Afrocenticidade, currículo e identidade cultural no ensino secundário: um estudo de caso em São Tomé E Príncipe, 2010-2020
afroxentxisidadi, kurikulu na identxidadi kulturali na inxino sukundario: na estudu un ã na kasu di santomé k’ie di pinxipi
Mots-clés :
Educação, Curriculo, Cultura, Indetidade, afrocentricidadeRésumé
O presente artigo propõe uma análise crítica sobre o currículo do componente de História. Para estes fins, pretende-se fazer uma análise sobre a identidade cultural, no sistema de ensino secundário entre 2010 e 2020 a partir da epistemologia da Afrocentricidade. Além disso, refletir sobre educação Afrocentrada e a necessidade de inclusão dos conteúdos africanos nos livros didáticos e pragmatizados em sala de aula. Sendo assim, partiremos da seguinte pergunta: uma educação afrocentrada em São Tomé e Príncipe contribuirá para a construção e a valorização da identidade cultural do povo santomense? Do ponto de vista metodológico este trabalho pauta pela abordagem qualitativa, privilegiando a análise bibliográfica, como, livros, monografias, e artigos partindo de referências como Benedito (2016), Cardoso (2020), Melo (2020), Candau (2008), Diop (1991), Silva (2016), Nascimento (2008), Tavares (2020), Asante (2009), entre outros. Este trabalho é relevante para pensar problema geracional e racial que atravessam o sistema educacional santomense e com seus impactos em diversas dimensões como política, económicas, social, epistemológica, entre outras. Ademais, pensamos que este trabalho poderá servir como aporte científico, para pesquisas futuras em educação em São Tomé e Príncipe, considerando os caminhos epistemológicos que propõe uma nova narrativa epistêmica e projeto pedagógico compromissado com a construção da consciência histórica e a libertação das mentes.
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Pesente atigo ka propo analigi un ã kritxika na kurikulu di sua na sugundo xikulu di tisero anu na patxi konheximentu di Afroxentxidadi. Po ine dixizan sê a ka petendê fezê analigi kritxika na identxidadi kuturali na sistema di enxinu na 2010- 2020 (dosú mili dexi a dosú mili vintxi) na patxi di konheximentu di Afroxentxidadi. Na vizanda sé atê ki refletxi na edukasan afrocentrada i nesexidadi di inklusan na kontxidu lokali i africanos na livu didatxiku i debatxidu na sala di aula. Na vizanda sé kapatxi a ka punta: Edukasan un ã afrocentrada na santomé K’ie a kontxibui na peservasan i na valorizasan identxidadi kuturali di povo Santomé K’ie? Na visan metodologiku xivisu sê ka pauta na abodagi qualitatxiva peve ka previligia analigi bibliográfica mo, livu, monogafia, atigo patxi na referexia mo: Benedito (2016), Cardoso(2020), -Melo (2020), Candau (2008), Diop (1991), Silva (2016), Nascimento (2008), Tavares (2020), Asante (2009). Xivisu sê sa relevantxi pa no tê xintidu di poblema gerasionaly ki rasialy ki sa pasa nu dentu edukasionaly di santomenxy ki sê inpatu na montxy dimensan mody politxica,ekonomika ,sosialy,epistemologicaly , ki ôtô kuanwa .Ate ki no ka pensa ki xivisu sê sa we xivi mody póóto xientifiku ,pa buka futuru na edukasan na santo me k ie ,na pasu epistemologiku ki ka da txy vida nova ,naratxiva epistêmika ki pojetu pedagojiku zuntadu ki kostrusan ki kuxense na kontu ki libertasan ki kabese.
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