Afinal, o que é Língua Brasileira de Sinais? Aspectos teóricos e introdutórios

Autores

  • Everton Pereira da Silva Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Palavras-chave:

Libras, Ensino, Decreto, Surdo

Resumo

A Libras é uma língua natural, visual-espacial, materna para comunidade surda que utiliza na sua comunicação os sinais. É uma língua com estrutura gramatical própria, autônoma, com uma cultura própria falada no Brasil. Por essa razão, a Libras é um poderoso símbolo de identidade para surdos, em parte por causa da luta para encontrar sua identidade em um mundo ouvinte que tradicionalmente tem desprezado sua língua e negado a sua cultura (PEREIRA, 2011, p.35). O ensino-aprendizagem da Libras é recente (Lei Federal 5.626/2005) porque a comunidade surda foi sempre excluída, desprezada e impedida de progredir social, econômico, político e intelectualmente pela sociedade. Esta exclusão do surdo é quase mundial, havendo necessidade de desenvolvimento de ‘políticas públicas e linguísticas’ (TIMBANE & VICENTE, 2019) que atinjam o surdo. A Libras, sendo uma língua natural apresenta um sistema linguístico coeso que permite a comunicação plena, embora os falantes sejam excluídos e compreendidos como deficientes (QUADROS & KARNOPP, 2004). Foi a partir da Lei Federal nº10.436/2002 que o Brasil tomou consciência do ensino, difusão e valorização desta língua. Os brasileiros resistem na implementação da Lei Federal nº 10.436/2002 de tal forma que foi necessário que cada Município crie uma lei local para pressionar a implementação da Lei Federal. O município de São Francisco de Conde criou a Lei Municipal n.540/2018 para que se cumpra a Lei Federal. Essa lei visa impulsionar o cumprimento dos preceitos da Lei Federal, porque em muitos momentos, as leis ficam no papel sem que haja o cumprimento nem a supervisão do cumprimento.

LINK DO VIDEO -  LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS): https://www.youtube.com/watch?v=2Y4c8bl-n9w

Biografia do Autor

Everton Pereira da Silva, Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Possui graduação em Administração Pela Faculdade Regional De Filosofia Ciências E Letras De Candeias - BA (2010). Sem comprovação de experiência na área de Administração, com ênfase em Administração.Possui especialização em LIBRAS - Língua Brasileira De Sinais pela UNINTER/FACINTER - BA (2012). Possui experiência na área de Libras. Cursando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa na Universidade de Integração internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. É membro do Grupo de pesquisa África-Brasil: Produção de Conhecimento, Sociedade Civil, Desenvolvimento e Cidadania Global. Foi  professor voluntário no Curso de Introdução à Libras e sua cultura coordenado pelo Prof. Doutor Alexandre António Timbane.

Referências

SILVA, Everton Pereira da. Afinal, o que é Língua Brasileira de Sinais? Aspectos teóricos e introdutórios. Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras. São Francisco do Conde (BA), v.1, nº 2, p.518-519, jun./dez. 2021.(vídeo 32’34’’)

Downloads

Publicado

01-10-2021

Como Citar

da Silva, E. P. . (2021). Afinal, o que é Língua Brasileira de Sinais? Aspectos teóricos e introdutórios. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 1(2), 518–519. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/789