação da Universidade Católica de Lisboa

Referências

Afonso, N. (2005). Investigação naturalista em educação: um guia prático e crítico. Porto: ASA Editores.

Amado, J. (2017). Manual de investigação qualitativa em educação. 3.ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Baraldi, A. C. P.; Daud, Z. P.; Almeida, A. M.; Gomes, F. A.; Nakano, A. M. S. (2007). Gravidez na adolescência: estudo comparativo das usuárias das maternidades públicas e privadas. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, vol.15, p.799-805.

Binze, A. D. (2022). Práticas culturais e escolarização de mulheres em Moçambique: um caminho para ressignificação dos ritos de Iniciação. Universidade de São Paulo, São Paulo.

Bogdan, R.; Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.

Bourdieu, P. (2002). A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand.

Camargo, C. A. C. M., Camargo, M. A. F., de Oliveira, J. A. & de Paulo, B. R. (2020). O olhar de adolescentes grávidas no ritual de passagem menina-mãe. Revista Thema, vol.17, nº1, p. 74-94.

Chiziane, P. (2012). Niketche: Uma história da poligamia. 7.ed. Lisboa: Editorial caminho.

Cisne, M. (2015). Gênero, divisão sexual do trabalho e serviço social. 2.ed. São Paulo: Outras expressões.

Fórum Mulher. SADC WDSSA, (2006). Para além das desigualdades: a mulher em Moçambique. Maputo: Autores.

Gil, A. C. (2007). Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas.

Lakatos, E. M.; Marconi. M. A. (2019). Metodologia Científica. 7.ed. São Paulo: Atlas.

Matsinhe, C. et al. (2010) Pesquisa etnográfica: Práticas culturais e comunitárias de promoção de saúde sexual e reprodutiva, Nampula, Sofala, Inhambane. Maputo.

Osório, C.; Silva, T. (2008). Buscando sentidos: género e sexualidade entre jovens estudantes do ensino secundário em Moçambique. Maputo: WLSA Moçambique.

Pereira. E. (1998). Mitos, feitiços e gente de Moçambique. Lisboa: Caminhos.

Silva, E. A.; Carvalho, M, J. (2009). Educação e desigualdade de género: quando a tradição cultural é factor de exclusão. Braga: Actas Editora.

Taborda, J. A., Silva, F. C., Ulbricht, L. & Neves, E. B. (2014). Consequência da gravidez na adolescência para as meninas considerando-se as diferenças socioeconômicas entre elas. Cadernos de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, vol.22, nº1, p.16-24.

Yin, R. (2010). Estado de caso: planeamento e métodos. 4.ed. São Paulo: Bookman.

Downloads

Publicado

03-10-2022

Como Citar

Mungomane, I. H. L., & Barbosa, A. G. (2022). 21.As implicações da desistência escolar da rapariga a partir dos valores educativos dos ritos de iniciação: caso escola primária, distrito de Gurué: Makachamiho anam’mphachuwela nahano ahiya ohussera n’nthowa na ikano onahusseraiye alakiwaka: Eneneryo ya vascola Primaria Y yawana Gurue. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 2(Especial I), 383–397. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1019