O alfabeto da Língua Brasileira de Sinais (Libras): uma introdução

Autores

  • Everton Pereira da Silva Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Palavras-chave:

Libras, Ensino, alfabeto, Surdo

Resumo

Ensinar e divulgar a Libras e sua cultura é proporcionar a inclusão (BRASIL, Lei Federal n. 5.626/2005), é ser humanista e é, sem sombra de dúvidas, imergir num mundo cultural bem diferente. Se conhecemos o outro, então fica fácil lidar com ele e compreendê-lo de forma plena. A motivação para a presente pesquisa se prende com o fato de que a Libras é a língua oficial da Cidade de São Francisco do Conde (BA), segundo Lei Municipal nº 540/2018. Sendo oficial, é importante que a Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), a sociedade civil sanfranciscana apoiem essa política para que cada vez mais possamos contribuir para a melhoria da sociabilidade no município. Aprender uma língua é ao mesmo tempo aprender a cultura de um povo (CAMARA JR., 1955), então o ensino constitui um momento de aprendizagem da cultura surda que ainda é pouco conhecida e compreendida pela sociedade. A Libras, segundo Carmozine e Noronha (2012), recebeu a primeira consideração por meio da Declaração Universal de Direitos Linguísticos (1996), tendo em 2002, o Brasil ter promulgado a Lei nº 10.436, Lei que reconheceu a Libras como a Língua Oficial do Brasil. Essa decisão é da política linguística e o ensino que está decorrendo nas escolas municipais está no âmbito do planejamento.

LINK DO VIDEO NA LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS): https://www.youtube.com/watch?v=H32JXy-eLHU

Biografia do Autor

Everton Pereira da Silva, Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Possui graduação em Administração Pela Faculdade Regional De Filosofia Ciências E Letras De Candeias - BA (2010). Sem comprovação de experiência na área de Administração, com ênfase em Administração.Possui especialização em LIBRAS - Língua Brasileira De Sinais pela UNINTER/FACINTER - BA (2012). Possui experiência na área de Libras. Cursando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa na Universidade de Integração internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. É membro do Grupo de pesquisa África-Brasil: Produção de Conhecimento, Sociedade Civil, Desenvolvimento e Cidadania Global. Foi  professor voluntário no Curso de Introdução à Libras e sua cultura coordenado pelo Prof. Doutor Alexandre António Timbane.

Referências

SILVA, Everton Pereira da. O alfabeto da Língua Brasileira de Sinais (Libras): uma introdução. Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras. São Francisco do Conde (BA), v.1, nº 2, p.520-521, jun./dez. 2021. (Video:39’15’’)

Downloads

Publicado

01-10-2021

Como Citar

da Silva, E. P. . (2021). O alfabeto da Língua Brasileira de Sinais (Libras): uma introdução. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 1(2), 520–521. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/788